Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

SORAIA ERA UMA SENHORITA CURIOSA E VALENTE, COM LONGOS CABELOS NEGROS E OLHOS GRANDES E BRILHANTES QUE REFLETIAM SUA SEDE POR AVENTURAS. ELA VIVIA EM UM CASTELO ANTIGO, CERCADO DE SEGREDOS E MISTÉRIOS QUE SEMPRE A FASCINAVAM. O CASTELO ERA VASTO, COM TORRES QUE PARECIAM TOCAR O CÉU E JARDINS CHEIOS DE FLORES RARAS QUE EXALAVAM PERFUMES DOCES. MAS HAVIA ALGO EM PARTICULAR QUE SEMPRE CHAMAVA SUA ATENÇÃO: UMA PORTA MISTERIOSA NO FINAL DE UM CORREDOR ESCURO.

 

A PORTA ERA DIFERENTE DE TODAS AS OUTRAS DO CASTELO. FEITA DE MADEIRA ESCURA, TINHA ENTALHES DELICADOS EM FORMAS DE FLORES E ESTRELAS. NÃO HAVIA FECHADURA, NEM UMA CHAVE À VISTA. DESDE PEQUENA, SORAIA OUVIA SUSSURROS SOBRE ESSA PORTA. AS CRIADAS DIZIAM QUE ELA JAMAIS DEVERIA SER ABERTA, POIS O QUE HAVIA ATRÁS ERA DESCONHECIDO E PERIGOSO. OS CAVALHEIROS E DAMAS DA CORTE PREFERIAM NÃO FALAR SOBRE ELA, COMO SE FOSSE UM SEGREDO PROIBIDO. ATÉ MESMO SUA MÃE, A RAINHA, EVITAVA O ASSUNTO.

 

MAS PARA SORAIA, O MISTÉRIO DA PORTA ERA IRRESISTÍVEL. "O QUE PODE HAVER LÁ DENTRO?", PENSAVA ELA QUASE TODOS OS DIAS. ERA ALGO MÁGICO? UM SEGREDO DO CASTELO GUARDADO POR GERAÇÕES? TALVEZ UM TESOURO ENCANTADO OU UM MUNDO OCULTO? ESSAS PERGUNTAS ECOAVAM EM SUA MENTE SEMPRE QUE ELA PASSAVA PELO CORREDOR.

 

UMA NOITE, APÓS UMA LONGA E SILENCIOSA TEMPESTADE DE OUTONO, SORAIA SENTIU ALGO DIFERENTE NO AR. O CASTELO ESTAVA MERGULHADO EM UM SILÊNCIO PROFUNDO, E A LUA ILUMINAVA OS CORREDORES DE UMA FORMA QUASE MÁGICA. ELA SENTIU UM LEVE CHAMADO, COMO SE ALGUÉM OU ALGO ESTIVESSE CONVIDANDO-A A IR ATÉ A PORTA. NÃO ERA A PRIMEIRA VEZ QUE SENTIA ISSO, MAS NAQUELA NOITE, O IMPULSO ERA MAIS FORTE.

 

COM O CORAÇÃO BATENDO RÁPIDO, SORAIA SAIU SILENCIOSAMENTE DE SEU QUARTO. SEU VESTIDO DE SEDA AZUL BRILHAVA SOB A LUZ FRACA DAS VELAS. DESCALÇA, CAMINHOU PELOS CORREDORES FRIOS ATÉ O FINAL DO CASTELO, ONDE A PORTA MISTERIOSA A AGUARDAVA. ELA PAROU POR UM MOMENTO, SENTINDO O AR LEVEMENTE PERFUMADO AO REDOR, E COM A PONTA DOS DEDOS, TOCOU A MADEIRA ENTALHADA DA PORTA.

 

PARA SUA SURPRESA, A PORTA SE ABRIU SUAVEMENTE, SEM QUALQUER RESISTÊNCIA. O SOM LEVE DE UMA MELODIA LONGÍNQUA INVADIU SEUS OUVIDOS, COMO SE HOUVESSE MÚSICA ESPERANDO POR ELA DO OUTRO LADO. HESITANTE, SORAIA DEU UM PASSO À FRENTE E ENTROU.

 

O QUE ENCONTROU PRIMEIRO FOI UM CORREDOR ILUMINADO POR UMA LUZ SUAVE E DOURADA. PARECIA UM CAMINHO MÁGICO, RODEADO POR CORTINAS DE TECIDO LEVE, QUE SE MOVIAM GENTILMENTE COM A BRISA. O AR ESTAVA IMPREGNADO COM O CHEIRO DE ROSAS E LAVANDA, E CONFORME ELA CAMINHAVA, SENTIA O CHÃO MACIO SOB SEUS PÉS, COMO SE ESTIVESSE PISANDO EM UM CAMPO DE FLORES INVISÍVEIS.

 

QUANDO O CORREDOR TERMINOU, SORAIA ENCONTROU UMA GRANDE SALA CIRCULAR, DECORADA COM TAPEÇARIAS E ALMOFADAS MACIAS, CHEIAS DE CORES VIBRANTES. NO CENTRO DA SALA, HAVIA UM ESPELHO ALTO, COM UMA MOLDURA DE OURO INTRICADAMENTE DECORADA. MAS O ESPELHO NÃO REFLETIA A SALA AO REDOR. EM VEZ DISSO, MOSTRAVA UM JARDIM ENCANTADO, COM ÁRVORES ALTAS, RIACHOS BRILHANTES E CRIATURAS PEQUENAS QUE PARECIAM SALTAR E BRINCAR ENTRE AS FLORES.

 

SORAIA SE APROXIMOU DO ESPELHO, CURIOSA. QUANDO ESTAVA A POUCOS CENTÍMETROS DELE, UMA FIGURA APARECEU NO REFLEXO. ERA UMA MULHER DE BELEZA INCOMUM, COM UM SORRISO SUAVE E OLHOS QUE LEMBRAVAM AS ESTRELAS. SEU VESTIDO ERA FEITO DE PÉTALAS DE FLORES, E SEUS CABELOS, LONGOS E ONDULADOS, PARECIAM FEITOS DE LUZ DA LUA.

 

“EU SOU A GUARDIÃ DOS SEGREDOS DESTE CASTELO,” DISSE A MULHER COM UMA VOZ SUAVE, MAS CHEIA DE PODER. “POR MUITO TEMPO, VOCÊ DESEJOU SABER O QUE HÁ POR TRÁS DESTA PORTA. E AGORA VOCÊ ESTÁ AQUI. O QUE PROCURA, JOVEM SORAIA?”

 

SORAIA SENTIU O CORAÇÃO ACELERAR, MAS RESPONDEU COM CORAGEM: “EU SEMPRE QUIS SABER O QUE O CASTELO ESCONDE. O QUE ESTÁ POR TRÁS DESTA PORTA? É UM TESOURO? UM SEGREDO MÁGICO?”

 

A GUARDIÃ SORRIU MAIS UMA VEZ, DESTA VEZ DE FORMA ENIGMÁTICA. “O QUE HÁ POR TRÁS DESTA PORTA É ALGO MUITO MAIS PRECIOSO DO QUE OURO OU FEITIÇOS. AQUI ESTÁ O SEU DESEJO MAIS PROFUNDO, SORAIA. O QUE O SEU CORAÇÃO REALMENTE ANSEIA.”

 

CONFUSA, SORAIA OLHOU AO REDOR. “MAS... EU NÃO ENTENDO. TUDO ISSO... PARECE TÃO BELO, MAS AINDA NÃO VEJO O QUE EU REALMENTE DESEJO.”

 

A MULHER ESTENDEU A MÃO, CONVIDANDO SORAIA A TOCAR O ESPELHO. QUANDO OS DEDOS DE SORAIA TOCARAM O VIDRO FRIO, ALGO SURPREENDENTE ACONTECEU. A IMAGEM NO ESPELHO COMEÇOU A MUDAR. AGORA, O REFLEXO MOSTRAVA SORAIA, MAS NÃO COMO ELA ERA AGORA. MOSTRAVA UMA VERSÃO DE SI MESMA MAIS VELHA, COM UMA COROA DELICADA SOBRE A CABEÇA E VESTIDA COMO UMA RAINHA. AO SEU REDOR, HAVIA PESSOAS SORRINDO, FLORESCENDO COM ALEGRIA E PAZ. E ALI, AO SEU LADO, SUA MÃE, A RAINHA, COM UM SORRISO AFETUOSO, COMO NUNCA VISTO.

 

SORAIA RECUOU, EMOCIONADA E CONFUSA. A GUARDIÃ ENTÃO FALOU SUAVEMENTE: “POR TRÁS DESTA PORTA, VOCÊ ENCONTROU O QUE REALMENTE DESEJA: UM FUTURO EM QUE VOCÊ É UMA LÍDER SÁBIA, FORTE E AMADA. TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA ALCANÇAR ISSO ESTÁ DENTRO DE VOCÊ, SORAIA. A VERDADEIRA MAGIA DESTE CASTELO É O PODER DOS SEUS SONHOS E DA SUA CORAGEM.”

 

A MOCINHA, AGORA TOCADA PELA VERDADE DO QUE VIU, PERCEBEU QUE O MISTÉRIO DA PORTA NÃO ERA O QUE HAVIA ATRÁS DELA, MAS O QUE ELA MESMA TRARIA AO MUNDO. O CASTELO, COM TODOS OS SEUS SEGREDOS, ESTAVA ALI PARA LHE MOSTRAR ISSO. A PORTA MISTERIOSA REVELOU O QUE ESTAVA OCULTO EM SEU PRÓPRIO CORAÇÃO.

 

SORAIA SORRIU, GRATA, E SOUBE, A PARTIR DAQUELE MOMENTO, QUE NÃO HAVIA MAIS MISTÉRIOS QUE A IMPEDIRIAM DE SEGUIR SEU DESTINO.

 

E ASSIM, ELA VOLTOU AO CASTELO, SABENDO QUE, MESMO COM O MISTÉRIO DESVENDADO, A VERDADEIRA JORNADA ESTAVA APENAS COMEÇANDO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 10/10/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish