ERA UMA VEZ, NUM REINO MUITO DISTANTE, UM LUGAR ENCANTADO CHAMADO VALE DOS ROSAIS. LÁ, FLORESCIAM MILHARES DE FLORES, COLORINDO AS COLINAS E ENCHENDO O AR COM PERFUMES SUAVES. NO CENTRO DESSE REINO, HAVIA UM IMENSO CASTELO BRANCO, COM TORRES QUE TOCAVAM O CÉU E JANELAS ENFEITADAS COM CORTINAS DE CETIM COR-DE-ROSA. ERA LÁ QUE VIVIA O REI AURÉLIO E SUA ÚNICA FILHA, A PRINCESA ISABELA.
ISABELA NÃO ERA COMO OUTRAS PRINCESAS. ELA NÃO PASSAVA O DIA INTEIRO EM FESTAS OU TRICOTANDO RENDAS DELICADAS. EMBORA FOSSE GENTIL E AMÁVEL, TINHA UM ESPÍRITO CURIOSO E UM CORAÇÃO CHEIO DE SONHOS. O REI AURÉLIO ADORAVA SUA FILHA MAIS DO QUE QUALQUER COISA NO MUNDO. ELE COSTUMAVA DIZER:
— ISABELA, VOCÊ É A LUZ DESTE REINO. MAS, MINHA PEQUENA, UM DIA SERÁ SUA VEZ DE REINAR, E PRECISARÁ ESTAR PRONTA PARA CUIDAR DO NOSSO POVO.
ISABELA OUVIA AS PALAVRAS DO PAI COM ATENÇÃO, MAS O QUE REALMENTE A ENCANTAVA ERAM AS HISTÓRIAS DO REINO. ELA PASSAVA HORAS NA BIBLIOTECA DO CASTELO, MERGULHADA NOS LIVROS QUE FALAVAM SOBRE AS FLORESTAS MÁGICAS, OS RIOS CINTILANTES E OS PEQUENOS VILAREJOS CHEIOS DE PESSOAS QUE TRABALHAVAM DURO TODOS OS DIAS.
UM DIA, ENQUANTO CAMINHAVA PELO JARDIM, ISABELA VIU ALGO BRILHANDO ENTRE AS FLORES. ERA UM PASSARINHO DOURADO, COM PENAS QUE RELUZIAM COMO RAIOS DE SOL. ELE PARECIA AFLITO, PRESO EM UM GALHO. COM DELICADEZA, ISABELA O LIBERTOU. O PASSARINHO VOOU PARA O ALTO, MAS LOGO VOLTOU, POUSANDO NO OMBRO DELA.
— OBRIGADO, PRINCESA — DISSE ELE, COM UMA VOZ FINA COMO O VENTO. — SOU UM MENSAGEIRO DO VALE DOS SONHOS. VOCÊ ME SALVOU, E AGORA QUERO RETRIBUIR. SE PRECISAR DE AJUDA, BASTA CHAMAR.
ISABELA FICOU ENCANTADA, MAS NÃO SABIA BEM O QUE PEDIR. APENAS SORRIU E AGRADECEU.
NAQUELA MESMA NOITE, O REI AURÉLIO CHAMOU ISABELA À SALA DO TRONO.
— FILHA, CHEGOU A HORA DE CONHECER MELHOR O NOSSO POVO. QUERO QUE VOCÊ VISITE OS VILAREJOS E VEJA COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS COMO VIVEM OS NOSSOS SÚDITOS.
A PRINCESA FICOU ANIMADA E NERVOSA AO MESMO TEMPO. NO DIA SEGUINTE, VESTIU SEU VESTIDO MAIS SIMPLES E SAIU ACOMPANHADA APENAS DE SEU CAVALO BRANCO, LUNA. À MEDIDA QUE CAVALGAVA PELOS CAMPOS, ISABELA PERCEBEU COMO O REINO ERA AINDA MAIS BONITO DO QUE NOS LIVROS. MAS TAMBÉM VIU ALGO QUE A DEIXOU PENSATIVA: ENQUANTO O CASTELO ERA CHEIO DE LUXO, MUITAS PESSOAS NOS VILAREJOS VIVIAM COM POUCO.
ELA DECIDIU PARAR EM UMA CASA ONDE MORAVA UMA MULHER COM TRÊS FILHOS PEQUENOS. APESAR DE SIMPLES, A CASA ESTAVA CHEIA DE AMOR E RISADAS. ISABELA AJUDOU A MÃE A AMASSAR O PÃO, BRINCOU COM AS CRIANÇAS E OUVIU SUAS HISTÓRIAS. QUANDO ESTAVA PRESTES A PARTIR, A MULHER DISSE:
— PRINCESA, ÀS VEZES, O MAIS IMPORTANTE QUE UM GOVERNANTE PODE FAZER É OUVIR.
ESSAS PALAVRAS FICARAM GRAVADAS NO CORAÇÃO DE ISABELA.
NA VOLTA AO CASTELO, ELA ENCONTROU O PASSARINHO DOURADO ESPERANDO EM SUA JANELA.
— ESTÁ TRISTE, PRINCESA? — PERGUNTOU ELE.
— NÃO TRISTE, MAS PENSATIVA — RESPONDEU ISABELA. — QUERO FAZER MAIS PELO MEU POVO, MAS NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR.
O PASSARINHO PENSOU POR UM MOMENTO E DISSE:
— VOCÊ JÁ COMEÇOU, PRINCESA. ESCUTOU SUAS HISTÓRIAS. AGORA, USE O AMOR E A SABEDORIA DO SEU CORAÇÃO PARA GUIÁ-LOS.
E ASSIM, ISABELA COMEÇOU A TRANSFORMAR O REINO. CRIOU JARDINS COMUNITÁRIOS PARA QUE TODOS PUDESSEM PLANTAR E COLHER. ORGANIZOU REUNIÕES PARA OUVIR AS NECESSIDADES DO POVO. E, TODOS OS DIAS, SAÍA PARA VISITAR OS VILAREJOS, SEMPRE COM LUNA E, ÀS VEZES, COM O PASSARINHO DOURADO AO SEU LADO.
COM O TEMPO, ISABELA FICOU CONHECIDA COMO "A PRINCESA DO REI", POIS ERA NÃO APENAS FILHA DE AURÉLIO, MAS TAMBÉM UMA VERDADEIRA LÍDER, QUE TRAZIA LUZ E ESPERANÇA A TODOS. QUANDO FINALMENTE CHEGOU A HORA DE SE TORNAR RAINHA, O POVO CELEBROU COM DANÇAS E MÚSICAS QUE ECOARAM POR TODO O VALE DOS ROSAIS.
E ASSIM, COM UM CORAÇÃO CHEIO DE BONDADE E CORAGEM, ISABELA REINOU, MOSTRANDO QUE O AMOR E A ESCUTA SÃO OS MAIORES TESOUROS DE UM REINO.