ERA UMA VEZ, NA PEQUENA CIDADE DE CÃOVILLE, UM CACHORRO CHAMADO BILLY. ELE ERA UM PASTOR ALEMÃO ESPERTO E MUITO CARISMÁTICO, SEMPRE COM UM SORRISO TRAVESSO NO ROSTO. SEUS AMIGOS O ADORAVAM, MAS BILLY TINHA UM HÁBITO QUE NINGUÉM SABIA: ELE ADORAVA TRAPACEAR NOS JOGOS DE CARTAS.
TODO FINAL DE SEMANA, OS CÃES DA VIZINHANÇA SE REUNIAM PARA JOGAR CARTAS NO QUINTAL DA DONA PATA, UMA IDOSA PATA QUE FAZIA OS MELHORES BISCOITOS DE CACHORRO DA CIDADE. TINHAM SEMPRE BONS MOMENTOS JUNTOS, ATÉ QUE BILLY DECIDIU QUE QUERIA GANHAR MAIS RÁPIDO E FÁCIL. E FOI ASSIM QUE COMEÇOU A TRAPACEAR.
NO COMEÇO, ELE GANHAVA PEQUENAS APOSTAS: OSSINHOS, BRINQUEDOS VELHOS E ATÉ ALGUNS BISCOITOS. MAS, COM O TEMPO, BILLY FICOU MAIS AMBICIOSO. ELE INVENTAVA REGRAS QUE SÓ ELE CONHECIA, ESCONDIA CARTAS DEBAIXO DA MESA E ATÉ ESPIAVA AS CARTAS DOS OUTROS. SEUS AMIGOS ERAM INGÊNUOS E CONFIAVAM NELE, ENTÃO NINGUÉM DESCONFIAVA DO QUE ELE FAZIA.
BILLY FICAVA CADA VEZ MAIS RICO E GANHAVA TODOS OS JOGOS. O CACHORRINHO SALSICHA, QUE ADORAVA BRINCAR HONESTAMENTE, PERDEU SEU BRINQUEDO FAVORITO, UM COELHINHO DE PELÚCIA, E O TÍMIDO BULDOGUE BETO TEVE QUE ENTREGAR SEUS PRECIOSOS OSSOS DE CARNE.
— UAU, BILLY, VOCÊ É MESMO MUITO BOM! — DISSE O PEQUENO CHIHUAHUA CHIQUINHO, IMPRESSIONADO COM A QUANTIDADE DE PRÊMIOS QUE BILLY ACUMULAVA.
— BOM? EU SOU O MELHOR! — RESPONDEU BILLY, RINDO POR DENTRO DE SUAS TRAPAÇAS.
MAS O TEMPO PASSOU, E UM DIA, BILLY FICOU TÃO CONFIANTE EM SUAS HABILIDADES QUE CONVIDOU SEUS AMIGOS PARA UM JOGO COM APOSTAS AINDA MAIORES. DESSA VEZ, A DONA PATA SUGERIU UMA APOSTA ESPECIAL: QUEM GANHASSE LEVARIA O GRANDE POTE DE MOEDAS DE OURO QUE ESTAVA GUARDADO NA ESTANTE.
TODOS OS AMIGOS DE BILLY, MESMO TRISTES POR TEREM PERDIDO TANTAS VEZES, CONCORDARAM. AFINAL, AINDA GOSTAVAM DE BILLY E QUERIAM UMA CHANCE DE RECUPERAR O QUE HAVIAM PERDIDO.
O JOGO COMEÇOU, E MAIS UMA VEZ BILLY COMEÇOU A TRAPACEAR. ELE ESCONDIA CARTAS NAS PATAS E MANIPULAVA AS RODADAS COM SUA HABILIDADE ASTUTA. MAS O QUE ELE NÃO SABIA ERA QUE A DONA PATA, SEMPRE OBSERVADORA, JÁ DESCONFIAVA QUE HAVIA ALGO ERRADO. ELA JÁ TINHA VISTO BILLY ESPIAR AS CARTAS DE CHIQUINHO ALGUMAS VEZES E GUARDAR UMA CARTA EXTRA NO MEIO DA CAUDA.
QUANDO O JOGO TERMINOU, BILLY, COMO SEMPRE, VENCEU. ELE PULOU DE ALEGRIA E FOI LOGO PEGANDO O POTE DE MOEDAS DE OURO. PORÉM, ANTES QUE PUDESSE SAIR CORRENDO COM O PRÊMIO, A DONA PATA FALOU COM SUA VOZ FIRME:
— ESPERE UM POUCO, BILLY. TEM ALGO ESTRANHO ACONTECENDO. COMO É POSSÍVEL VOCÊ GANHAR TODAS AS VEZES?
OS OUTROS CÃES PARARAM E OLHARAM PARA BILLY. ELE FICOU NERVOSO E TENTOU DISFARÇAR.
— AH, EU SOU APENAS MUITO BOM EM CARTAS! — DISSE ELE, FINGINDO INOCÊNCIA.
MAS A DONA PATA, MUITO SÁBIA, NÃO SE DEIXOU ENGANAR.
— VAMOS VERIFICAR AS CARTAS DEBAIXO DA MESA E VER SE NÃO HÁ NADA ERRADO — SUGERIU ELA.
AO FAZER ISSO, ENCONTRARAM CARTAS ESCONDIDAS NOS LUGARES MAIS IMPROVÁVEIS: EMBAIXO DAS ALMOFADAS, NO CHÃO E ATÉ NO PELO DE BILLY!
— BILLY! — GRITARAM TODOS OS CÃES, CHOCADOS.
BILLY ABAIXOU AS ORELHAS, ENVERGONHADO. ELE TENTOU SE EXPLICAR, MAS SABIA QUE NÃO TINHA DESCULPA.
— ME DESCULPEM… EU SÓ QUERIA GANHAR… — DISSE ELE, ARREPENDIDO.
DONA PATA BALANÇOU A CABEÇA COM TRISTEZA.
— TRAPACEAR NUNCA É O CAMINHO, BILLY. VOCÊ PERDEU A CONFIANÇA DOS SEUS AMIGOS E, ALÉM DISSO, TUDO O QUE GANHOU DE MANEIRA DESONESTA PRECISA SER DEVOLVIDO.
BILLY OLHOU PARA OS PRÊMIOS QUE HAVIA ACUMULADO E, UM A UM, DEVOLVEU CADA BRINQUEDO, OS OSSINHOS E ATÉ OS BISCOITOS QUE HAVIA TOMADO DE SEUS AMIGOS. POR FIM, ELE DEVOLVEU TAMBÉM O POTE DE MOEDAS DE OURO.
— EU SINTO MUITO, PESSOAL. PROMETO QUE NUNCA MAIS VOU TRAPACEAR — DISSE BILLY, COM O CORAÇÃO PESADO.
OS AMIGOS, EMBORA MAGOADOS, DECIDIRAM PERDOAR BILLY, MAS ELE PRECISARIA PROVAR QUE REALMENTE HAVIA MUDADO.
NO FINAL, BILLY APRENDEU A MAIOR LIÇÃO DE SUA VIDA: SER HONESTO É MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE GANHAR. E, DAQUELE DIA EM DIANTE, ELE NUNCA MAIS TRAPACEOU. EM VEZ DISSO, TORNOU-SE UM DOS JOGADORES MAIS JUSTOS E DIVERTIDOS DA CIDADE. SEUS AMIGOS VOLTARAM A CONFIAR NELE, E OS JOGOS DE CARTAS FICARAM AINDA MAIS DIVERTIDOS — E, O MELHOR DE TUDO, JUSTOS.
E ASSIM, EM CÃOVILLE, O CERTO TRIUNFOU, E TODOS VIVERAM FELIZES JOGANDO HONESTAMENTE, SABENDO QUE A AMIZADE E A SINCERIDADE SÃO OS MAIORES PRÊMIOS DE TODOS.