Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

O GATO ESCALDADO QUE TINHA MEDO DE ÁGUA FRIA

                                                                                                     

ERA UMA VEZ UM GATO CHAMADO MIAU, QUE VIVIA NUMA CASINHA ACONCHEGANTE COM SUA DONA, A DONA FILOMENA. MIAU ERA UM GATO MUITO ESPERTO, DE PÊLO BRANCO E FOFINHO COMO NUVEM, MAS TINHA UM GRANDE SEGREDO: ELE MORRIA DE MEDO DE ÁGUA!

 

ESSE MEDO COMEÇOU QUANDO, AINDA FILHOTE, MIAU TEVE UMA EXPERIÊNCIA TERRÍVEL. NUM DIA DE CHUVA FORTE, DONA FILOMENA, PREOCUPADA COM A SUJEIRA QUE ELE TRAZIA DAS BRINCADEIRAS NA LAMA, DECIDIU DAR-LHE O SEU PRIMEIRO BANHO. MAS O BANHO FOI APRESSADO E DESAJEITADO. A ÁGUA ESTAVA MORNA, MAS PARA MIAU PARECIA UMA CACHOEIRA GELADA! ELE MIOU E SE DEBATEU, MOLHANDO O PÊLO ATÉ FICAR TODO PESADO, O QUE O FEZ PERDER SUA AGILIDADE NATURAL. PIOR AINDA, MIAU ACABOU RESFRIADO POR CAUSA DA FRIAGEM DAQUELE BANHO INESPERADO.

 

DESDE ENTÃO, SÓ DE OUVIR O BARULHO DA TORNEIRA, O CORAÇÃO DE MIAU BATIA ACELERADO. ELE SE ESCONDIA ATRÁS DO SOFÁ, EMBAIXO DA CAMA OU ATÉ DENTRO DO ARMÁRIO, SÓ PARA GARANTIR QUE NÃO IA SE MOLHAR OUTRA VEZ.

 

DONA FILOMENA, VENDO O MEDO DE SEU QUERIDO GATINHO, NUNCA MAIS TENTOU FORÇÁ-LO A TOMAR BANHO. MAS, CERTO DIA, ALGO CURIOSO ACONTECEU. UM PASSARINHO, QUE SEMPRE VISITAVA O QUINTAL, CAIU DENTRO DE UMA POÇA DE ÁGUA. O POBREZINHO SE DEBATEU, TENTANDO SAIR, MAS SUAS ASAS ESTAVAM ENCHARCADAS E PESADAS, E ELE NÃO CONSEGUIA VOAR.

 

MIAU OBSERVAVA TUDO DE LONGE, COM OS OLHOS ARREGALADOS. ELE SABIA QUE PRECISAVA AJUDAR, MAS... E A ÁGUA? SERÁ QUE O PASSARINHO PRECISAVA DELE TANTO ASSIM?

 

"AH, EU JÁ FUI ESCALDADO UMA VEZ", PENSOU MIAU. "MAS NÃO POSSO DEIXAR MEU AMIGO PASSARINHO NESSA SITUAÇÃO."

 

COM O CORAÇÃO ACELERADO, O GATINHO DEU UM PASSO EM DIREÇÃO À POÇA. DEPOIS OUTRO. E, COM MUITA CORAGEM, AVANÇOU RÁPIDO E, NUM MOVIMENTO ÁGIL, PUXOU O PASSARINHO PARA FORA DA ÁGUA, USANDO SUA PATINHA.

 

O PASSARINHO, AINDA ASSUSTADO, AGRADECEU COM UM BREVE PIADO ANTES DE VOAR PARA UM GALHO ALTO E SEGURO. MIAU, POR SUA VEZ, FICOU COM AS PATAS UM POUCO MOLHADAS, MAS, PARA SUA SURPRESA, NADA ACONTECEU. A ÁGUA DA POÇA ERA FRIA, MAS NÃO TÃO ASSUSTADORA ASSIM.

 

DEPOIS DESSE DIA, MIAU DESCOBRIU QUE A ÁGUA NÃO ERA SEMPRE SUA INIMIGA. CLARO, ELE AINDA PREFERIA FICAR LONGE DAS TORNEIRAS E DAS CHUVAS FORTES, MAS NÃO SE ESCONDIA MAIS ATRÁS DO SOFÁ COM O SOM DE ÁGUA. ELE APRENDEU QUE, ÀS VEZES, O MEDO É MAIOR DO QUE A PRÓPRIA ÁGUA.

 

E ASSIM, O GATO ESCALDADO, QUE TINHA TANTO MEDO DE ÁGUA FRIA, DESCOBRIU QUE, COM CORAGEM E CALMA, PODIA ENFRENTAR SEUS RECEIOS E AJUDAR QUEM PRECISASSE. E ISSO O FEZ SENTIR-SE MAIS FORTE E CONFIANTE A CADA DIA.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 11/10/2024
Alterado em 12/10/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish