Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, EM UMA FLORESTA DENSA E SOMBRIA, UMA BRUXA CHAMADA EULÁLIA. ELA ERA QUASE SEMPRE VELHA, COM RUGAS PROFUNDAS QUE CONTAVAM HISTÓRIAS DE TEMPOS PASSADOS, E ALGUMAS VERRUGAS ESPALHADAS PELO ROSTO, QUE A TORNAVAM AINDA MAIS PECULIAR. EULÁLIA VIVIA SOZINHA EM UMA CABANA MALTRAPILHA, CERCADA POR ÁRVORES ALTAS E ESPESSAS, ONDE A LUZ DO SOL RARAMENTE CONSEGUIA ENTRAR.

 

A BRUXA CARREGAVA UM GRANDE SACO NAS COSTAS, ONDE GUARDAVA SUAS POÇÕES E INGREDIENTES MÁGICOS. EMBORA PARECESSE ASSUSTADORA, EULÁLIA TINHA UM CORAÇÃO GENTIL E ADORAVA CUIDAR DOS ANIMAIS QUE A ACOMPANHAVAM. SEMPRE AO SEU LADO ESTAVAM TRÊS GATOS PRETOS, UM CACHORRO DE ORELHAS GRANDES CHAMADO TOBIAS E UMA CORUJA SÁBIA CHAMADA OLÍVIA. ELES ERAM SEUS AMIGOS LEAIS E A AJUDAVAM EM SUAS AVENTURAS.

 

UM DIA, ENQUANTO EULÁLIA COLHIA MAÇÃS EM UMA ÁRVORE ENCANTADA, PERCEBEU QUE AS MAÇÃS BRILHAVAM COM UMA LUZ DOURADA E RELUZENTE. CURIOSA, ELA DECIDIU LEVAR ALGUMAS PARA CASA. ASSIM QUE ENTROU EM SUA CABANA, SENTIU UM CHEIRO DOCE E IRRESISTÍVEL. AS MAÇÃS COMEÇARAM A SUSSURRAR, PROMETENDO REALIZAR DESEJOS PARA QUEM AS COMESSE.

 

— O QUE VOCÊS DESEJAM? — PERGUNTOU EULÁLIA, SURPRESA.

 

AS MAÇÃS RESPONDERAM EM CORO:

 

— QUEREMOS QUE VOCÊ FAÇA OS HABITANTES DA FLORESTA FELIZES!

 

EULÁLIA SORRIU. ELA SEMPRE SONHOU EM AJUDAR OS OUTROS, MAS NÃO SABIA COMO. COM UM MOVIMENTO ÁGIL, COMEÇOU A PREPARAR UMA POÇÃO MÁGICA COM AS MAÇÃS ENCANTADAS. COM O AUXÍLIO DE OLÍVIA, TOBIAS E OS GATINHOS, ELA MISTUROU AS FRUTAS COM UM POUCO DE PÓ DE ESTRELAS E GOTAS DO ORVALHO DA MANHÃ.

 

DEPOIS DE ALGUMAS HORAS, A POÇÃO ESTAVA PRONTA. EULÁLIA SAIU DE SUA CABANA E CAMINHOU ATÉ A ALDEIA PRÓXIMA. OS MORADORES ESTAVAM TRISTES, POIS HAVIA UMA GRANDE SECA E AS COLHEITAS NÃO IAM BEM. COM SEU CORAÇÃO BATENDO FORTE, EULÁLIA ERGUEU O FRASCO COM A POÇÃO E FALOU:

 

— QUERIDOS AMIGOS, EU TRAGO UMA MAGIA QUE PODE TRAZER ALEGRIA E PROSPERIDADE DE VOLTA!

 

OS ALDEÕES OLHARAM COM DESCONFIANÇA, MAS A CURIOSIDADE OS FEZ SE APROXIMAR. EULÁLIA OFERECEU A POÇÃO A CADA UM DELES, PEDINDO QUE DESEJASSEM ALGO BOM PARA SI E PARA A ALDEIA. UM A UM, ELES TOMARAM A POÇÃO E, COMO POR ENCANTO, AS NUVENS COMEÇARAM A SE FORMAR NO CÉU, TRAZENDO CHUVA E VIDA PARA AS PLANTAÇÕES.

 

A ALEGRIA SE ESPALHOU PELA ALDEIA E, EM GRATIDÃO, OS MORADORES COMEÇARAM A FAZER FESTAS EM HOMENAGEM À BRUXA DAS MAÇÃS ENCANTADAS. EULÁLIA, QUE COSTUMAVA SER VISTA COMO UMA FIGURA ESTRANHA E SOLITÁRIA, TORNOU-SE A HEROÍNA DA ALDEIA.

 

E ASSIM, A BRUXA VELHA E MALTRAPILHA DESCOBRIU QUE O VERDADEIRO PODER DA MAGIA ESTAVA EM SEU CORAÇÃO E EM SUA DISPOSIÇÃO DE AJUDAR OS OUTROS. DESDE ENTÃO, EULÁLIA E SEUS AMIGOS ANIMAIS NÃO APENAS CUIDAVAM DA FLORESTA, MAS TAMBÉM ERAM SEMPRE BEM-VINDOS NA ALDEIA, ONDE A BONDADE E A AMIZADE FLORESCERAM COMO AS MAÇÃS ENCANTADAS.

 

E ASSIM, A BRUXA DAS MAÇÃS ENCANTADAS VIVEU FELIZ, CERCADA DE AMOR E AMIZADE, MOSTRANDO A TODOS QUE A VERDADEIRA BELEZA VEM DE DENTRO.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 11/10/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish