Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, EM UM PÂNTANO ESCURO E MISTERIOSO, UM SAPO CHAMADO ZABOR. MAS ELE NÃO ERA UM SAPO COMUM — ELE EA UM SAPO MAGO, E NÃO UM MAGO BOM. ZABOR ADORAVA USAR SEUS PODERES PARA PREGAR PEÇAS E ASSUSTAR OS OUTROS ANIMAIS DA FLORESTA. SEU MAIOR DESEJO ERA SER TEMIDO POR TODOS E CONTROLAR O PÂNTANO.

 

CERTO DIA, ENQUANTO CAMINHAVA PELAS MARGENS DE UM LAGO, ZABOR AVISTOU UM ANIMAL PEQUENO E SIMPÁTICO. ERA UM COELHO CHAMADO PIP, QUE ESTAVA DISTRAÍDO COLHENDO FLORES PARA LEVAR PARA SUA TOCA.

 

ZABOR, COM SEUS OLHOS BRILHANDO DE MALÍCIA, SE APROXIMOU E PERGUNTOU:

 

— O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO COM ESSAS FLORES, COELHINHO?

 

PIP, UM POUCO ASSUSTADO COM A PRESENÇA DO SAPO MAGO, RESPONDEU EDUCADAMENTE:

 

— ESTOU COLHENDO FLORES PARA MINHA FAMÍLIA. ELAS ADORAM O PERFUME DELAS.

 

ZABOR SORRIU DE FORMA MALDOSA E, AGITANDO SUAS PATAS VERDES, DISSE COM UMA VOZ GRAVE:

 

— QUE BOBAGEM! POSSO FAZER ESSAS FLORES SE TORNAREM ALGO MUITO MAIS "DIVERTIDO".

 

SEM DAR TEMPO PARA PIP RESPONDER, ZABOR MURMUROU UM FEITIÇO EM UMA LÍNGUA ESTRANHA. AS FLORES COMEÇARAM A BRILHAR COM UMA LUZ VERDE SOMBRIA E, NUM INSTANTE, SE TRANSFORMARAM EM SERPENTES RASTEJANTES, QUE COMEÇARAM A SE MOVER EM DIREÇÃO AO COELHINHO.

 

PIP, ATERRORIZADO, GRITOU E TENTOU FUGIR, MAS UMA DAS SERPENTES SE ENROSCOU EM SUA PERNA, E ELE NÃO CONSEGUIA SE SOLTAR.

 

— HAHAHA! AGORA VOCÊ ESTÁ PRESO NO MEU FEITIÇO, COELHINHO TOLO! — ZABOR RIU ALTO.

 

O POBRE PIP ESTAVA SEM ESPERANÇA, ATÉ QUE, DO NADA, UMA BRISA SUAVE SOPROU PELO PÂNTANO, CARREGANDO CONSIGO UMA ESTRANHA CANÇÃO. AS SERPENTES QUE ANTES O ENROSCAVAM, DE REPENTE, PARARAM E DESAPARECERAM COMO FUMAÇA AO VENTO. PIP SENTIU UM CALOR ACONCHEGANTE E, QUANDO OLHOU PARA CIMA, VIU UMA CRIATURA QUE NUNCA HAVIA VISTO ANTES: UMA ANTIGA RÃ BRANCA, COM UMA APARÊNCIA SÁBIA E SERENA.

 

— QUEM OUSA INTERFERIR NOS MEUS FEITIÇOS? — GRITOU ZABOR, IRRITADO.

 

A RÃ BRANCA OLHOU DIRETAMENTE NOS OLHOS DE ZABOR E FALOU CALMAMENTE:

 

— EU SOU ELDORA, GUARDIÃ DESTE PÂNTANO, E SEUS DIAS DE MALDADE ACABARAM, ZABOR. POR MUITO TEMPO VOCÊ USOU SUA MAGIA PARA O MAL, MAS AGORA TERÁ QUE ENFRENTAR AS CONSEQUÊNCIAS.

 

ZABOR, QUE NUNCA HAVIA VISTO ELDORA ANTES, RIU COM DESPREZO.

 

— CONSEQUÊNCIAS? EU SOU O MAGO MAIS PODEROSO DESTE PÂNTANO!

 

ELDORA SORRIU COM PACIÊNCIA E, COM UM MOVIMENTO LEVE DE SUAS PATAS, LANÇOU UMA NÉVOA DOURADA QUE ENVOLVEU ZABOR. O SAPO MAGO TENTOU USAR SEUS FEITIÇOS, MAS, PARA SUA SURPRESA, SEUS PODERES NÃO FUNCIONAVAM MAIS. ELE COMEÇOU A ENCOLHER, ATÉ SE TRANSFORMAR EM UM PEQUENO E COMUM SAPO, SEM MAGIA.

 

— O QUE VOCÊ FEZ COMIGO?! — GRITOU ZABOR, DESESPERADO.

 

— AGORA VOCÊ É APENAS UM SAPO, COMO SEMPRE DEVERIA TER SIDO. SE QUISER SEUS PODERES DE VOLTA, TERÁ QUE APRENDER A USAR A MAGIA PARA O BEM, NÃO PARA O MAL — RESPONDEU ELDORA COM SERENIDADE.

 

ZABOR, AGORA SEM PODERES E COM MEDO, PULOU RAPIDAMENTE PARA LONGE, DESAPARECENDO NO MEIO DO PÂNTANO. ELE NÃO SABIA SE ALGUM DIA CONSEGUIRIA SEUS PODERES DE VOLTA, MAS UMA COISA ERA CERTA: ELE JAMAIS ESQUECERIA O QUE ELDORA LHE DISSERA.

 

PIP, AINDA ASSUSTADO, AGRADECEU À SÁBIA RÃ. ELDORA SORRIU E DISSE:

 

— VÁ EM PAZ, PEQUENO COELHO. O PÂNTANO ESTARÁ PROTEGIDO DE AGORA EM DIANTE.

 

E ASSIM, ZABOR APRENDEU DA FORMA MAIS DIFÍCIL QUE O PODER VERDADEIRO NÃO ESTÁ NA MALDADE, MAS NO RESPEITO E NO EQUILÍBRIO.

 

MAS SE ELE REALMENTE MUDARIA, ISSO... SÓ O TEMPO DIRIA.

 

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 10/10/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish