Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, UM MENINO CHAMADO LUCAS QUE VIVIA NUMA PEQUENA ALDEIA CERCADA POR MONTANHAS VERDES E RIOS CRISTALINOS. LUCAS ERA CURIOSO, CHEIO DE PERGUNTAS SOBRE DIVERSOS TEMAS AO SE REDOR. ELE SE PERGUNTAVA COMO AS ESTRELAS BRILHAVAM NO CÉU, POR QUE O SOL NASCIA TODOS OS DIAS, E COMO AS ÁRVORES SABIAM A HORA CERTA DE DAR FRUTOS. SUA MENTE ERA COMO UM RIO QUE CORRIA SEM PARAR, SEMPRE EM BUSCA DE NOVAS FONTES DE CONHECIMENTO.

 

CERTA NOITE, ENQUANTO OBSERVAVA AS ESTRELAS DO LADO DE FORA DE SUA CASA, LUCAS MURMUROU PARA SI MESMO: “SE AO MENOS EU SOUBESSE TODAS AS RESPOSTAS...”. DE REPENTE, UM BRILHO INTENSO SURGIU NO CÉU, ILUMINANDO TODA A ALDEIA COMO SE FOSSE DIA. NO CENTRO DAQUELE BRILHO, UMA FIGURA MAJESTOSA APARECEU. ERA UM VELHO SÁBIO, COM LONGAS VESTES DOURADAS QUE PARECIAM FEITAS DE LUZ.

 

— QUEM É VOCÊ? — PERGUNTOU LUCAS, SEUS OLHOS ARREGALADOS DE SURPRESA.

 

— EU SOU O GUARDIÃO DO CONHECIMENTO — DISSE O SÁBIO COM UMA VOZ SUAVE, MAS FIRME. — OUVI SUAS DÚVIDAS E VIM AJUDÁ-LO A ENCONTRAR AS RESPOSTAS QUE TANTO PROCURA. MAS LEMBRE-SE, O CONHECIMENTO NÃO É DADO DE GRAÇA. ELE É UMA JORNADA, E CADA RESPOSTA LEVA A UMA NOVA PERGUNTA.

 

LUCAS, QUE SEMPRE QUIS SABER MAIS SOBRE O MUNDO, FICOU ANIMADO E PERGUNTOU:

 

— POR QUE AS ESTRELAS BRILHAM NO CÉU?

 

O GUARDIÃO SORRIU.

 

— AS ESTRELAS SÃO COMO FARÓIS NO CÉU DA NOITE. ELAS ILUMINAM A ESCURIDÃO, ASSIM COMO O CONHECIMENTO ILUMINA A MENTE. QUANDO VOCÊ APRENDE ALGO NOVO, É COMO SE UMA ESTRELA ACENDESSE DENTRO DE VOCÊ, GUIANDO SEUS PASSOS NO MUNDO. MAS PARA ENTENDER O BRILHO DAS ESTRELAS, VOCÊ DEVE PRIMEIRO APRENDER SOBRE O QUE ESTÁ AO SEU REDOR. VAMOS COMEÇAR COM O BÁSICO: OBSERVE A NATUREZA AO SEU REDOR, O SOL, AS ÁRVORES E OS RIOS. O QUE VOCÊ ACHA QUE ELES TÊM EM COMUM?

 

LUCAS PENSOU POR UM MOMENTO E RESPONDEU:

 

— O SOL BRILHA, AS ÁRVORES CRESCEM E OS RIOS CORREM SEM PARAR.

 

— EXATAMENTE! — DISSE O GUARDIÃO. — O CONHECIMENTO É COMO O SOL QUE ILUMINA O DIA. ASSIM COMO ELE, O QUE VOCÊ APRENDE ILUMINA SUA MENTE. AS ÁRVORES, COM SUAS RAÍZES PROFUNDAS E GALHOS QUE SE ESTENDEM PARA O CÉU, SÃO COMO SEU APRENDIZADO. QUANTO MAIS VOCÊ SE APROFUNDA, MAIS ALTO PODE CRESCER. E O RIO, SEMPRE CORRENDO, É COMO SUA SEDE POR CONHECIMENTO. QUANTO MAIS VOCÊ BUSCA, MAIS VOCÊ ENCONTRA.

 

— MAS O QUE DEVO FAZER PARA APRENDER TUDO ISSO? — PERGUNTOU LUCAS, AGORA MAIS CURIOSO DO QUE NUNCA.

 

O GUARDIÃO DO CONHECIMENTO ABRIU AS MÃOS E, COMO MÁGICA, UMA CHAVE DOURADA APARECEU FLUTUANDO NO AR.

 

— O CONHECIMENTO É A CHAVE QUE ABRE TODAS AS PORTAS. CADA PERGUNTA QUE VOCÊ FAZ É UMA PORTA ESPERANDO PARA SER ABERTA. ESTA CHAVE NÃO É UMA CHAVE COMUM. ELA REPRESENTA SUA VONTADE DE APRENDER. USE-A SABIAMENTE.

 

LUCAS PEGOU A CHAVE COM CUIDADO E, AO FAZER ISSO, SENTIU UM CALOR RECONFORTANTE TOMAR CONTA DELE. ELE PERCEBEU QUE A CHAVE NÃO ERA APENAS UM OBJETO MÁGICO, MAS UMA METÁFORA PARA SEU DESEJO DE APRENDER, SUA CURIOSIDADE.

 

— O CONHECIMENTO NÃO VEM DE UMA SÓ VEZ — CONTINUOU O GUARDIÃO. — APRENDER É COMO PLANTAR SEMENTES EM SUA MENTE. ALGUMAS DEMORAM PARA CRESCER, MAS COM PACIÊNCIA, CADA UMA DELAS FLORESCERÁ. QUANDO VOCÊ ESTUDA E OBSERVA O MUNDO, ESTÁ PLANTANDO ESSAS SEMENTES, E UM DIA VOCÊ VERÁ A COLHEITA MAIS INSPIRADORA QUE JÁ IMAGINOU.

 

LUCAS SORRIU, ENTENDENDO FINALMENTE QUE SUAS PERGUNTAS NÃO ERAM UM SINAL DE FRAQUEZA, MAS SIM O PRIMEIRO PASSO PARA ALGO MUITO MAIOR. ELE OLHOU PARA O GUARDIÃO E DISSE:

 

— ENTÃO, QUANTO MAIS EU APRENDER, MAIS EU SABEREI O QUE PERGUNTAR?

 

— EXATAMENTE — RESPONDEU O GUARDIÃO. — A MENTE SEDENTA POR CONHECIMENTO É COMO UM RIO QUE NUNCA PARA DE CORRER. ELE SEMPRE BUSCARÁ NOVAS FONTES, E É ISSO QUE TORNA O APRENDIZADO TÃO MARAVILHOSO. NUNCA PARE DE PERGUNTAR, NUNCA PARE DE BUSCAR.

 

COM ESSAS PALAVRAS, O BRILHO AO REDOR DO GUARDIÃO COMEÇOU A ENFRAQUECER, E ELE FOI DESAPARECENDO DEVAGAR.

 

— LEMBRE-SE, LUCAS — DISSE O GUARDIÃO ENQUANTO SE DESVANECIA NO AR. — O CONHECIMENTO É SEU FAROL NA ESCURIDÃO. USE SUA CHAVE E CONTINUE SUA JORNADA.

 

NAQUELA NOITE, LUCAS ADORMECEU COM A CHAVE DOURADA EM SUAS MÃOS E SONHOS REPLETOS DE DESCOBERTAS E AVENTURAS. A PARTIR DAQUELE DIA, ELE PASSOU A VER O MUNDO DE UMA MANEIRA DIFERENTE. CADA NOVA PERGUNTA QUE SURGIA EM SUA MENTE ERA UMA PORTA A SER ABERTA, E ELE SABIA QUE O CAMINHO DO CONHECIMENTO ERA INFINITO, MAS TAMBÉM CHEIO DE LUZ, COMO UM FAROL GUIANDO SEUS PASSOS PELA VIDA.

 

E ASSIM, LUCAS CONTINUOU SUA JORNADA, SEMPRE CURIOSO, SEMPRE APRENDENDO, SABENDO QUE, COM A CHAVE DO CONHECIMENTO EM MÃOS, ELE PODERIA ILUMINAR ATÉ OS MISTÉRIOS MAIS PROFUNDOS DO UNIVERSO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 09/10/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish