Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
15/10/2024 16h34
Homenagem aos professores de todos os países deste mundo

 

A PROFESSORA QUE VIROU UM ROBÔ

ERA UMA VEZ UMA PROFESSORA MUITO QUERIDA PELOS ALUNOS DA ESCOLA ONDE ELA DAVA AULAS DE FÍSICA E QUÍMICA. LILIANA MARIA AMAVA ENSINAR.
ELA, APESAR DE SER MUITO JOVEM, TINHA FACILIDADE PARA EXPLICAR OS CONTEÚDOS A SEREM ABORDADOS DURANTE AS SUAS AULAS. ELA EXPLICAVA E A MAIORIA DOS ALUNOS ENTENDIA A MATÉRIA SEM GRANDES PROBLEMAS.
PARA OS SEUS COLEGAS DE MAGISTÉRIO E PARA OS SEUS ALUNOS, ELA ERA UMA CRIATURA PERFEITA, POIS, TINHA COMPLETO DOMÍNIO E UM GRANDE CONHECIMENTO EM FÍSICA E QUÍMICA.
A PROFESSORA LILIANA MARIA ERA UM SER INCRÍVEL. ELA ERA CONSIDERADA MEIO HUMANA E MEIO MÁGICA, POIS, ELA TINHA UMA CAPACIDADE DE PEGAR UM TEMA DE POUCO INTERESSE DENTRO DA FÍSICA E DA QUÍMICA E TRANSFORMAVA NUMA AULA EM QUE OS SEUS ALUNOS FICASSEM INTERESSADOS NAQUELE TEMA ATÉ O FINAL DA AULA.
E ISSO NOS DIAS ATUAIS NÃO ERA FÁCIL, POIS, A SUA ESCOLA ERA CARENTE DE MATERIAIS, RECURSOS E ATÉ MESMO A FALTA DE ESTRUTURA PARA QUE ELA PUDESSE REALIZAR SUAS EXPERIÊNCIAS NO LABORATÓRIO.
A PROFESSORA LILIANA MARIA ENFRENTAVA COM MUITA GARRA E DEDICAÇÃO TODOS OS PROBLEMAS DIÁRIOS QUE A ESCOLA LHE APRESENTAVA.
MAS, MESMO COM TODO O AVANÇO DA TECNOLOGIA, A PROFESSORA LILIANA CONTINUAVA NASCENDO A CADA DIA PARA APRENDER E COM ISSO ELA AINDA MUITO JOVEM IA CRESCENDO TANTO COMO PESSOA E TAMBÉM COMO PROFESSORA.
ELA CONTINUAVA FIRME NA SUA MISSÃO DE SOMAR CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS, APRENDENDO A ENSINAR E NOVAMENTE A TRANSMITIR TUDO O QUE ELA HAVIA APRENDIDO AO LONGO DOS ANOS, MESMO ESTANDO DECEPCIONADA COM A ATUAL SITUAÇÃO DAS ESCOLAS. ELA NUNCA QUIS SER RECONHECIDA COMO A PROFESSORA NOTA DEZ E SIM EM ENSINAR E FORMAR PESSOAS DE BEM.
MAS, COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA E COM A CHEGADA DOS CELULARES, NOTEBOOKS, A PROFESSORA SE SENTIU ENFRAQUECIDA, POIS, ELA TINHA QUE LUTAR BRAVAMENTE COMO UMA LEOA CONTRA UM PROFESSOR PODEROSO CHAMADO SENHOR GOOGLE QUE COM APENAS UM TOQUE ENTREGAVA TUDO DE BANDEJA PARA QUE O ALUNO APENAS COLASSE NUM EDITOR DE TEXTO E NEM TIVESSE O TRABALHO DE COPIAR O CONTEÚDO DA LOUSA.
ISSO FAZIA COM QUE A PROFESSORA FICASSE PARALISADA, POIS, ELA ESTAVA CANSADA. OS ALUNOS FICAVAM GRUDADOS O TEMPO TODO NOS CELULARES DURANTE AS SUAS AULAS.
ENTÃO, UM DIA, A PROFESSORA LILIANA MARIA DECIDIU FAZER UMA AULA PRÁTICA COM EXPERIÊNCIAS QUÍMICAS PARA FAZER OS SEUS ALUNOS VOLTAREM A TER INTERESSE NAS SUAS AULAS E PARAR COM ESSE DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA QUE ESTAVA PARALISANDO O CÉREBRO DELES.
SÓ QUE NA HORA EM QUE ELA FOI FAZER A DEMONSTRAÇÃO DA EXPERIÊNCIA ALGUNS ELEMENTOS QUE ESTAVAM DENTRO DO TUBO DE ENSAIO COMEÇARAM A BORBULHAR E LOGO EM SEGUIDA HOUVE UMA GRANDE EXPLOSÃO E O LABORATÓRIO FOI TOMADO POR UMA GRANDE NUVEM DE FUMAÇA.
NESSE MOMENTO, HOUVE UM GRANDE SILÊNCIO POR PARTE DOS ALUNOS QUE ESTAVAM DE OLHOS ARREGALADOS COM O QUE VIRAM NAQUELE LABORATÓRIO.
RAIOS E MAIS RAIOS ERAM DISPARADOS NA DIREÇÃO DA PROFESSORA LILIANA MARIA E EM POUCOS MINUTOS, ELA FOI ENCOLHENDO E AUMENTANDO DE TAMANHO AO MESMO TEMPO ATÉ QUE SE TRANSFORMOU NUM ROBÔ E IMEDIATAMENTE FOI ENCOBERTA PELA NUVEM DE FUMAÇA E FOI TRANSPORTADA PARA O ANO DE 3019.
QUANDO A PROFESSORA QUE VIROU ROBÔ ATERRISSOU NO ANO DE 3019, ELA AINDA ESTAVA SOB O EFEITO DA EXPLOSÃO, MAS, ELA RECONHECEU AQUELE LUGAR, POIS, ERA A MESMA ESCOLA EM QUE TRABALHAVA.
ELA LEVANTOU SACUDIU A POEIRA E LEVOU UM GRANDE SUSTO QUANDO ENTROU NA SALA DOS PROFESSORES E SE VIU NO ESPELHO.
- ESSA NÃO! O QUE FIZERAM COMIGO! EU ESTOU COMPLETAMENTE ROBOTIZADA!
SEU COLEGA QUE ESTAVA TOMANDO UM CAFEZINHO DISSE:
- AGORA VOCÊ É UM ROBÔ! ALIÁS, NÓS SOMOS.
- E COMO ISSO ACONTECEU, PERGUNTOU A ASSUSTADA PROFESSORA ROBOTIZADA.
ENTÃO, O COLEGA ROBÔ, DISSE:
- NÓS VIRAMOS SERES ROBOTIZADOS PORQUE COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA, FOI EXCLUINDO TODOS OS SERES HUMANOS DO TRABALHO. O ENSINO PASSOU A SER MUITO MAIS INTERESSANTE COM A CHEGADA DOS PROFESSORES ROBÔS, POIS, OS ALUNOS ASSISTEM ÀS AULAS NA CASA DELES.
- É MINHA CARÍSSIMA PROFESSORA, PASSAMOS ANOS ESTUDANDO PARA CEM ANOS DEPOIS VIRARMOS UM COMPUTADOR EM FORMA DE GENTE, IMPLANTANDO CHIPS COM INFORMAÇÕES INSTANTÂNEAS E AINDA SOMOS PROGRAMADOS A FALAR SÓ O QUE QUEREM QUE A GENTE FALE. ENTÃO A PROFESSORA DISSE:
PARECE QUE ESTAMOS PARTICIPANDO DO DESENHO OS JETSONS EM QUE ELES JÁ TINHAM CARROS VOADORES, VIAGENS PARA A LUA, CONVERSA POR VÍDEO, CLONAGEM E MUITAS OUTRAS COISAS MAIS.
E PENSAR QUE EU PASSAVA MUITAS NOITES SEM DORMIR, ELABORANDO OU CORRIGINDO PROVAS, ATUALIZANDO OS DIÁRIOS DE CLASSES E PREPARANDO AS AULAS DO DIA SEGUINTE.
PELO MENOS NOSSO SALÁRIO MELHOROU AGORA QUE VIRAMOS ROBÔS DE SISTEMA AVANÇADO?
O COLEGA AO LADO DEU UMA SONORA GARGALHADA E DISSE:
- NÃO.  A NOSSA SITUAÇÃO PIOROU AINDA MAIS. AGORA NEM SALÁRIO RECEBEMOS, POIS QUANDO FALHAMOS, SOMOS DEIXADOS DE LADO E SOMOS SUBSTITUÍDOS POR ROBÔS NOVOS.
NISSO, A PROFESSORA LILIANA MARIA DISSE!
- É UM PESADELO SÓ PODE SER!
NESSE MOMENTO, OS ALUNOS ESTÃO FAZENDO COM QUE A PROFESSORA LILIANA MARIA ACORDE DO SONO PROFUNDO EM QUE SE ENCONTRA DESSE A EXPLOSÃO NO LABORATÓRIO.
- ACORDA PROFESSORA LILIANA!  TUDO NÃO PASSOU DE UM SONHO RUIM! A SENHORA NÃO ESTÁ NO FUTURO! HOJE É 15 DE OUTUBRO DE 2019. BEM-VINDA DE VOLTA AO PRESENTE !
ENTÃO, TODOS OS SEUS ALUNOS LHE DERAM UM LONGO ABRAÇO  E GRITARAM TODOS AO MESMO TEMPO, FELIZ DIA DOS PROFESSORES, MESTRA LILIANA!

 

O PROFESSOR MACHADO

MAIS UM ANO ESTÁ COMEÇANDO NA ESCOLA DA FLORESTA VIVA. ESTA ESCOLA É CONHECIDA TAMBÉM COMO A ESCOLA DA INTELIGÊNCIA. A ESCOLA FICA BEM NO CORAÇÃO DA FLORESTA. ELA TEM O NOME DE FLORESTA VIVA PELO FATO DE QUE AS MADEIRAS QUE NELA SE ENCONTRAM TEM O DOM DE FALAR E DE PENSAR, POIS, NO MUNDO DOS CONTOS DE FADA TUDO SE TORNA POSSÍVEL E REAL. É O PRIMEIRO DIA DE AULA E AS CRIANÇAS ESTÃO CHEGANDO PARA CONHECER OS SEUS PROFESSORES E SEUS NOVOS COLEGUINHAS. AS MADEIRINHAS CHEGAM NA ESCOLA ACOMPANHADAS DOS SEUS PAIS ATÉ A PORTA DA SALA DE AULA. O SENHOR CARVALHO SE DESPEDE DE SEU FILHO. O PEQUENO DÁ UM BEIJO NO PAI E LOGO EM SEGUIDA ENTRA NA SALA JÁ COM A AULA EM ANDAMENTO. A AULA É DE MATEMÁTICA E O PROFESSOR É O SENHOR MACHADO QUE ESTÁ A TODO O VAPOR ENSINANDO COMO SE FAZ CONTAS DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO E DANDO AS EXPLICAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UM BOM ENTENDIMENTO POR PARTE DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. QUANDO O PROFESSOR ESTÁ EXPLICANDO AS LIÇÕES DO DIA, O SILÊNCIO É TOTAL NA SALA, POIS, AS MADEIRINHAS SABEM MUITO BEM QUE O PROFESSOR MACHADO NÃO GOSTA DE SER INTERROMPIDO POR ATOS DE INDISCIPLINA E MUITO MENOS QUE OS ALUNOS CONVERSEM DURANTE AS SUAS EXPLICAÇÕES. O PROFESSOR MACHADO É MUITO EXIGENTE E AO MESMO TEMPO MUITO PACIENTE.ELE TERMINA SUAS EXPLICAÇÕES E EM SEGUIDAS COLOCA NA LOUSA ALGUNS EXERCÍCIOS PARA OS ALUNOS RESOLVEREM ENQUANTO FAZ A CHAMADA. DEPOIS, ELA AGUARDA OS ALUNOS TERMINAREM DE FAZER OS EXERCÍCIOS. DEPOIS QUE TODOS TERMINARAM, O VELHO PROFESSOR MACHADO COMEÇA A CHAMAR UM A UM PARA IR A LOUSA PARA RESOLVEREM OS EXERCÍCIOS E VERIFICAR SE ELES ENTENDERAM MESMO A MATÉRIA DADA.
-  VENHA AO QUADRO SENHORITA CEREJEIRA, ENTÃO A PEQUENA CEREJEIRA SE LEVANTOU E SE DIRIGIU AO QUADRO E O PROFESSOR MACHADO PERGUNTOU A ELA.
- QUANTO É 34 +12?
E ELA TODA TIMIDA RESPONDEU AO PROFESSOR:
- QUARENTA E SEIS
-  E O SÁBIO MACHADO RESPONDEU:
- MUITO BEM. VEJO QUE VOCÊ PRESTOU BASTANTE ATENÇÃO NAS MINHAS EXPLICAÇÕES, PORTANTO GANHARÁ UM PONTO A MAIS NA MÉDIA NO FINAL DO BIMESTRE.
A CEREJEIRINHA VOLTOU PARA O SEU LUGAR COM UM BELO SORRISO DE SATISFAÇÃO E FELICIDADE.
O PRÓXIMO A IR AO QUADRO FOI O IPÊZINHO QUE JÁ ERA MUITO CONHECIDO NA ESCOLA VIVA, POIS, JÁ HAVIA SIDO REPROVADO VÁRIAS VEZES. ELE ERA UMA MADEIRINHA DA PÁ VIRADA, POIS, SÓ QUERIA FAZER BRINCADEIRAS BOBAS COM OS COLEGUINHAS AO INVÉS DE SE CONCENTRAR NOS ESTUDOS.
- VAMOS VER SE ESSE ANO, VOCÊ CONSEGUE PASSAR PARA A PRÓXIMA SÉRIE E LEVE MAIS A SÉRIO SUA VIDA ESCOLAR MEU JOVEM.
E LÁ FOI O IPEZINHO QUE MASTIGAVA UM CHICLETE SEM SE IMPORTAR QUE ESTAVA NUM SALA DE AULA.
- QUANTO É 45 +45?
- O BAGUNCEIRO IPÊ QUE NUNCA PRESTAVA ATENÇÃO NAS AULAS DO BOM PROFESSOR MACHADO, COMEÇOU A SUAR FRIO E A GAGUEJAR E DEPOIS DE TANTO QUEIMAR A CABEÇA DE TANTO PENSAR RESPONDEU SEM TER CERTEZA ABSOLUTA DA RESPOSTA.
- OITENTA
 E O PROFESSOR MACHADO COM CARA DE POUCOS AMIGOS E A EXPRESSÃO SÉRIA E FECHADO NO ROSTO DISSE:
- VOCÊ NÃO SE EMENDA MESMO RAPAZINHO! ATÉ QUANDO VAI FICAR NO MUNDO DA LUA? DAQUI A POUCO TODOS OS SEUS COLEGAS ESTARÃO FORMADOS E VOCÊ VAI CONTINUAR AQUI NA MESMA SÉRIE, FAZENDO PIADAS E APEONTANDO MUITAS CONFUSÕES COM SUAS BRINCADEIRINHAS SEM GRAÇA.  EU DIGO ISSO, PORQUE SÓ QUERO O SEU BEM, POIS QUE NÃO SE CONCENTRO NOS ESTUDOS TERÁ POUCAS COISAS NA VIDA FORA DOS BANCOS ESCOLARES.
ENTÃO, DEPOIS DO SERMÃO QUE LEVOU DO EXIGENTE MACHADÃO, O IPEZINHO TODO VERMELHINHO DE VERGONHA, VIROU-SE PARA VOLTAR AO SEU LUGAR MEXENDO COM OS OMBROS, SINALIZANDO QUE NÃO ESTAVA NEM AI COM ESSE SERMÃO, JOGOU O CHICLETE NO LIXO E SENTOU -SE NO SEU LUGAR NOVAMENTE. OS COLEGAS TIVERAM QUE ENGOLIR AS RISADINHAS, POIS, O VELHO PROFESSOR OLHOU PARA ELES COM UM OLHAR PENETRANTE DE REPROVAÇÃO TOTAL A REAÇÃO DE RISOS POR PARTE DOS ALUNOS. ENTÃO, O PROFESSOR COM MUITA PACIÊNCIA PERGUNTOU QUEM SABIA O RESULTADO DA SOMA EM QUESTÃO E PARA A FELICIDADE DO PROFESSOR VÁRIAS MADEIRINHAS LEVANTARAM AS MÃOS PARA  DAR A RESPOSTA CORRETA E DENTRE ELAS, O PROFESSOR MACHADO ESCOLHEU A MAIS JOVEM DA TURMA, UMA SUCUPIRINHA MUITO ESPERTA E INTERESSADA DE VERDADE EM APRENDER TODOS OS SEUS ENSINAMENTOS.
ENTÃO, A JOVEM SUCUPIRA FOI ATÉ O QUADRO E COLOCOU O NUMERO 90 COMO RESPOSTA CORETA DA SOMA E COMO ERA DE COSTUME GANHOU UM PONTO A MAIS NA MÉDIA. ASSIM, A AULA HAVIA TERMINADO NAQUELE DIA.
O ANO ESCOLAR SEGUIA NORMALMENTE ATÉ QUE UM FATO MUITO TRISTE ABALOU A ROTINA DA ESCOLA DA FLORESTA VIVA.  CERTA MANHÃ, QUANDO, AS MADEIRINHAS ENTRARAM NA SALA DE AULA, O PROFESSOR MACHADO NÃO ESTAVA LÁ E ISSO GEROU UM ZUM, ZUM, ZUM MUITO GRANDE. POIS, TODOS QUERIAM SABER O QUE ESTAVA ACONTECENDO COM O PROFESSOR MACHADO, POIS, ELE RARAMENTE FALTAVA.
DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS, ENTROU A PROFESSORA ROCHA, QUE SERIA A PROFESSORIA QUE IRIA SUBSTITUIR O PROFESSOR MACHADO DURANTE ALGUNS DIAS. AS MADEIRINHAS QUE ESTAVAM INQUIETAS COM A AUSÊNCIA DO QUERIDO PROFESSOR MACHADO FORAM LOGO PERGUNTANDO O POR QUÊ DA AUSÊNCIA DELE NAQUELA MANHÃ. ENTÃO, A PROFESSORA ROCHA DISSE:
- EU VOU SUBSTITUIR O PROFESSOR MACHADO POR ALGUNS DIAS. POIS, ELE SOFREU UM ACIDENTE QUANDO VOLTAVA PARA CASA ONTEM. ELE FOI ATINGIDO POR UM BIGORNA E TEVE QUE SER INTERNADO. AS MADEIRINHAS FICARAM MUITO TRISTE, POIS. GOSTAVAM MUITO DO PROFESSOR MACHADO, APESAR DO SEU JEITÃO RANZINZA NA MAIORIA DAS VEZES. A INTERNAÇÃO REPENTINA DO SENHOR MACHADO PARECE TER DADO UM CHOQUE EM TODOS NA SALA QUE ATÉ O GRUPINHO DOS BAGUNCEIROS IPÊZINHO, CARVALHINHO, CEDRINHO E PINHOZINHO PASSARAM A RENDER MAIS PRESTANDO MAIS ATENÇÃO NAS AULAS E TENDO NOTAS MELHORES , POIS, DEPOIS DO ACIDENTE COM O VELHO MESTRE MACHADO, ELES PERCEBERAM QUE A VIDA É MUITO CURTA E QUE É APENAS UM SOPRO PARA SE DESPERDIÇAR COM BRINCADEIRAS BOBAS E COM DESRESPEITO AOS MAIS VELHOS. ELES TAMBÉM PASSARAM A TER UMA MELHOR CONVIVÊNCIA COM AS MENINAS DA SALA E COMEÇARAM A TRATÁ -LAS COM MUITO MAIS EDUCAÇÃO E RESPEITO DO QUE TRATAVAM ANTES. E COM RETRIBUIÇÃO AS MENINAS COLABORAVAM COM ELES FAZENDO LIÇÕES EM GRUPOS, POIS, ELAS ENTENDIAM QUE O PROFESSOR MACHADO FICARIA MUITO FELIZ COM A ATITUDE TOMADA POR ELAS. ENTÃO, A CEREJEIRINHA JUNTAMENTE COM A CURIPIXAZINHA, A SUCUPIRINHA E A JATOBÁZINHA COLOCARAM UM POUQUINHO DE JUÍZO NA CABECINHA DOS ALUNOS QUE ERAM CONSIDERADOS BAGUNCEIROS, BRIGUENTOS E INDISCIPLINADOS. ASSIM A CLASSE DO PROFESSOR MACHADO PASSOU A MELHOR SALA DA ESCOLA DA FLORESTA VIVA HONRANDO  O TÍTULO DE A ESCOLA DA INTELIGÊNCIA, QUANDO FALTAVA APENAS UMA SEMANA PARA TERMNAR O ANO ESCOLAR, O QUERIDO MESTRE MACHADO VOLTOU PARA A ESCOLA PARA A FELICIDADE DOS SEUS PUPILOS QUE ORGANIZARAM UM GRANDE FESTA PARA CELEBRAR O RETORNO DO MESTRE MACHADO A ESCOLA E PELA RETOMADA DAS AULAS SOB O COMANDO DELE. FORMATURA DA SALA , DA QUAL FOI O PROFESSOR, ELE FEZ QUESTÃO DE ENTREGAR TODOS OS DIPLOMAS, MAS, UM EM ESPECIAL, ELE ENTREGOU COM MUITA EMOÇÃO E CHEIO DE ESPERANÇA DE QUE COM TODOS OS PROBLEMAS QUE A EDUCAÇÃO VEM ENFRENTANDO, ELA JAMAIS MORRERÁ. ELE ENTREGOU COM MUITA ALEGRIA O CANUDO NAS MÃOS DO IPÊZINHO, OU MELHOR DIZENDO NOS GALHOS DELES E LHE DEU UM LONGO ABRAÇO NO ALUNO QUE MAIS LHE HAVIA DADO TRABALHO NOS ÚLTIMOS ANOS E SUSSURROU NOS OUVIDOS DELES.
- OBRIGADO, POR TER OUVIDO OS MEUS CONSELHOS. AGORA SIGA EM FRENTE COM DETERMINAÇÃO E FORÇA DE VONTADE QUE CERTAMENTE COLHERÁ BONS FRUTOS DURANTE A COLHEITA DA VIDA.
E O IPÊZINHO COM OS OLHOS CHEIOS DE LÁGRIMAS DISSE AO MESTRE COM CARINHO.
MESTRE, O SENHOR SE IMPORTA COM SEUS ALUNOS
NUMA DIMENSÃO DE QUEM CULTIVA
UMA PLANTA MUITO RARA QUE NECESSITA
DE ATENÇÃO, AMOR E CUIDADO.
O SENHOR TEM A CAPACIDADE DE
"SAIR DE CENA, SEM SAIR DO ESPETÁCULO".
DE APONTAR CAMINHOS,
MAS DEIXAR QUE O ALUNO CAMINHE
COM SEUS PRÓPRIOS PÉS...
MESTRE, O SENHOR ENTRA CANSADO NUMA
SALA DE AULA E, DIANTE DA REAÇÃO DA TURMA,
TRANSFORMA O CANSAÇO NUMA AVENTURA
MARAVILHOSA DE ENSINAR E APRENDER
MESTRE MACHADO, O SENHOR CONSOME HORAS E HORAS
PENSANDO EM CADA DETALHE DAQUELA AULA,
QUE MESMO OCORRENDO TODOS OS DIAS,
É SEMPRE ÚNICA E ORIGINAL...
O SENHOR É MAIS QUE UM PROFESSOR, É UM AMIGO NOSSO DE TODAS AS HORAS QUE RECONHECE A FÉ
E TEM A CERTEZA DE QUE TUDO TERÁ VALIDO A PENA
SE O ALUNO SE SENTIR FELIZ PELO QUE APRENDEU
COM VOCÊ E PELO QUE ELE LHE ENSINOU...
E SE HOJE ME TORNEI UM SER MELHOR DEVO TUDO ISSO A SUA PACIÊNCIA E DETERMINAÇÃO EM FAZER DE NÓS CIDADÃOS DE BEM. EU EM NOME DA MINHA TURMA AGRADEÇO A DEUS POR TER COLOCADO O SENHOR NA NOSSA ESTRADA DA VIDA, POIS, FOI COM VOCÊ QUE EU APRENDI A RESPEITAR O PRÓXIMO. A VOCÊ QUERIDO PROFESSOR MACHADO. A NOSSA ETERNA GRATIDÃO!

 

A PROFESSORA ZOÉ

ERA UMA VEZ UMA PROFESSORA CHAMADA CARINHOSAMENTE DE ZOÉ.
ELA LECIONAVA NUMA ESCOLA DA PERIFERIA.  A PROFESSORA ZOÉ ERA MUITO QUERIDA E RESPEITADA POR SEUS ALUNOS.
SEUS ALUNOS A AMAVAM TANTO QUE TODOS OS DIAS LHE ENTREGAVAM UMA MAÇÃ PARA EXPRESSAR TODO O AMOR QUE SENTIAM POR ELA.
HÁ VINTE E NOVE ANOS ESSA CENA SE REPETIA TODOS OS DIAS NAQUELA ESCOLA HUMILDE DE PERIFERIA.
AQUELA SENHORA DE CABELOS RUIVOS ESTAVA SEMPRE DISPOSTA A ENSINAR TUDO O QUE SABIA PARA QUE SEUS ALUNOS PUDESSEM ENFRENTAR A VIDA FORA DA ESCOLA COM CORAGEM, COMPETÊNCIA E DETERMINAÇÃO PARA QUE NUM FUTURO BREVE PUDESSEM SE TORNAR CIDADÃOS DE BEM E EXCELENTES PROFISSIONAIS.
NUMA DE SUAS AULAS A PROFESSORA ZOÉ PEDIU PARA OS ALUNOS ESCREVEREM OS NOMES DOS COLEGAS DE CLASSE NUMA FOLHA DE PAPEL SULFITE E QUE DEIXASSE UM ESPAÇO NA FRENTE PARA ESCREVEREM ALGO A RESPEITO DELES.
ENTÃO, A SÁBIA PROFESSORA ZOÉ DISSE PARA QUE ELES PENSASSEM NA COISA MAIS BONITA QUE ELES PODERIAM DIZER A RESPEITO DE CADA UM DOS SEUS COLEGAS DE CLASSE NAQUELE PEQUENO ESPAÇO RESERVADO AO LADO DOS NOMES.
ISSO FEZ COM QUE SE CONSUMISSE TODO O TEMPO DA AULA ATÉ QUE TODOS OS SEUS ALUNOS ACABASSEM A TAREFA PROPOSTA.
ASSIM QUANDO A AULA TERMINOU TODOS OS ALUNOS ENTREGARAM A FOLHA PARA ZOÉ.
ENTÃO QUANDO A PROFESSORA ZOÉ JÁ SE ENCONTRAVA SOLITÁRIA NA SALA DE AULA COMEÇOU A ESCREVER O NOME DE CADA UM DE SEUS ALUNOS NUM PEDAÇO DE PAPEL E SUBLINHOU TUDO O QUE ELES DISSERAM EM ESPECIAL PARA CADA UM DE SEUS COLEGAS.
NA AULA SEGUINTE A MEIGA PROFESSORA ZOÉ ENTREGOU PARA CADA UM DOS SEUS ALUNOS A SUA LISTA FAZENDO QUE EM POUCO TEMPO A CLASSE INTEIRA SORRISSE.
ELE ATENTA A REAÇÃO DOS ALUNOS OUVIA AS MAIS VARIADAS OPINIÕES VINDAS DOS ALUNOS.
- EU NUNCA PODERIA IMAGINAR QUE SIGNIFICAVA TANTO PARA ALGUÉM! E MUITO MENOS NÃO SABIA QUE GOSTAVAM TANTO DE MIM.
OS COMENTÁRIOS FORAM MUITOS DURANTE AQUELA AULA.
MAS NINGUÉM COMENTOU MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO NAS AULAS SEGUINTES.
ASSIM A PROFESSORA ZOÉ NUNCA MAIS SOUBE SE ELES HAVIAM DISCUTIDO ESSE ASSUNTO COM OS SEUS PAIS OU ENTRE ELES FORA DA ESCOLA. MAS PARA AQUELA SÁBIA SENHORA DE CABELOS RUIVOS ISSO ERA O QUE MENOS IMPORTAVA, POIS PARA ELE O QUE IMPORTAVA DE VERDADE ERA QUE HAVIA ATINGIDO O SEU OBJETIVO COM A TAREFA PROPOSTA AOS SEUS ALUNOS, POIS ELES HAVIAM FICADO FELIZES COM ELES MESMOS E COM OS SEUS COLEGAS.
ASSIM OS ANOS SE PASSARAM E OS SEUS QUERIDOS ALUNOS CRESCERAM E A SÁBIA ZOÉ FINALMENTE SE APOSENTOU.
CADA ALUNO SEGUIU A SUA VIDA EM UMA DETERMINADA CIDADE E NUNCA MAIS ELES SE VIRAM.
MAS, UM DIA DEUS DECIDIU CHAMAR UM DOS ALUNOS DA PROFESSORA ZOÉ. O JOVEM NESTOR QUE PERDEU  A SUA VIDA SERVINDO A PÁTRIA EM UMA GUERRA.
ISSO FEZ COM QUE TODOS OS ALUNOS SE REENCONTRASSEM NOVAMENTE COM A QUERIDA PROFESSORA ZÓE NA DESPEDIDA A NESTOR.
NESTOR PARECIA TÃO BONITO E MADURO.  POR ISSO ERA DIFÍCIL ACREDITAR QUE ELE HAVIA PARTIDO TÃO JOVEM.
SEUS COLEGAS DA ANTIGA ESCOLA DE PERIFERIA ESTAVAM TODOS ALI REUNIDOS PARA LHE DAR ADEUS.
E A SÁBIA PROFESSORA ZOÉ JÁ COM OS SEUS CABELOS BRANCOS FOI A ÚLTIMA A PRESTAR HOMENAGEM A NESTOR.
E ENQUANTO ZOÉ BEIJAVA-LHE A TESTA DE SEU QUERIDO ALUNO, UM SOLDADO QUE GUERREOU AO LADO DELE NA GUERRA SE APROXIMOU E DISSE:
- A SENHORA FOI A PROFESSORA DE HISTÓRIA DO NESTOR?
ELA BALANÇOU A CABEÇA FAZENDO UM GESTO POSITIVO.
ENTÃO, O SOLDADO DISSE:
- ELE FALAVA MUITO SOBRE A SENHORA
OS OLHOS DA SÁBIA ZOÉ ENCHERAM-SE DE LÁGRIMAS E LOGO APÓS A DESPEDIDA TERMINAR OS PAIS DE NESTOR VIERAM FALAR COM ELA.
- SENHORA ZOÉ PRECISAMOS LHE FALAR! NÓS ENCONTRAMOS ESSE PADAÇO DE PAPEL NO BOLSO DA CALÇA DE NESTOR QUANDO ELE FOI LEVADO AO HOSPITAL E TEMOS A CERTEZA DE QUE VAI RECONHECÊ-LO E ABRINDO A CARTEIRA O PAI DE NESTOR ENTREGOU-LHE O PAPEL QUE ELE HAVIA ESCRITO NUMA DE SUAS AULAS.
ENTÃO ZOÉ IMEDIATAMENTE SE LEMBROU DA LISTA QUE HAVIA PROPOSTO COMO TAREFA AOS SEUS ALUNOS HÁ MUITOS ANOS ATRÁS COM TODAS AS COISAS BONITAS QUE OS COLEGAS TINHAS ESCRITO SOBRE ELE.
- MUITO OBRIGADO POR PROPORCIONAR ESSA FELICIDADE AO MEU FILHO, POIS ELE GUARDOU ESSE PAPEL COMO SE FOSSE UM TESOURO DURANTE TODOS ESSES ANOS.
ENTÃO, A SÁBIA PROFESSORA ZOÉ SE SENTOU E COMEÇOU A CHORAR PROFUNDAMENTE TOMADA PELA EMOÇÃO. ELE CHORAVA COM MUITO SENTIMENTO POR NESTOR E POR TODOS OS SEUS COLEGAS QUE NÃO MAIS O VERIAM E TAMBÉM PORQUE UM PEQUENO ATO FEITO POR ELA HÁ ANOS ATRÁS HAVIA FEITO TODA A DIFERENÇA NA VIDA DE TODOS OS ALUNOS QUE PASSARAM POR SUAS MÃOS ABENÇOADAS POR DEUS.

 

PROFESSOR NESTOR EO MISTÉRIO DA MEIA-NOITE

ERA UMA VEZ, NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ATALIBA DE OLIVEIRA, NO BAIRRO SÃO JOÃO CLÍMACO, EM SÃO PAULO, UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA CHAMADO NESTOR. PROFESSOR NESTOR ERA CONHECIDO POR SEUS MÉTODOS UM TANTO PECULIARES E PELO SEU FAMOSO BORDÃO: "À MEIA-NOITE O BICHO VAI TE PEGAR!" ELE COSTUMAVA DIZER ISSO SEMPRE QUE UM DE SEUS ALUNOS NÃO ENTENDIA UM PROBLEMA DE MATEMÁTICA. EMBORA A FRASE PARECESSE ASSUSTADORA, OS ALUNOS SABIAM QUE ERA APENAS UMA MANEIRA DIVERTIDA DO PROFESSOR DE INCENTIVÁ-LOS A ESTUDAR MAIS.

 

CERTA MANHÃ, OS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO ENTRARAM NA SALA DE AULA, CONVERSANDO ANIMADAMENTE SOBRE A PROVA DE MATEMÁTICA QUE HAVIAM TIDO NO DIA ANTERIOR. SAULO, UM DOS ALUNOS MAIS CURIOSOS DA TURMA, LEVANTOU A MÃO ASSIM QUE O PROFESSOR ENTROU NA SALA.

 

— PROFESSOR NESTOR, O SENHOR SEMPRE DIZ QUE À MEIA-NOITE O BICHO VAI NOS PEGAR SE NÃO ENTENDERMOS A MATÉRIA. O QUE ISSO QUER DIZER DE VERDADE?

 

O PROFESSOR SORRIU COM OS OLHOS BRILHANDO DE DIVERSÃO.

 

— AH, SAULO, ESSA É UMA HISTÓRIA ANTIGA! — RESPONDEU ELE, COÇANDO O QUEIXO. — CONTO PARA VOCÊS DESDE QUE COMECEI A DAR AULAS, PARA GARANTIR QUE TODOS ESTUDEM DIREITINHO.

 

OS ALUNOS RIRAM, MAS SAULO AINDA ESTAVA CURIOSO.

 

— MAS, PROFESSOR, NUNCA VIMOS ESSE BICHO! COMO ELE É?

 

PROFESSOR NESTOR RIU ALTO.

 

— BEM, É UMA CRIATURA MUITO ESPECIAL, QUE SÓ APARECE PARA AQUELES QUE NÃO SE DEDICAM ÀS LIÇÕES DE MATEMÁTICA. É CLARO QUE VOCÊS NÃO O VIRAM, PORQUE TODOS SÃO MUITO APLICADOS!

 

NAQUELA NOITE, SAULO NÃO CONSEGUIU TIRAR A IDEIA DO BICHO DA MEIA-NOITE DA CABEÇA. ELE DECIDIU QUE IRIA FICAR ACORDADO PARA VER SE CONSEGUIA DESCOBRIR O MISTÉRIO. QUANDO O RELÓGIO DA COZINHA MARCOU 23H45, ELE SE ESGUEIROU PARA FORA DA CAMA E FOI PARA O QUINTAL.

 

EXATAMENTE À MEIA-NOITE, ELE OUVIU UM SOM ESTRANHO VINDO DO JARDIM. SEU CORAÇÃO BATEU MAIS RÁPIDO QUANDO UMA SOMBRA SE MOVEU ATRÁS DA ÁRVORE. COM CORAGEM, SAULO SE APROXIMOU DEVAGAR E VIU...

 

— PROFESSOR NESTOR?! — EXCLAMOU ELE, SURPRESO.

 

PROFESSOR NESTOR ESTAVA NO JARDIM, SEGURANDO UM GRANDE DESENHO DA FÓRMULA DO TEOREMA DE PITÁGORAS QUE PARA O SAULO ERA COMO SE FOSSE UM BICHO DE SETE CABEÇAS COM APARÊNCIA MONSTRUOSA

 

— SURPRESA, SAULO! — DISSE O PROFESSOR, RINDO. — EU SABIA QUE ALGUM DIA UM ALUNO CURIOSO COMO VOCÊ IRIA QUERER RESOLVER O MISTÉRIO DO BICHO DA MEIA-NOITE.

 

SAULO RIU, ALIVIADO E DIVERTINDO-SE COM A SITUAÇÃO.

 

— ENTÃO, ERA SÓ UM TRUQUE PARA NOS FAZER ESTUDAR MAIS?

 

— EXATAMENTE! — RESPONDEU O PROFESSOR. — EU QUERIA QUE VOCÊS PERCEBESSEM QUE A MATEMÁTICA PODE SER DIVERTIDA E QUE UM POUCO DE MISTÉRIO E IMAGINAÇÃO AJUDA A MANTER A MOTIVAÇÃO. MAS VOCÊ DEVE VOLTAR PARA A CAMA AGORA, ANTES QUE SEUS PAIS PERCEBAM SUA AUSÊNCIA!

 

NO DIA SEGUINTE, NA ESCOLA, SAULO CONTOU A HISTÓRIA PARA OS AMIGOS, QUE RIRAM E ACHARAM A SITUAÇÃO MUITO ENGRAÇADA. DESDE ENTÃO, OS ALUNOS PASSARAM A VER O PROFESSOR NESTOR COM AINDA MAIS CARINHO, SABENDO QUE ELE USAVA SUA CRIATIVIDADE PARA FAZER COM QUE TODOS SE EMPENHASSEM MAIS NAS SUAS AULAS DE MATEMÁTICA.

 

E ASSIM, NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ATALIBA DE OLIVEIRA, A LENDA DO BICHO DA MEIA-NOITE CONTINUOU A SER CONTADA, MAS AGORA COM UM SORRISO NOS LÁBIOS DE TODOS QUE CONHECIAM O SEGREDO DO PROFESSOR NESTOR.

 

A MELANCIA E A PROFESSORA

ERA UMA VEZ,  NUMA CIDADEZINHA TRANQUILA, UMA PROFESSORA MUITO QUERIDA CHAMADA DONA LÚCIA. ELA TINHA UM JEITINHO DOCE E UM SORRISO QUE AQUECIA O CORAÇÃO DE TODOS. SUA VOZ ERA SUAVE, COMO O VENTO QUE BALANÇA AS FOLHAS DAS ÁRVORES, E SEUS OLHOS BRILHAVAM COMO DUAS ESTRELAS. ELA ENSINAVA NÃO APENAS AS LIÇÕES DA ESCOLA, MAS TAMBÉM SOBRE A VIDA, COM UMA PACIÊNCIA E CARINHO QUE PARECIA INFINITO.

 

DONA LÚCIA ADORAVA PLANTAS E PASSAVA BOA PARTE DE SEU TEMPO LIVRE EM SEU JARDIM. LÁ, ELA CUIDAVA COM MUITO AMOR DAS FLORES, DAS HORTALIÇAS E DAS FRUTAS QUE CRESCIAM ALEGREMENTE SOB O SEU OLHAR ATENTO. SEU JARDIM ERA UM LUGAR ESPECIAL, CHEIO DE CORES, CHEIROS E VIDA. ALI, AS CRIANÇAS DA VIZINHANÇA SEMPRE IAM PARA CONVERSAR COM ELA, FAZER PERGUNTAS OU APENAS OUVIR SUAS HISTÓRIAS.

 

CERTO DIA, APÓS TERMINAR SUAS AULAS, DONA LÚCIA RESOLVEU DESCANSAR UM POUCO À SOMBRA DE UMA GRANDE ÁRVORE NO MEIO DE SEU JARDIM. SENTOU-SE EM UM BANQUINHO DE MADEIRA E FECHOU OS OLHOS, SENTINDO A BRISA SUAVE NO ROSTO. ENQUANTO RESPIRAVA O AR FRESCO, ELA SENTIU ALGO DIFERENTE. AO ABRIR OS OLHOS, NOTOU, ALI PERTO DO BANCO, UMA MELANCIA GRANDE E REDONDA, MEIO ESCONDIDA ENTRE AS FOLHAS VERDES QUE SE ESPALHAVAM PELO CHÃO.

 

ELA SORRIU E SE SE LEVANTOU DEVAGAR, CAMINHANDO ATÉ A MELANCIA.

 

— ORA, ORA, MAS QUE SURPRESA! — DISSE DONA LÚCIA, FALANDO COM A MELANCIA COMO SE FOSSE UMA VELHA AMIGA. — VOCÊ ESTEVE CRESCENDO AQUI EM SILÊNCIO, E EU NEM PERCEBI!

 

A MELANCIA PARECIA BRILHAR SOB O SOL, SUAS FOLHAS VERDES BALANÇANDO SUAVEMENTE AO VENTO.

 

— VOCÊ ESTÁ ESCONDIDA, ASSIM COMO TANTAS COISAS NA VIDA QUE SÓ PERCEBEMOS QUANDO PARAMOS PARA OLHAR COM CUIDADO — DISSE ELA, COM SABEDORIA.

 

DONA LÚCIA SABIA QUE AQUELA MELANCIA TINHA ALGO A ENSINAR. ENTÃO, ELA DECIDIU QUE ERA HORA DE CONTAR UMA NOVA HISTÓRIA PARA SUAS CRIANÇAS, UMA HISTÓRIA SOBRE PACIÊNCIA E APRENDIZADO.

 

NO DIA SEGUINTE, NA ESCOLA, SEUS ALUNOS A ESPERAVAM ANSIOSOS. DONA LÚCIA ENTROU NA SALA COM UM SORRISO NO ROSTO E UMA MELANCIA GRANDE NOS BRAÇOS. AS CRIANÇAS FICARAM MARAVILHADAS.

 

— HOJE, VOU CONTAR UMA HISTÓRIA DIFERENTE — COMEÇOU ELA, ENQUANTO COLOCAVA A MELANCIA SOBRE A MESA. — SABEM, ESSA MELANCIA CRESCEU NO MEU JARDIM, BEM DEBAIXO DOS MEUS OLHOS, E EU NÃO PERCEBI POR MUITO TEMPO. MAS ISSO ME FEZ LEMBRAR DE ALGO MUITO IMPORTANTE.

 

AS CRIANÇAS FICARAM EM SILÊNCIO, CURIOSAS PARA OUVIR O QUE A PROFESSORA TINHA A DIZER.

 

— MUITAS VEZES, NA VIDA, AS COISAS QUE MAIS IMPORTAM ESTÃO ACONTECENDO BEM À NOSSA VOLTA, MAS ESTAMOS OCUPADOS DEMAIS PARA NOTAR. ESTA MELANCIA ME ENSINOU QUE, ASSIM COMO NO JARDIM, PRECISAMOS DE PACIÊNCIA PARA VER O QUE ESTÁ CRESCENDO — EXPLICOU DONA LÚCIA COM SEU JEITO TRANQUILO. — CADA UM DE VOCÊS ESTÁ CRESCENDO, APRENDENDO, MUDANDO, ASSIM COMO ESSA MELANCIA. ÀS VEZES, NEM VOCÊS PERCEBEM, MAS EU ESTOU AQUI, OLHANDO COM CUIDADO, VENDO CADA AVANÇO, CADA NOVO PASSO.

 

OS OLHINHOS DAS CRIANÇAS BRILHAVAM AO OUVIR AQUELAS PALAVRAS.

 

— E SABEM O QUE MAIS? — CONTINUOU A PROFESSORA, PEGANDO UMA FACA PARA ABRIR A MELANCIA. — ASSIM COMO ESSA MELANCIA FICOU DOCE E DELICIOSA POR DENTRO, VOCÊS TAMBÉM, COM O TEMPO, VÃO SE TORNAR CADA VEZ MAIS ESPECIAIS. TODO O ESFORÇO, TODAS AS LIÇÕES QUE APRENDEMOS JUNTOS, SÃO COMO AS SEMENTES QUE PLANTAMOS. PODE DEMORAR UM POUCO PARA VER O RESULTADO, MAS QUANDO CHEGA O MOMENTO CERTO, TUDO VALE A PENA.

 

ELA CORTOU A MELANCIA, E AS CRIANÇAS DERAM RISADINHAS AO VER A FRUTA VERMELHINHA POR DENTRO, COM MUITAS SEMENTINHAS PRETAS.

 

— CADA UMA DESSAS SEMENTES É COMO UM PEDACINHO DO QUE APRENDEMOS NA VIDA — DISSE ELA, DISTRIBUINDO PEDAÇOS DA FRUTA PARA OS ALUNOS. — COM PACIÊNCIA E CARINHO, VOCÊS PODEM PLANTAR ESSAS SEMENTES DENTRO DE VOCÊS E CRESCER FORTES E CHEIOS DE SABEDORIA.

 

AS CRIANÇAS COMERAM A MELANCIA, PENSANDO NAS PALAVRAS DA PROFESSORA, SABOREANDO NÃO APENAS O DOCE DA FRUTA, MAS TAMBÉM A DOÇURA DAS LIÇÕES QUE APRENDERAM NAQUELE DIA. ELAS OLHAVAM PARA DONA LÚCIA COM AINDA MAIS CARINHO, ENTENDENDO QUE, ASSIM COMO A MELANCIA, O AMOR E O CUIDADO QUE ELA COLOCAVA EM CADA ENSINAMENTO FAZIAM COM QUE CRESCESSEM POR DENTRO, UM POUQUINHO A CADA DIA.

 

E ASSIM, A MELANCIA DO JARDIM DE DONA LÚCIA SE TORNOU UMA LEMBRANÇA DOCE E ESPECIAL PARA TODOS OS SEUS ALUNOS, QUE NUNCA ESQUECERIAM QUE CRESCER, APRENDER E FLORESCER EXIGE PACIÊNCIA, CARINHO E ALGUÉM QUE OLHE POR NÓS COM SABEDORIA — COMO DONA LÚCIA FAZIA TODOS OS DIAS, SEM NUNCA DEIXAR DE ACREDITAR NO POTENCIAL DE CADA UM.

 


 

 

 


 

Publicado por Saulo Piva Romero
em 15/10/2024 às 16h34
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish