Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, EM UMA VILA TRANQUILA DA GRÉCIA ANTIGA, UM GAROTO CHAMADO ALEXIOS, COM OLHOS TÃO BRILHANTES QUANTO O MAR EGEU. ALEXIOS AMAVA EXPLORAR A NATUREZA, CORRER ENTRE OLIVEIRAS E IMAGINAR HISTÓRIAS DE HERÓIS EM BATALHAS GRANDIOSAS. MAL SABIA ELE QUE SUA PRÓPRIA VIDA SERIA TRANSFORMADA EM UMA AVENTURA DIGNA DOS MITOS QUE TANTO ADMIRAVA. 

 

CERTO DIA, ENQUANTO AJUDAVA SEU PAI NA COLHEITA, A VILA FOI ATACADA POR SOLDADOS ROMANOS. ALEXIOS TENTOU FUGIR, MAS FOI CAPTURADO E LEVADO PARA ROMA JUNTO DE OUTROS PRISIONEIROS. LÁ, FOI SEPARADO DE SUA FAMÍLIA E ENVIADO PARA UMA ESCOLA DE GLADIADORES. 

 

GLADIADORES ERAM LUTADORES QUE PARTICIPAVAM DE COMBATES PARA ENTRETER O POVO DE ROMA. MUITOS ERAM PRISIONEIROS DE GUERRA OU ESCRAVOS, TREINADOS À FORÇA PARA LUTAR. ALEXIOS ERA PEQUENO E ÁGIL, O QUE DESPERTOU A ATENÇÃO DE MAGNUS, O LÍDER DOS TREINADORES. 

 

— VOCÊ É RÁPIDO, GAROTO. ISSO PODE SALVAR SUA VIDA — DISSE MAGNUS, ENTREGANDO-LHE UMA ESPADA DE MADEIRA. 

 

DURANTE MESES, ALEXIOS TREINOU INTENSAMENTE. APRENDEU A LUTAR COM ESPADA, A ESQUIVAR GOLPES E A SE PROTEGER COM ESCUDOS. MAS SEU CORAÇÃO ESTAVA PESADO. ELE NÃO QUERIA LUTAR PARA ENTRETER O POVO DE ROMA; ELE SONHAVA EM VOLTAR PARA CASA. 

 

CERTA NOITE, ENQUANTO OLHAVA AS ESTRELAS DO PÁTIO, ALEXIOS OUVIU UM SUSSURRO. ERA TYRA, UMA GLADIADORA EXPERIENTE. 

 

— NÃO PERCA A ESPERANÇA, GAROTO. HÁ UMA ANTIGA LENDA SOBRE UMA PASSAGEM SECRETA QUE LEVA OS GLADIADORES PARA FORA DE ROMA. MUITOS DUVIDAM, MAS EU ACREDITO QUE ELA EXISTE. 

 

ALEXIOS SE AGARROU ÀQUELA IDEIA COMO UMA ÂNCORA. ELE COMEÇOU A OBSERVAR AS MOVIMENTAÇÕES DO COLISEU, OS GUARDAS E OS TÚNEIS SUBTERRÂNEOS. ENTRE UMA LUTA E OUTRA, FEZ AMIGOS, COMO AUREL, UM GIGANTE DE CORAÇÃO GENTIL, E LIVIA, UMA EX-ACROBATA QUE O ENSINOU A ESCALAR PAREDES. 

 

O GRANDE DIA CHEGOU DURANTE UM TORNEIO NO COLISEU. O PÚBLICO GRITAVA ENQUANTO ALEXIOS E SEUS COMPANHEIROS LUTAVAM, MAS ELES TINHAM UM PLANO. AUREL FINGIU SER DERROTADO, DISTRAINDO OS GUARDAS, ENQUANTO LIVIA USAVA SUAS HABILIDADES PARA DESTRANCAR OS PORTÕES DE UM TÚNEL ESCONDIDO. 

 

— VAMOS! — SUSSURROU ALEXIOS, LIDERANDO O GRUPO PARA A LIBERDADE. 

 

ELES CORRERAM PELOS TÚNEIS, GUIADOS POR MAPAS QUE ALEXIOS DESENHOU SECRETAMENTE. QUANDO FINALMENTE CHEGARAM AO FIM DO TÚNEL, ENCONTRARAM UMA FLORESTA DENSA. O CHEIRO DAS ÁRVORES E O SOM DO VENTO ERAM COMO UM ABRAÇO RECONFORTANTE. 

 

ALEXIOS E SEUS AMIGOS SEGUIRAM EM DIREÇÃO AO LESTE, PARA LONGE DE ROMA. DURANTE A JORNADA, ENFRENTARAM DESAFIOS, MAS JUNTOS SUPERARAM TODOS. ALEXIOS SE TORNOU UM LÍDER VALENTE, GUIANDO O GRUPO ATÉ A GRÉCIA. 

 

QUANDO FINALMENTE CHEGOU À SUA VILA, ALEXIOS REENCONTROU SUA FAMÍLIA, QUE NUNCA HAVIA PERDIDO A ESPERANÇA DE VÊ-LO NOVAMENTE. ELE CONTOU SUA HISTÓRIA E A DE SEUS AMIGOS, QUE FORAM ACOLHIDOS COMO HERÓIS. 

 

A PARTIR DAQUELE DIA, ALEXIOS ERA LEMBRADO NÃO APENAS COMO O MENINO QUE AMAVA AVENTURAS, MAS COMO O JOVEM QUE TEVE CORAGEM E INTELIGÊNCIA PARA TRANSFORMAR SEU DESTINO. 

 

E ASSIM, SUA ODISSEIA VIROU LENDA, CONTADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO COMO UM EXEMPLO DE AMIZADE, CORAGEM E LIBERDADE. 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 19/11/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish