Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

 NUMA TERRA DISTANTE E MÁGICA, ONDE AS FLORESTAS FALAVAM E OS RIOS CANTAVAM, VIVIA UMA PODEROSA FEITICEIRA CHAMADA ANCIÃ. ELA MORAVA EM UMA PEQUENA CABANA NO ALTO DE UMA COLINA CERCADA POR ÁRVORES CENTENÁRIAS E FLORES QUE DESABROCHAVAM O ANO TODO. APESAR DE SEU PODER IMENSO, A ANCIÃ TINHA UM CORAÇÃO BOM E ERA CONHECIDA POR USAR SUAS MAGIAS APENAS PARA AJUDAR OS QUE PRECISAVAM.

 

A FEITICEIRA TINHA DOIS FILHOS, E APESAR DE AMÁ-LOS IGUALMENTE, ELES ERAM MUITO DIFERENTES. O MAIS VELHO, CHAMADO LIAN, ERA UM JOVEM DE BELEZA INCOMPARÁVEL. SEU ROSTO ERA ILUMINADO POR OLHOS BRILHANTES COMO O CÉU, E SUA PELE ERA TÃO SUAVE E PERFEITA QUANTO AS PÉTALAS DE UMA ROSA. TODOS QUE O VIAM FICAVAM ENCANTADOS COM SUA APARÊNCIA E PRESENÇA. JÁ O CAÇULA, KALIN, ERA MUITO DIFERENTE. ELE TINHA O ROSTO MARCADO POR CICATRIZES QUE ADQUIRIRA AO NASCER, E SEUS TRAÇOS ERAM DESAJEITADOS, COM UM CORPO CURVADO E UM SORRISO TÍMIDO. EMBORA TIVESSE UM CORAÇÃO PURO E BONDOSO, SUA APARÊNCIA ERA CONSTANTEMENTE MOTIVO DE RISADAS E DESPREZO PELOS OUTROS.

 

A FEITICEIRA AMAVA AMBOS OS FILHOS, MAS SENTIA UMA DOR PROFUNDA AO VER KALIN SOFRENDO POR CAUSA DE SUA APARÊNCIA. ELE ERA IGNORADO PELAS PESSOAS DA VILA, ENQUANTO LIAN RECEBIA TODAS AS ATENÇÕES. KALIN SE AFASTAVA, ENVERGONHADO E TRISTE, ENQUANTO O IRMÃO BRILHAVA COMO O SOL. CERTA NOITE, KALIN CHOROU BAIXINHO EM SEU QUARTO, E A MÃE, OUVINDO SEUS SOLUÇOS, DECIDIU QUE NÃO SUPORTARIA MAIS VER SEU FILHO SOFRENDO. ELA USARIA SUA MAGIA PARA AJUDÁ-LO.

 

NAQUELA MESMA NOITE, A ANCIÃ FOI ATÉ SUA SALA SECRETA, UM LUGAR ONDE GUARDAVA POÇÕES ANTIGAS E PODEROSAS, LIVROS DE FEITIÇOS E INGREDIENTES RAROS. ELA ABRIU UM GRANDE LIVRO EMPOEIRADO E COMEÇOU A PROCURAR POR UMA FÓRMULA. APÓS ALGUMAS HORAS, ENCONTROU O QUE PROCURAVA: UMA POÇÃO PARA TRANSFORMAR KALIN EM UM BELO JOVEM, TÃO BONITO QUANTO O IRMÃO LIAN.

 

DETERMINADA, A FEITICEIRA MISTUROU PÉTALAS DE FLORES DOURADAS, ÁGUA DE UM LAGO CRISTALINO E A LUZ DA LUA CHEIA. NO CALDEIRÃO BORBULHANTE, A POÇÃO BRILHAVA COM UM TOM PRATEADO E SUAVE. QUANDO FINALMENTE FICOU PRONTA, ELA CHAMOU KALIN. COM UM SORRISO GENTIL, A MÃE ENTREGOU-LHE UM PEQUENO FRASCO E EXPLICOU QUE, AO BEBER AQUELA POÇÃO, ELE SE TORNARIA TÃO BELO QUANTO O IRMÃO.

 

KALIN HESITOU, OLHANDO PARA A POÇÃO RELUZENTE. ELE SEMPRE HAVIA SONHADO EM SER BONITO, MAS, NO FUNDO, ELE SABIA QUE SUA BONDADE E CORAGEM JÁ ERAM MAIORES DO QUE QUALQUER BELEZA EXTERNA. MESMO ASSIM, MOVIDO PELA CURIOSIDADE E PELA ESPERANÇA DE FINALMENTE SER ACEITO, KALIN TOMOU A POÇÃO.

 

QUANDO O LÍQUIDO DESCEU POR SUA GARGANTA, ALGO INCRÍVEL ACONTECEU. SEU CORPO COMEÇOU A BRILHAR INTENSAMENTE, E, POUCO A POUCO, SUAS CICATRIZES DESAPARECERAM, SEUS TRAÇOS SE SUAVIZARAM E ELE SE TRANSFORMOU  NUM JOVEM DE BELEZA EXTRAORDINÁRIA. QUANDO SE OLHOU NO ESPELHO, QUASE NÃO SE RECONHECEU. ERA AGORA TÃO BELO QUANTO O IRMÃO, TALVEZ ATÉ MAIS.

 

NO DIA SEGUINTE, QUANDO KALIN SAIU PARA CAMINHAR PELA VILA, TODOS OS OLHARES ESTAVAM SOBRE ELE. AS PESSOAS O CUMPRIMENTAVAM COM SORRISOS E ADMIRAÇÃO. ELE, QUE ANTES ERA IGNORADO, AGORA ERA O CENTRO DAS ATENÇÕES. MAS, COM O PASSAR DOS DIAS, ALGO ESTRANHO COMEÇOU A ACONTECER. QUANTO MAIS KALIN SE APROXIMAVA DOS OUTROS E RECEBIA ELOGIOS, MAIS ELE SE AFASTAVA DE SI MESMO. AS CONVERSAS ERAM VAZIAS, E AS AMIZADES QUE ANTES PARECIAM IMPOSSÍVEIS AGORA SOAVAM FALSAS.

 

ENQUANTO ISSO, SUA RELAÇÃO COM O IRMÃO LIAN TAMBÉM MUDAVA. LIAN, QUE SEMPRE HAVIA SIDO GENTIL E PROTETOR, AGORA PARECIA DISTANTE, E KALIN SENTIA UM PESO QUE NÃO SABIA EXPLICAR. A BELEZA QUE ELE TANTO DESEJARA COMEÇAVA A SE TRANSFORMAR EM UM FARDO. ELE PERCEBEU QUE, EMBORA TIVESSE MUDADO POR FORA, AS PESSOAS QUE O DESPREZAVAM ANTES AGORA O TRATAVAM BEM APENAS POR SUA APARÊNCIA.

 

CERTA NOITE, ELE VOLTOU PARA A CABANA DA MÃE, COM OS OLHOS CHEIOS DE LÁGRIMAS. "MÃE, EU SOU BONITO AGORA, MAS NUNCA ME SENTI TÃO SOZINHO. AS PESSOAS NÃO VEEM QUEM EU REALMENTE SOU. ELAS VEEM APENAS O QUE ESTÁ POR FORA."

 

A FEITICEIRA, COM UM OLHAR COMPREENSIVO, ABRAÇOU O FILHO E DISSE COM SUAVIDADE: "KALIN, A VERDADEIRA BELEZA ESTÁ EM SEU CORAÇÃO, E ISSO NUNCA MUDOU. A MAGIA PODE ALTERAR SUA APARÊNCIA, MAS NÃO PODE MUDAR O QUE É MAIS IMPORTANTE. VOCÊ SEMPRE FOI ESPECIAL, NÃO PELA SUA APARÊNCIA, MAS PELA BONDADE QUE CARREGAVA EM CADA GESTO, EM CADA PALAVRA."

 

COM ESSAS PALAVRAS, KALIN ENTENDEU QUE A BELEZA EXTERIOR ERA PASSAGEIRA E SUPERFICIAL. ELE PEDIU À MÃE QUE DESFIZESSE O FEITIÇO, E A ANCIÃ, COM CARINHO, PREPAROU UMA NOVA POÇÃO. AO BEBÊ-LA, KALIN VOLTOU A SER COMO ANTES, MAS AGORA COM O CORAÇÃO EM PAZ. ELE SABIA QUE SUA APARÊNCIA NÃO DEFINIA SEU VALOR E QUE OS QUE REALMENTE IMPORTAVAM O AMARIAM PELO QUE ELE ERA DE VERDADE.

 

ASSIM, KALIN CONTINUOU SUA VIDA COM MAIS CONFIANÇA E SABEDORIA, SABENDO QUE A VERDADEIRA MAGIA ESTAVA NO AMOR E NA ACEITAÇÃO DE SI MESMO. E, DAQUELE DIA EM DIANTE, ELE NUNCA MAIS DESEJOU SER DIFERENTE, POIS SABIA QUE, POR DENTRO, SEMPRE FOI BELO.

 

E A FEITICEIRA ANCIÃ, ORGULHOSA DE SEUS FILHOS, VIVEU MUITOS ANOS AINDA, CUIDANDO DOS QUE PRECISAVAM, MAS SABENDO QUE A MAGIA MAIS PODEROSA ERA AQUELA QUE NINGUÉM PODIA VER.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 14/10/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish