Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, NUM REINO CHAMADO SOL VERMELHO, UM PODEROSO IMPERADOR CHAMADO JIAN, CONHECIDO POR SUA RIQUEZA E AMOR PELAS BELEZAS DA NATUREZA. CERTO DIA, AO CAMINHAR PELOS JARDINS DO SEU VASTO PALÁCIO, ELE OUVIU UM SOM TÃO PURO E BELO QUE PAROU IMEDIATAMENTE. ERA O CANTO DE UM ROUXINOL. A CADA NOTA QUE O PÁSSARO EMITIA, AS FLORES PARECIAM DESABROCHAR MAIS RADIANTES, E O CÉU AZUL TORNAVA-SE AINDA MAIS BRILHANTE. O MUNDO AO REDOR DO IMPERADOR PARECIA SE TRANSFORMAR EM UM LUGAR ENCANTADO, APENAS PELO SOM DAQUELAS PEQUENAS ASAS.

 

— TRAGAM-ME ESSE ROUXINOL! — ORDENOU O IMPERADOR. — QUERO OUVIR ESSA MÚSICA CELESTIAL TODOS OS DIAS, A QUALQUER HORA.

 

RAPIDAMENTE, OS SERVOS CORRERAM ATRÁS DO PEQUENO PÁSSARO, E ELE FOI CAPTURADO COM MUITO CUIDADO. O IMPERADOR, FASCINADO COM O ROUXINOL, MANDOU QUE OS MELHORES ARTESÃOS DO REINO CRIASSEM UMA GAIOLA COM OS METAIS MAIS PRECIOSOS E ADORNOS DE ESMERALDAS E RUBIS. O ROUXINOL, PORÉM, MESMO CERCADO DE TANTO LUXO, PAROU DE CANTAR. SEU OLHAR ERA TRISTE, E SEU CORAÇÃO ANSIAVA PELA LIBERDADE DOS CAMPOS E FLORESTAS.

 

ENQUANTO O ROUXINOL PERMANECIA MUDO EM SUA GAIOLA, A JOVEM PRINCESA MEI, FILHA DO IMPERADOR, OBSERVAVA TUDO DE LONGE. DIFERENTE DE SEU PAI, ELA SEMPRE SE EMOCIONARA COM AS COISAS SIMPLES DA NATUREZA E ACREDITAVA QUE A VERDADEIRA BELEZA VINHA DA LIBERDADE. CERTA NOITE, ENQUANTO TODOS DORMIAM, MEI DECIDIU VISITAR O ROUXINOL.

 

— MEU PEQUENO AMIGO — DISSE ELA SUAVEMENTE —, SEI QUE SEU CORAÇÃO ESTÁ TRISTE. NÃO HÁ TESOURO NESTE PALÁCIO QUE SE COMPARE À ALEGRIA DE VOAR LIVRE.

 

NESSE MOMENTO, ALGO MÁGICO ACONTECEU. UMA SUAVE NÉVOA LILÁS PREENCHEU O AR, E, DE REPENTE, UMA FADA APARECEU DIANTE DA PRINCESA. ERA A FADA LAILA, GUARDIÃ DAS CRIATURAS LIVRES DA FLORESTA.

 

— PRINCESA MEI — DISSE A FADA, COM UM SORRISO BONDOSO —, SUA GENTILEZA E COMPAIXÃO PELO ROUXINOL TROUXERAM-ME ATÉ AQUI. O QUE DESEJA PARA O PEQUENO PÁSSARO?

 

— QUERO QUE ELE SEJA LIVRE OUTRA VEZ — RESPONDEU A PRINCESA, SEM HESITAR. — MAS TEMO A FÚRIA DE MEU PAI.

 

— HAVERÁ UMA MANEIRA DE LIBERTAR O ROUXINOL SEM QUE ELE JAMAIS SEJA ESQUECIDO — DISSE A FADA. — MAS PARA ISSO, VOCÊ PRECISARÁ ENFRENTAR DESAFIOS PERIGOSOS.

 

DETERMINADA A AJUDAR, MEI ACEITOU O DESAFIO. NAQUELA NOITE, A FADA A LEVOU PARA UMA MONTANHA DISTANTE, ONDE VIVIA UM DRAGÃO CHAMADO LONGYU, CUJA PELE BRILHAVA COMO FOGO E CUJAS ESCAMAS ERAM TÃO DURAS QUANTO O AÇO. ELE GUARDAVA UMA JOIA MÁGICA, UM CRISTAL ENCANTADO QUE PODERIA LIBERTAR A ESSÊNCIA DO CANTO DO ROUXINOL, TORNANDO-O IMORTAL.

 

— PARA CONQUISTAR O CRISTAL, DEVE MOSTRAR AO DRAGÃO O PODER DE UM CORAÇÃO PURO — EXPLICOU A FADA.

 

QUANDO MEI CHEGOU À CAVERNA DO DRAGÃO, NÃO SENTIU MEDO. LONGYU, COM SEUS OLHOS DOURADOS FLAMEJANTES, RUGIU, ENCHENDO A CAVERNA DE FUMAÇA. NO ENTANTO, A PRINCESA SE APROXIMOU COM SERENIDADE.

 

— GRANDE DRAGÃO LONGYU — DISSE ELA —, NÃO VENHO EM BUSCA DE TESOURO OU GLÓRIA. VENHO POR AMOR À LIBERDADE. SE DESEJA TESTAR MEU CORAÇÃO, QUE FAÇA, MAS SEI QUE O VERDADEIRO PODER NÃO ESTÁ NAS JOIAS OU NAS RIQUEZAS, MAS NO RESPEITO POR TODA VIDA.

 

LONGYU, IMPRESSIONADO COM A CORAGEM E SINCERIDADE DA JOVEM PRINCESA, DEU-LHE O CRISTAL ENCANTADO SEM LUTA. ELE, QUE FORA OUTRORA UM DRAGÃO SÁBIO E BONDOSO, PERCEBEU QUE A ALMA DA PRINCESA ERA TÃO LUMINOSA QUANTO O SOL QUE ELE GUARDAVA EM SUA CAVERNA.

 

COM O CRISTAL EM MÃOS, A FADA LAILA CONDUZIU MEI DE VOLTA AO PALÁCIO. LÁ, ELAS PREPARARAM UMA POÇÃO ESPECIAL EM UM GRANDE CALDEIRÃO DE OURO. A IMPERATRIZ QING, MÃE DE MEI, HAVIA APRENDIDO COM ANTIGAS BRUXAS DO REINO OS SEGREDOS DAS POÇÕES MÁGICAS E DECIDIU AJUDAR SUA FILHA.

 

— ESTE CALDEIRÃO FOI USADO POR GERAÇÕES DE SÁBIAS MULHERES — DISSE A IMPERATRIZ, MISTURANDO INGREDIENTES RAROS —, E HOJE ELE NOS AJUDARÁ A LIBERTAR O ROUXINOL E SUA CANÇÃO PARA SEMPRE.

 

A POÇÃO BRILHOU COM A LUZ DAS ESTRELAS, E QUANDO A ÚLTIMA GOTA CAIU SOBRE O CRISTAL ENCANTADO, O ROUXINOL CANTOU NOVAMENTE, MAS DESTA VEZ, SEU CANTO ENCHEU TODO O REINO, ECOANDO PELOS CAMPOS, FLORESTAS E MARES.

 

O IMPERADOR, AO OUVIR AQUELE CANTO SUBLIME, COMPREENDEU O ERRO QUE HAVIA COMETIDO. PERCEBEU QUE A BELEZA DO ROUXINOL NÃO ESTAVA NA SUA POSSE, MAS NA SUA LIBERDADE. ASSIM, ORDENOU QUE A GAIOLA FOSSE ABERTA, E O PÁSSARO ALÇOU VOO, LIVRE COMO O VENTO.

 

A PARTIR DAQUELE DIA, O CANTO DO ROUXINOL NUNCA MAIS CESSOU. SEMPRE QUE ALGUÉM PRECISAVA DE PAZ OU DE ALEGRIA, BASTAVA ESCUTAR A MÚSICA QUE VINHA DE TODOS OS CANTOS DO REINO, E O CORAÇÃO SE ENCHIA DE ESPERANÇA.

 

E ASSIM, O IMPERADOR APRENDEU QUE O VERDADEIRO VALOR DAS COISAS NÃO ESTÁ EM POSSUÍ-LAS, MAS EM ADMIRÁ-LAS COM RESPEITO. A PRINCESA MEI, A FADA LAILA, E O GRANDE DRAGÃO LONGYU TORNARAM-SE SÍMBOLOS DE SABEDORIA, CORAGEM E BONDADE, E O CANTO DO ROUXINOL, IMORTAL, PERDURA ATÉ HOJE NAS LENDAS DAQUELE REINO.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 14/10/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish