ERA UMA VEZ UMA BALEIA MUITO GRANDE E MUITO ALEGRE CHAMADA BELINA. ELA MORAVA NA ARCA DE NOÉ, JUNTO COM TODOS OS OUTROS ANIMAIS. MAS, UM BELO DIA, NOÉ PERCEBEU QUE A ARCA ESTAVA FICANDO PEQUENA DEMAIS PARA TANTOS BICHOS, E A BELINA, QUE ERA GRANDONA E OCUPAVA QUASE TODO O ESPAÇO, FOI GENTILMENTE CONVIDADA A SAIR.
— DESCULPA, BELINA, MAS ACHO QUE VOCÊ VAI FICAR MAIS FELIZ NO MAR — DISSE NOÉ, COM UM SORRISO MEIO SEM GRAÇA.
BELINA, QUE NÃO SE CHATEAVA COM NADA, DEU UMA GRANDE RISADA E MERGULHOU NO MAR AZUL. ELA NADOU POR AÍ, TODA FELIZ E SERELEPE, MAS COM O TEMPO, PERCEBEU UMA COISA... ELA ESTAVA COM SEDE! UMA SEDE TÃO GRANDE QUANTO ELA!
ENTÃO, SEM PENSAR DUAS VEZES, BELINA COMEÇOU A BEBER A ÁGUA DO MAR. E BEBEU, E BEBEU, E BEBEU... BEBEU TANTO QUE O MAR FOI SUMINDO! PRIMEIRO SUMIRAM AS ONDAS, DEPOIS OS PEIXINHOS FICARAM NADANDO NO AR (MUITO CONFUSOS, DIGA-SE DE PASSAGEM), E POR FIM, NÃO SOBROU NEM UMA GOTINHA DE ÁGUA.
— AHHH... QUE SEDE BOA! — SUSPIROU BELINA, SATISFEITA.
COM A BARRIGA CHEIA E MUITO FELIZ, BELINA BOCEJOU E RESOLVEU TIRAR UMA SONECA. E QUE SONECA! ELA DORMIU POR HORAS, ENROLADA COMO UM GRANDE TRAVESSEIRO FOFINHO DEBAIXO DO SOL.
DE REPENTE, NO MEIO DE UM SONHO EM QUE ELA ESTAVA BRINCANDO COM PEIXINHOS COLORIDOS, BELINA ACORDOU COM UM SOLAVANCO.
— HIC! — ELA SOLUÇOU. UM SOLUÇO TÃO FORTE QUE FEZ SEU CORPO TODO TREMER.
— OPA, O QUE FOI ISSO? — PERGUNTOU, ASSUSTADA.
E VEIO OUTRO SOLUÇO.
— HIC!
COM O SEGUNDO SOLUÇO, BELINA PERCEBEU QUE ESTAVA DEVOLVENDO A ÁGUA DO MAR! TODA AQUELA ÁGUA QUE ELA TINHA BEBIDO COMEÇOU A SAIR DE VOLTA PELAS SUAS NARINAS! PRIMEIRO UM FIOZINHO... DEPOIS UM JATO ENORME!
ELA SOLUÇAVA E ESPIRRAVA, E A ÁGUA IA VOLTANDO PARA O MAR. OS PEIXINHOS, QUE ANTES ESTAVAM FLUTUANDO NO AR, FICARAM SUPER FELIZES QUANDO A ÁGUA COMEÇOU A REAPARECER.
— UHUU! — GRITARAM OS PEIXES, NADANDO DE VOLTA PARA O MAR.
BELINA CONTINUAVA SOLUÇANDO, E A CADA "HIC!", MAIS E MAIS ÁGUA VOLTAVA AO LUGAR. AS ONDAS COMEÇARAM A DANÇAR DE NOVO E LOGO O MAR ESTAVA CHEIO E VIVO COMO ANTES.
DEPOIS DE TANTO SOLUÇAR, BELINA PAROU, ALIVIADA E TRANQUILA.
— AH, QUE BOM QUE DEVOLVI TUDO... AGORA SIM, O MAR ESTÁ COMO DEVERIA SER! — DISSE, COM UM SORRISÃO ALEGRE.
OS PEIXINHOS, AS TARTARUGAS E ATÉ OS POLVOS AGRADECERAM A BELINA POR DEVOLVER A ÁGUA E A CONVIDARAM PARA BRINCAR.
E ASSIM, BELINA PASSOU O RESTO DOS DIAS NADANDO FELIZ PELO MAR, CONTANDO SUAS HISTÓRIAS E, CLARO, SEMPRE TOMANDO CUIDADO PARA NÃO BEBER ÁGUA DEMAIS DE NOVO!