NOS ALPES, ONDE AS MONTANHAS SÃO ALTAS E COBERTAS DE NEVE, HAVIA UM SER LENDÁRIO CHAMADO MEDEL, CONHECIDO PELAS CRIANÇAS DA VILA COMO O "ABOMINÁVEL HOMEM DO SACO". AS HISTÓRIAS CONTADAS PELOS MAIS VELHOS DIZIAM QUE MEDEL APARECIA APENAS À NOITE, EM BUSCA DE CRIANÇAS DESOBEDIENTES E MALCRIADAS. AS CRIANÇAS, AO OUVIREM ESSES RELATOS, TREMIAM DE MEDO E TENTAVAM SE COMPORTAR, TEMENDO SEREM LEVADAS POR ELE.
MEDEL ERA UM HOMEM DE PELE ESCURA, BARBA LONGA E DESGRENHADA, COM UM OLHAR SÉRIO E MISTERIOSO. ELE CARREGAVA SEMPRE UM SACO GRANDE NAS COSTAS, O QUE DAVA ORIGEM AO SEU APELIDO. MAS O QUE NINGUÉM SABIA, EXCETO OS MAIS SÁBIOS E ATENTOS, ERA QUE MEDEL NÃO ERA UM MONSTRO CRUEL COMO TODOS IMAGINAVAM. ELE TINHA UMA MISSÃO MUITO ESPECIAL: TRANSFORMAR CRIANÇAS TRAVESSAS E TEIMOSAS EM PESSOAS EDUCADAS, GENTIS E DE BOM CORAÇÃO.
O ENCONTRO DE TOMÁS
NUMA PEQUENA VILA AO PÉ DOS ALPES, VIVIA UM MENINO CHAMADO TOMÁS. ELE ERA CONHECIDO POR SER TEIMOSO, FAZER BIRRA E DESOBEDECER A SEUS PAIS. CERTO DIA, APÓS UMA DE SUAS MUITAS TRAVESSURAS, ELE SAIU DE CASA EMBURRADO E SE ESCONDEU PERTO DA FLORESTA, IGNORANDO OS CHAMADOS DE SUA MÃE.
TOMÁS FICOU SENTADO SOZINHO ATÉ QUE O SOL COMEÇOU A SE PÔR. FOI ENTÃO QUE ELE OUVIU PASSOS PESADOS SE APROXIMANDO. AO SE VIRAR, DEU DE CARA COM O ABOMINÁVEL HOMEM DO SACO.
"VOCÊ... VOCÊ É O MEDEL?" PERGUNTOU TOMÁS, COM A VOZ TRÊMULA.
MEDEL APENAS ACENOU COM A CABEÇA E, COM UM GESTO CALMO, ESTENDEU A MÃO PARA O MENINO. TOMÁS, ASSUSTADO DEMAIS PARA CORRER, SEGUROU A MÃO DO HOMEM. O GRANDE SACO QUE MEDEL CARREGAVA PARECIA PESAR MENOS DO QUE TOMÁS ESPERAVA, MAS O QUE O SURPREENDEU MAIS FOI O QUE ACONTECEU A SEGUIR.
A JORNADA DE TRANSFORMAÇÃO
MEDEL NÃO LEVOU TOMÁS PARA UM LUGAR ESCURO E ASSUSTADOR, COMO ELE IMAGINAVA. EM VEZ DISSO, OS DOIS CAMINHARAM PARA O ALTO DA MONTANHA, ONDE UMA CABANA ACONCHEGANTE ESTAVA ILUMINADA POR UMA LAREIRA CREPITANTE. AO ENTRAR, TOMÁS VIU QUE O SACO DE MEDEL ESTAVA CHEIO NÃO DE COISAS ASSUSTADORAS, MAS DE LIVROS, BRINQUEDOS E OBJETOS CURIOSOS.
"POR QUE VOCÊ ME TROUXE AQUI?" PERGUNTOU TOMÁS.
MEDEL SORRIU PELA PRIMEIRA VEZ, UM SORRISO QUE AQUECIA COMO O FOGO DA LAREIRA. "EU NÃO SOU O QUE VOCÊ PENSA. ESTOU AQUI PARA ENSINAR ALGO IMPORTANTE. QUANDO UMA CRIANÇA SE PERDE EM SUA PRÓPRIA TEIMOSIA, ELA ESQUECE COMO É SER GENTIL E EDUCADA. EU AJUDO CRIANÇAS COMO VOCÊ A ENCONTRAREM O CAMINHO DE VOLTA."
DURANTE DIAS, TOMÁS FICOU COM MEDEL, APRENDENDO LIÇÕES VALIOSAS. ELES PLANTARAM ÁRVORES NA MONTANHA, ALIMENTARAM ANIMAIS SELVAGENS E LERAM HISTÓRIAS SOBRE CORAGEM, BONDADE E RESPEITO. MEDEL NUNCA LEVANTOU A VOZ, MAS SUA PRESENÇA CALMA E FIRME FAZIA TOMÁS REPENSAR SUAS ATITUDES.
CERTA NOITE, MEDEL CONTOU UMA HISTÓRIA SOBRE UM MENINO QUE, EM TEMPOS ANTIGOS, ERA TÃO TEIMOSO QUANTO TOMÁS. ESSE MENINO TINHA SIDO LEVADO PELA NEVE E PERDIDO NO MEIO DA TEMPESTADE. FOI MEDEL QUEM O ENCONTROU E O GUIOU DE VOLTA PARA SUA FAMÍLIA, E FOI ASSIM QUE ELE COMEÇOU SUA MISSÃO DE AJUDAR CRIANÇAS A SE TORNAREM MELHORES.
TOMÁS OUVIU ATENTAMENTE E PERCEBEU QUE O MENINO DA HISTÓRIA ERA MUITO PARECIDO COM ELE. PELA PRIMEIRA VEZ, ELE ENTENDEU QUE O ABOMINÁVEL HOMEM DO SACO NÃO ERA UM MONSTRO, MAS UM GUIA PARA AQUELES QUE PRECISAVAM APRENDER O VALOR DA BONDADE E DO RESPEITO.
O RETORNO À VILA
UMA MANHÃ, MEDEL DISSE A TOMÁS QUE ERA HORA DE VOLTAR PARA CASA. O MENINO AGORA ESTAVA DIFERENTE, COM UM OLHAR MAIS DOCE E UM CORAÇÃO MAIS LEVE. QUANDO ELES CHEGARAM À VILA, NINGUÉM ACREDITOU NOS OLHOS. O TOMÁS QUE RETORNOU NÃO ERA O MESMO MENINO TEIMOSO DE ANTES; ELE AGORA ERA EDUCADO, GENTIL E DISPOSTO A AJUDAR OS OUTROS.
OS PAIS DE TOMÁS O ABRAÇARAM COM LÁGRIMAS NOS OLHOS. "O QUE ACONTECEU COM VOCÊ, MEU FILHO?" PERGUNTOU SUA MÃE.
TOMÁS OLHOU PARA TRÁS, MAS MEDEL JÁ HAVIA DESAPARECIDO, COMO UM SOPRO DE VENTO NAS MONTANHAS. "EU APRENDI MUITAS COISAS IMPORTANTES", RESPONDEU TOMÁS COM UM SORRISO SINCERO. "APRENDI O QUANTO É BOM SER GENTIL."
DAQUELE DIA EM DIANTE, A HISTÓRIA DO ABOMINÁVEL HOMEM DO SACO MUDOU. AS CRIANÇAS AINDA FALAVAM SOBRE ELE, MAS AGORA SABIAM QUE MEDEL NÃO ERA UM MONSTRO TERRÍVEL, MAS SIM UM PROFESSOR SÁBIO, QUE AJUDAVA AQUELES QUE ESTAVAM PERDIDOS A ENCONTRAREM O CAMINHO CERTO.
E ASSIM, MEDEL CONTINUOU SUA JORNADA PELOS ALPES, SEMPRE PRONTO PARA APARECER NAS NOITES FRIAS E ENSINAR AS CRIANÇAS O VALOR DA BONDADE, DA GENTILEZA E DO AMOR AO PRÓXIMO. POIS, AFINAL, SER EDUCADO E TER UM BOM CORAÇÃO SÃO AS MAIORES RIQUEZAS QUE ALGUÉM PODE CARREGAR.
E SEMPRE NAS NOITES DE INVERNO, ELE APARECIA PARA ENSINAR MAIS UMA CRIANÇA A SE TORNAR ALGUÉM MELHOR.