Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, MUITO, MUITO LONGE DAQUI, EM UMA GALÁXIA CHEIA DE ESTRELAS COLORIDAS E PLANETAS QUE BRILHAVAM COMO ARCO-ÍRIS, UMA FARMÁCIA DIFERENTE DE TODAS AS OUTRAS: A FARMÁCIA CÓSMICA. ESSA FARMÁCIA NÃO ERA COMUM; ELA FLUTUAVA NO ESPAÇO SIDERAL, VISITANDO DIFERENTES PLANETAS, ESTRELAS E COMETAS, SEMPRE QUE ALGUÉM PRECISASSE DE AJUDA.

 

QUEM CUIDAVA DA FARMÁCIA CÓSMICA ERA O SR. ALQUIMIS, UM FARMACÊUTICO INTERGALÁCTICO MUITO SÁBIO E GENTIL. COM SUA BARBA LONGA E PRATEADA, ELE PARECIA UM MAGO, MAS SEU “PODER MÁGICO” ERA NA VERDADE UM PROFUNDO CONHECIMENTO SOBRE REMÉDIOS, POÇÕES E FÓRMULAS. A FARMÁCIA CÓSMICA ERA ABASTECIDA COM PLANTAS DE TODOS OS CANTOS DO UNIVERSO, CRISTAIS QUE EMITIAM LUZES CURATIVAS, E ATÉ MESMO POEIRA DE ESTRELAS QUE PODIA ACALMAR O CORAÇÃO.

 

 UMA VISITA URGENTE

 

CERTA NOITE, ENQUANTO A FARMÁCIA CÓSMICA FLUTUAVA PACIFICAMENTE PERTO DE UMA NUVEM DE ESTRELAS CADENTES, UM CHAMADO DE SOCORRO ECOOU PELO ESPAÇO. O SR. ALQUIMIS AJUSTOU SEUS ÓCULOS E LEU A MENSAGEM EM SUA TELA BRILHANTE:

 

> “PEDIDO DE AJUDA DO PLANETA FLÓRIDIUS. PRECISAMOS DE AUXÍLIO URGENTE PARA RESOLVER UM SURTO DE DORES DE BARRIGA CAUSADAS POR FRUTAS ESTRELADAS.”

 

O SR. ALQUIMIS SUSPIROU E SORRIU. ELE ADORAVA AJUDAR. ENTÃO, PREPAROU SUA MALA CÓSMICA, CHEIA DE FERRAMENTAS E REMÉDIOS, E PROGRAMOU A FARMÁCIA PARA SE DIRIGIR AO PLANETA FLÓRIDIUS.

 

O PROBLEMA NO PLANETA FLÓRIDIUS

 

FLÓRIDIUS ERA UM PLANETA EXUBERANTE, CHEIO DE VEGETAÇÃO ROXA E LAGOS DE NÉCTAR DOURADO. QUANDO O SR. ALQUIMIS ATERRISSOU, FOI RECEBIDO POR UMA MULTIDÃO DE MORADORES — PEQUENOS SERES VERDES E FELPUDOS, COM GRANDES OLHOS CURIOSOS. TODOS PARECIAM MUITO PREOCUPADOS.

 

“SR. ALQUIMIS! QUE BOM QUE VEIO!” DISSE A PEQUENA FLUR, A LÍDER DO PLANETA. “TODOS OS NOSSOS JOVENS COMERAM MUITAS FRUTAS ESTRELADAS, E AGORA ESTÃO COM DORES DE BARRIGA TERRÍVEIS!”

 

O SR. ALQUIMIS COÇOU A BARBA PRATEADA E PENSOU. ELE SABIA QUE A FRUTA ESTRELADA ERA DELICIOSA, MAS COMÊ-LA EM EXCESSO PODIA CAUSAR MUITOS PROBLEMAS. RAPIDAMENTE, ELE USOU SEU ANALISADOR PORTÁTIL PARA ESTUDAR A COMPOSIÇÃO DA FRUTA.

 

DEPOIS DE ALGUNS SEGUNDOS, ELE EXCLAMOU: “A FRUTA ESTRELADA É RICA EM FIBRA SOLAR, MAS QUANDO CONSUMIDA DEMAIS, ELA IRRITA O SISTEMA DIGESTIVO.”

 

COM UM SORRISO GENTIL, ELE ABRIU SUA MALA E PREPAROU UM XAROPE VERDE-CLARO, FEITO DE EXTRATOS DE FOLHAS ESTELARES, QUE AJUDAVAM A ACALMAR O ESTÔMAGO. DISTRIBUIU O XAROPE ENTRE OS HABITANTES, EXPLICANDO CUIDADOSAMENTE COMO DEVIAM USÁ-LO.

 

“LEMBREM-SE, QUERIDOS, O SEGREDO PARA UM ESTÔMAGO FELIZ É SEMPRE MODERAR! COMER UM POUCO DE CADA VEZ!” INSTRUIU ELE.

 

O USO SEGURO DOS REMÉDIOS

 

OS HABITANTES DE FLÓRIDIUS FICARAM IMPRESSIONADOS COM O SR. ALQUIMIS. ELES PERCEBERAM QUE NÃO SÓ ERA IMPORTANTE TER OS REMÉDIOS CERTOS, MAS TAMBÉM APRENDER A USÁ-LOS CORRETAMENTE.

 

“SR. ALQUIMIS,” PERGUNTOU FLUR, CURIOSA, “POR QUE É TÃO IMPORTANTE SABER O USO CORRETO DOS REMÉDIOS?”

 

O SR. ALQUIMIS SORRIU. “AH, ESSA É UMA ÓTIMA PERGUNTA, FLUR! CADA REMÉDIO TEM UM JEITO ESPECIAL DE AGIR, E SE USARMOS ERRADO, ELE PODE ATÉ PIORAR A SITUAÇÃO. SABER COMO E QUANDO USAR É A PARTE MAIS IMPORTANTE!”

 

ASSIM, ELE EXPLICOU QUE, EM SUA FARMÁCIA, CADA POÇÃO E COMPRIMIDO TINHA UMA ETIQUETA INDICANDO AS DOSES CORRETAS, PARA GARANTIR QUE QUEM OS USASSE SOUBESSE EXATAMENTE O QUE FAZER. COM O TEMPO, OS HABITANTES DE FLÓRIDIUS APRENDERAM QUE OUVIR AS INSTRUÇÕES DO SR. ALQUIMIS FAZIA TODA A DIFERENÇA.

 

 A VIAGEM CONTINUA

 

COM A MISSÃO CUMPRIDA, O SR. ALQUIMIS SE DESPEDIU DOS AMIGOS DE FLÓRIDIUS E ENTROU NOVAMENTE EM SUA FARMÁCIA CÓSMICA. MAS MAL TEVE TEMPO DE DESCANSAR, POIS UM NOVO PEDIDO DE AJUDA CHEGOU — DESTA VEZ, DO PLANETA CRISTALLIA.

 

“PEDIDO DE SOCORRO DO PLANETA CRISTALLIA. ESTAMOS COM UM PROBLEMA DE PELE EM NOSSOS MORADORES DEVIDO AO PÓ CRISTALINO!”

 

O SR. ALQUIMIS SABIA QUE CRISTALLIA ERA UM PLANETA COBERTO POR CRISTAIS BRILHANTES, QUE REFLETIAM A LUZ DE TODOS OS ÂNGULOS. OS HABITANTES DAQUELE PLANETA ERAM FEITOS DE CRISTAL, E QUALQUER ALTERAÇÃO EM SUA PELE BRILHANTE PODIA CAUSAR GRANDE DESCONFORTO.

 

ASSIM QUE CHEGOU AO PLANETA, FOI RECEBIDO PELA RAINHA CRISTALINA, UMA FIGURA ALTA E RELUZENTE, QUE PARECIA UMA JOIA VIVA. “SR. ALQUIMIS,” ELA DISSE, AFLITA, “NOSSOS CRISTAIS ESTÃO OPACOS E COÇANDO. É HORRÍVEL!”

 

O SR. ALQUIMIS INSPECIONOU UM DOS CRISTAIS E VIU QUE UM TIPO DE PÓ ESTAVA SE ACUMULANDO NA SUPERFÍCIE DELES, CAUSANDO A IRRITAÇÃO. ELE ENTÃO PREPAROU UMA POMADA ESPECIAL, USANDO A POEIRA DE UM COMETA QUE PASSARA POR ALI RECENTEMENTE.

 

“ESTA POMADA VAI AJUDAR A ALIVIAR A COCEIRA E RESTAURAR O BRILHO!” DISSE ELE. COM PACIÊNCIA, ELE ENSINOU OS HABITANTES DE CRISTALLIA A APLICAR A POMADA SUAVEMENTE.

 

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE

 

DURANTE SUA VISITA A CRISTALLIA, O SR. ALQUIMIS EXPLICOU ALGO IMPORTANTE: TODOS OS INGREDIENTES QUE ELE USAVA PASSAVAM POR UM PROCESSO RIGOROSO DE CONTROLE DE QUALIDADE. ELE MOSTROU A CRISTALINA UM CRISTALIZADOR ESPECIAL, QUE ELE USAVA PARA CERTIFICAR-SE DE QUE CADA INGREDIENTE ESTAVA LIMPO E PURO.

 

“QUANDO UM FARMACÊUTICO PREPARA REMÉDIOS,” EXPLICOU ELE, “ELE DEVE GARANTIR QUE TUDO ESTÁ DENTRO DAS NORMAS DE SEGURANÇA. SÓ ASSIM PODEMOS GARANTIR QUE O TRATAMENTO SERÁ SEGURO E EFICAZ.”

 

OS HABITANTES DE CRISTALLIA FICARAM ENCANTADOS COM O CUIDADO DO SR. ALQUIMIS. LOGO, TODOS ESTAVAM COM SEUS CRISTAIS RELUZENTES NOVAMENTE, E A RAINHA CRISTALINA ORGANIZOU UMA CELEBRAÇÃO EM AGRADECIMENTO AO AMIGO FARMACÊUTICO.

 

DE PLANETA EM PLANETA

 

A FARMÁCIA CÓSMICA CONTINUOU SUA VIAGEM, SEMPRE ATENDENDO AOS CHAMADOS DE AJUDA. EM CADA LUGAR, O SR. ALQUIMIS USAVA SUAS HABILIDADES PARA ENTENDER O PROBLEMA, PREPARAR REMÉDIOS E ORIENTAR OS HABITANTES SOBRE O USO SEGURO E CORRETO DE CADA POÇÃO.

 

EM UM PLANETA, ELE AJUDOU A RESOLVER PROBLEMAS DE INSÔNIA COM UM CHÁ CALMANTE FEITO DE FOLHAS ESPACIAIS. EM OUTRO, CRIOU UM COLÍRIO ESPECIAL PARA OS OLHOS CANSADOS DOS HABITANTES DE ESTELÁRIA, UM PLANETA ONDE AS NOITES ERAM ILUMINADAS POR MIL SÓIS.

 

UMA NOVA GERAÇÃO DE FARMACÊUTICOS CÓSMICOS

 

EM TODAS AS SUAS PARADAS, O SR. ALQUIMIS TAMBÉM INSPIRAVA JOVENS A SE INTERESSAREM PELA FARMÁCIA. ELE SEMPRE EXPLICAVA QUE O TRABALHO DE UM FARMACÊUTICO ERA MUITO IMPORTANTE, POIS ENVOLVIA NÃO APENAS PRODUZIR REMÉDIOS, MAS TAMBÉM PESQUISAR, TESTAR, E CUIDAR DA SAÚDE DE TODOS.

 

“SE ALGUÉM QUISER SER FARMACÊUTICO,” DIZIA ELE, “PRECISA TER PACIÊNCIA, AMOR PELO CONHECIMENTO E, ACIMA DE TUDO, CARINHO PARA AJUDAR O PRÓXIMO.”

 

E ASSIM, O SR. ALQUIMIS DEIXOU UM LEGADO EM CADA PLANETA POR ONDE PASSOU, FORMANDO UMA GERAÇÃO DE FARMACÊUTICOS CÓSMICOS QUE SEGUIAM SEUS PASSOS, CUIDANDO DA SAÚDE DOS SERES DO UNIVERSO.

 

 O RETORNO À FARMÁCIA CÓSMICA

 

DEPOIS DE MUITOS ANOS, O SR. ALQUIMIS VOLTOU AO SEU LABORATÓRIO FLUTUANTE, AGORA ACOMPANHADO DE JOVENS APRENDIZES DE TODOS OS PLANETAS QUE ELE VISITOU. COM ELES, ELE CONTINUOU A DESENVOLVER NOVAS POÇÕES E REMÉDIOS, SEMPRE COM O COMPROMISSO DE PROMOVER A SAÚDE E O BEM-ESTAR EM CADA CANTO DA GALÁXIA.

 

E DIZEM QUE, ATÉ HOJE, A FARMÁCIA CÓSMICA CONTINUA SUA VIAGEM, RESPONDENDO AOS PEDIDOS DE SOCORRO VINDOS DAS ESTRELAS, SEMPRE PRONTA PARA AJUDAR COM SABEDORIA, CUIDADO E MUITO, MUITO CARINHO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 29/10/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish