Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ UM PATO MUITO CURIOSO, CHAMADO SENHOR QUÁ QUÁ. ELE MORAVA EM UM LAGO TRANQUILO, RODEADO POR ÁRVORES E FLORES COLORIDAS. MAS O SENHOR QUÁ QUÁ NÃO ERA COMO OS OUTROS PATOS. ENQUANTO OS OUTROS NADAVAM CALMAMENTE E COMIAM GRÃOS AO SOL, ELE ESTAVA SEMPRE PROCURANDO NOVAS AVENTURAS. UM DIA, ELE ACORDOU COM UMA IDEIA NA CABEÇA: "HOJE, VOU EXPLORAR O BOSQUE E VER O QUE HÁ DE NOVO POR LÁ!"

 

E ASSIM COMEÇOU A JORNADA DO SENHOR QUÁ QUÁ. ELE SAIU DO LAGO BATENDO SUAS ASAS, E COM UM GRANDE "QUÁ, QUÁ", FOI PARA O MEIO DO BOSQUE.

 

LOGO DE INÍCIO, ELE ENCONTROU A DONA GALINHA, QUE ESTAVA CACAREJANDO EM CIMA DE UMA PEDRA. 

– “O QUE ESTÁ ACONTECENDO, DONA GALINHA? – PERGUNTOU O SENHOR QUÁ QUÁ, CURIOSO. 

– "AH, SENHOR QUÁ QUÁ, EU ESTOU TENTANDO ALCANÇAR AQUELA FRUTA ALI NA ÁRVORE, MAS MINHAS ASAS SÃO CURTAS DEMAIS!” – DISSE A GALINHA.

 

O SENHOR QUÁ QUÁ, SEMPRE DISPOSTO A AJUDAR, DEU UM GRANDE PULO PARA TENTAR PEGAR A FRUTA. MAS, NO MEIO DO PULO, ELE PERDEU O EQUILÍBRIO E CAIU DE CARA NO CHÃO, FAZENDO UM BARULHO ENGRAÇADO. "QUÁ!" DONA GALINHA COMEÇOU A RIR, E LOGO OS DOIS ESTAVAM GARGALHANDO JUNTOS.

 

DEPOIS DE SE DESPEDIR DA DONA GALINHA, O SENHOR QUÁ QUÁ SEGUIU ADIANTE. NO CAMINHO, ENCONTROU O SENHOR MARRECO, QUE ESTAVA MUITO BRAVO. 

– "O QUE HOUVE, SENHOR MARRECO?" – PERGUNTOU O SENHOR QUÁ QUÁ. 

– "AQUELE GALO ME ACORDOU COM SEU CANTO ALTO E DESAFINADO! AGORA ESTOU DE MAU HUMOR!"

 

O SENHOR QUÁ QUÁ, QUE NÃO GOSTAVA DE VER NINGUÉM TRISTE, COMEÇOU A DANÇAR AO REDOR DO SENHOR MARRECO, BATENDO SUAS ASAS E FAZENDO SUAS FAMOSAS CARETAS ENGRAÇADAS. O SENHOR MARRECO TENTOU SEGURAR O RISO, MAS NÃO CONSEGUIU. LOGO, ELE ESTAVA DANDO RISADAS TÃO ALTAS QUE ATÉ O GALO, QUE ESTAVA LONGE, FICOU CURIOSO PARA VER O QUE ESTAVA ACONTECENDO.

 

E ASSIM, O SENHOR QUÁ QUÁ CONTINUOU SUA AVENTURA PELO BOSQUE, SEMPRE TRAZENDO RISOS POR ONDE PASSAVA. MAS, DE REPENTE, ELE VIU ALGO ESTRANHO: UM GRANDE JENIPAPO NO CHÃO. ELE PENSOU: "HUMM, PARECE DELICIOSO!" E SEM PENSAR DUAS VEZES, O SENHOR QUÁ QUÁ DEU UMA MORDIDA NO JENIPAPO.

 

MAS, AI, AI, AI! O JENIPAPO ERA GRANDE DEMAIS PARA ELE, E LOGO O POBRE PATO FICOU ENGASGADO. ELE COMEÇOU A FAZER UM BARULHO ENGRAÇADO, MEIO "QUÁ-QUÁ", MEIO "COF-COF". FOI ENTÃO QUE O SENHOR GALO APARECEU, CORRENDO PARA AJUDAR. 

– "CALMA, SENHOR QUÁ QUÁ! EU VOU TE AJUDAR!"

 

COM MUITA PACIÊNCIA, O SENHOR GALO DEU UM TAPINHA NAS COSTAS DO PATO, E O PEDAÇO DE JENIPAPO FINALMENTE SAIU. O SENHOR QUÁ QUÁ RESPIROU ALIVIADO E AGRADECEU AO AMIGO. 

– “MUITO OBRIGADO, SENHOR GALO! EU REALMENTE NÃO DEVIA TER COMIDO AQUILO TÃO RÁPIDO.”

 

DEPOIS DESSA CONFUSÃO, O SENHOR QUÁ QUÁ DECIDIU QUE JÁ ERA HORA DE VOLTAR PARA CASA. AO CAMINHAR DE VOLTA PARA O LAGO, ELE ENCONTROU TODOS OS SEUS AMIGOS: A DONA GALINHA, O SENHOR MARRECO, O SENHOR GALO E ATÉ ALGUNS PASSARINHOS CURIOSOS. TODOS ELES FORAM ATÉ O LAGO PARA SE DESPEDIR DO PATO MAIS DIVERTIDO DO BOSQUE.

 

ANTES DE ENTRAR NA ÁGUA, O SENHOR QUÁ QUÁ VIROU-SE PARA SEUS AMIGOS E DISSE: 

– "HOJE FOI UM DIA CHEIO DE AVENTURAS, MAS A MELHOR PARTE FOI PASSAR ESSE TEMPO COM VOCÊS. AMANHÃ, QUEM SABE, VAMOS EXPLORAR UM NOVO LUGAR!"

 

E ASSIM, O SENHOR QUÁ QUÁ ENTROU NO LAGO COM UM GRANDE "QUÁ-QUÁ", FELIZ POR TER VIVIDO MAIS UM DIA CHEIO DE RISOS E AMIZADE.

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 11/10/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish