ERA UMA VEZ, EM UMA CIDADEZINHA RODEADA POR MONTANHAS E FLORESTAS, UM MENINO CHAMADO HUMBERTO. DESDE PEQUENO, ELE ADORAVA DESMONTAR BRINQUEDOS, CONSTRUIR COISAS COM PEDAÇOS DE MADEIRA E IMAGINAR QUE ERA UM GRANDE CIENTISTA. SEU QUARTO ERA REPLETO DE ENGRENAGENS, PARAFUSOS E PEDAÇOS DE MÁQUINAS ANTIGAS, QUE ELE ENCONTRAVA NO PORÃO DA CASA OU EM FEIRAS DE SUCATA. HUMBERTO TINHA UM SONHO: QUERIA INVENTAR ALGO QUE MUDASSE O MUNDO.
UM DIA, ENQUANTO LIA UM VELHO LIVRO SOBRE INVENÇÕES, HUMBERTO TEVE UMA IDEIA BRILHANTE. ELE QUERIA CRIAR UMA **MÁQUINA DE SONHOS**! MAS NÃO UMA MÁQUINA QUALQUER. A MÁQUINA QUE ELE IMAGINAVA TERIA O PODER DE REALIZAR SONHOS MARAVILHOSOS E INESQUECÍVEIS ENQUANTO AS PESSOAS DORMISSEM. UM SONHO QUE PUDESSE SER TÃO REAL QUE, AO ACORDAR, DEIXASSE UMA SENSAÇÃO DE MAGIA NO CORAÇÃO DE QUEM O TIVESSE VIVIDO.
HUMBERTO PASSOU DIAS E NOITES TRABALHANDO EM SUA INVENÇÃO. ELE USOU PEÇAS DE RELÓGIOS, FIOS BRILHANTES E UMA ESFERA ESPECIAL QUE ELE MESMO CONSTRUIU A PARTIR DE UMA BOLA DE VIDRO QUE ENCONTROU NO SÓTÃO. SEUS PAIS, EMBORA NÃO ENTENDESSEM MUITO BEM O QUE ELE ESTAVA FAZENDO, SABIAM QUE O FILHO ERA MUITO CRIATIVO E DEIXAVAM QUE ELE EXPLORASSE SUA IMAGINAÇÃO.
FINALMENTE, DEPOIS DE MUITO TRABALHO, A MÁQUINA DE SONHOS ESTAVA PRONTA. ELA PARECIA UM POUCO COM UMA CAIXA DE MÚSICA, MAS TINHA UM PEQUENO FUNIL NA PARTE DE CIMA E UMA LUZ SUAVE QUE PISCAVA NA FRENTE. HUMBERTO FICOU TÃO ANIMADO QUE MAL CONSEGUIU ESPERAR PARA TESTÁ-LA.
NAQUELA NOITE, ELE DECIDIU SER O PRIMEIRO A EXPERIMENTAR A MÁQUINA. COLOCOU-A AO LADO DE SUA CAMA, APERTOU O BOTÃO DOURADO E DEITOU-SE COM O CORAÇÃO BATENDO FORTE DE EXPECTATIVA.
ASSIM QUE FECHOU OS OLHOS, SENTIU ALGO INCRÍVEL. ELE FOI TRANSPORTADO PARA UM MUNDO MÁGICO ONDE TUDO ERA POSSÍVEL! VOAVA SOBRE CAMPOS DE FLORES GIGANTES, CONVERSAVA COM ANIMAIS FALANTES, NAVEGAVA EM BARCOS FEITOS DE ALGODÃO DOCE E EXPLORAVA CASTELOS DE CRISTAL. EM CADA CANTO DESSE MUNDO DOS SONHOS, HUMBERTO ENCONTRAVA ALGO MAIS FASCINANTE E MARAVILHOSO DO QUE ANTES. ELE SABIA QUE ESTAVA SONHANDO, MAS O SONHO PARECIA TÃO REAL QUE ELE MAL CONSEGUIA ACREDITAR.
QUANDO ACORDOU NA MANHÃ SEGUINTE, SENTIU UMA FELICIDADE INDESCRITÍVEL. A MÁQUINA DE SONHOS HAVIA FUNCIONADO! ELE SABIA QUE PRECISAVA COMPARTILHAR SUA INVENÇÃO COM AS OUTRAS PESSOAS.
HUMBERTO, ENTÃO, CHAMOU SEUS AMIGOS E VIZINHOS PARA EXPERIMENTAREM A MÁQUINA. CADA UM DELES TEVE UM SONHO DIFERENTE E ESPECIAL: CLARA SONHOU QUE ERA UMA BAILARINA QUE DANÇAVA ENTRE AS ESTRELAS; LUCAS EXPLOROU UM FUNDO DO MAR CHEIO DE CRIATURAS MÁGICAS; ANA SE ENCONTROU EM UMA BIBLIOTECA INFINITA, ONDE CADA LIVRO ERA UMA AVENTURA ESPERANDO PARA SER VIVIDA.
A NOTÍCIA SOBRE A INVENÇÃO DE HUMBERTO LOGO SE ESPALHOU POR TODA A CIDADE, E AS PESSOAS VINHAM DE LONGE PARA EXPERIMENTAR A MÁQUINA DE SONHOS. CADA SONHO TRAZIA ALEGRIA, ESPERANÇA E INSPIRAÇÃO, E NINGUÉM MAIS ACORDAVA SEM UM SORRISO NO ROSTO.
MAS HUMBERTO SABIA QUE O MAIS IMPORTANTE DE SUA INVENÇÃO NÃO ERA APENAS CRIAR SONHOS INCRÍVEIS, E SIM MOSTRAR PARA TODOS QUE OS SONHOS SÃO O COMEÇO DE GRANDES REALIZAÇÕES. ELE ENSINOU QUE, COM IMAGINAÇÃO, DEDICAÇÃO E UM CORAÇÃO CHEIO DE VONTADE, ATÉ AS IDEIAS MAIS MALUCAS PODEM SE TORNAR REALIDADE.
E ASSIM, O PEQUENO INVENTOR NÃO APENAS TRANSFORMOU O MUNDO AO SEU REDOR, MAS TAMBÉM OS CORAÇÕES DAQUELES QUE ACREDITAVAM QUE OS SONHOS SÃO O PRIMEIRO PASSO PARA ALCANÇAR ALGO GRANDIOSO.