ERA UMA VEZ UMA MENINA CHAMADA ESTRELA. ELA TINHA O CABELO DOURADO COMO O SOL, OLHOS QUE BRILHAVAM COMO PEQUENAS ESTRELAS E UM CORAÇÃO QUE PARECIA SEMPRE AQUECIDO POR UMA CHAMA INVISÍVEL. ESTRELA NÃO ERA COMO AS OUTRAS MENINAS DO VILAREJO. ENQUANTO SEUS AMIGOS GOSTAVAM DE BRINCAR EM SILÊNCIO OU DESENHAR À SOMBRA DAS ÁRVORES, ESTRELA GOSTAVA DE AÇÃO, DE AVENTURA E, PRINCIPALMENTE, DE FOGO.
NÃO, ELA NÃO GOSTAVA DE FOGO PORQUE QUERIA CAUSAR CONFUSÃO OU PROBLEMAS. ELA GOSTAVA DO FOGO PORQUE ELE TINHA VIDA! O FOGO DANÇAVA, MUDAVA DE FORMA E ILUMINAVA O CAMINHO NA ESCURIDÃO. E, COMO O FOGO, ESTRELA TAMBÉM ERA CHEIA DE ENERGIA. ELA ADORAVA TEMPERAR A VIDA COM AVENTURAS, COMO QUANDO AJUDAVA SUA AVÓ A PLANTAR ERVAS NO JARDIM. "UM POUCO DE PIMENTA, ALHO E ERVAS! ISSO SIM É UMA POÇÃO MÁGICA!" DIZIA, RINDO.
UM DIA, ENQUANTO CAMINHAVA PELA FLORESTA COM SEU GATINHO DE ESTIMAÇÃO, CHISPA, ESTRELA ENCONTROU UMA VELHINHA SENTADA EM UMA PEDRA. A VELHINHA TINHA UMA EXPRESSÃO GENTIL E MISTERIOSA, COM CABELOS BRANCOS E UM MANTO VERDE CHEIO DE BORDADOS QUE LEMBRAVAM FOLHAS. "MENINA, VOCÊ TEM ALGO DIFERENTE," DISSE A VELHINHA. "EU VEJO UMA CHAMA EM VOCÊ, UMA CHAMA QUE PODE ILUMINAR O MUNDO OU... SE MALTRATADA, APAGAR-SE."
ESTRELA SORRIU, SEM ENTENDER MUITO BEM O QUE AQUILO SIGNIFICAVA. "EU SÓ GOSTO DE FOGO E DE AVENTURAS!" RESPONDEU ELA, ANIMADA.
"AH, MAS ESSA CHAMA É ESPECIAL," CONTINUOU A VELHINHA. "SUA ALMA, ESTRELA, É COMO O FOGO. ELA NÃO PODE SER FERIDA PELA ESPADA, NÃO PODE SER DESTRUÍDA PELA ÁGUA E NEM APAGADA PELO VENTO MAIS FORTE. MAS, ASSIM COMO O FOGO, PRECISA DE CUIDADO, RESPEITO E CARINHO. SE VOCÊ OU ALGUÉM MALTRATAR ESSA CHAMA, ELA PODE SE ENFRAQUECER."
ESTRELA FRANZIU A TESTA. "COMO ASSIM, ENFRAQUECER?"
"CONFORME O LUGARZINHO EM QUE VOCÊ TOCA ESSA CHAMA DENTRO DE VOCÊ, ELA TOMA UM DESTINO. SE VOCÊ ENCHER SEU CORAÇÃO DE BONDADE E CORAGEM, SUA CHAMA CRESCERÁ E ILUMINARÁ O MUNDO. MAS SE VOCÊ DEIXAR QUE OUTROS APAGUEM ESSA LUZ, OU SE VOCÊ MESMA A TRATAR COM DESCUIDO, ELA PODE SE TORNAR PEQUENA, COMO UMA FAÍSCA QUASE INVISÍVEL."
AQUELAS PALAVRAS FICARAM NA CABEÇA DE ESTRELA DURANTE DIAS. SERÁ QUE, POR SER TÃO AVENTUREIRA E CHEIA DE ENERGIA, ELA ESTAVA CORRENDO O RISCO DE APAGAR SUA CHAMA? SERÁ QUE ERA MELHOR SE COMPORTAR MAIS COMO OS OUTROS, SER MAIS QUIETA E CALMA?
MAS ENTÃO, NUMA NOITE DE LUAR, ALGO INCRÍVEL ACONTECEU. ESTRELA ESTAVA EM SUA CAMA, PRESTES A ADORMECER, QUANDO OUVIU UM SUSSURRO. "ESTRELA... ESTRELA..." ERA UMA VOZ SUAVE, QUE PARECIA VIR DO VENTO. ELA SE LEVANTOU E FOI ATÉ A JANELA. LÁ, NO CÉU, UMA ESTRELA MUITO BRILHANTE PISCAVA PARA ELA. "VOCÊ É COMO EU," A ESTRELA SUSSURROU. "NUNCA DEIXE QUE APAGUEM SUA LUZ. BRILHE FORTE, SEJA QUEM VOCÊ É."
NAQUELA NOITE, ESTRELA ENTENDEU. ELA NÃO PRECISAVA SER IGUAL A NINGUÉM. SUA CHAMA INTERIOR ERA ESPECIAL E DEVERIA SER CUIDADA COM AMOR. E, ACIMA DE TUDO, DEVERIA SER RESPEITADA, POR ELA MESMA E PELOS OUTROS.
NO DIA SEGUINTE, ESTRELA SAIU PARA EXPLORAR A FLORESTA DE NOVO, MAS DESTA VEZ COM UM NOVO PROPÓSITO. ELA SABIA QUE A CHAMA DENTRO DELA ERA PODEROSA, MAS TAMBÉM DELICADA. SABIA QUE PRECISAVA CUIDAR DO QUE SENTIA, DO QUE PENSAVA E DE COMO AGIA COM OS OUTROS. E SABIA QUE, QUANDO TRATADA COM AMOR, ESSA CHAMA PODERIA ILUMINAR NÃO SÓ SEU CAMINHO, MAS O DE TODOS AO SEU REDOR.
E ASSIM, A MENINA ESTRELA CONTINUOU A BRILHAR, COMO UMA VERDADEIRA ESTRELA DE FOGO, CHEIA DE LUZ, CORAGEM E, ACIMA DE TUDO, AMOR.