SOFIA ERA UMA MENINA CURIOSA, DE CABELOS CACHEADOS E GRANDES OLHOS CASTANHOS, QUE ADORAVA LIVROS. ELA PASSAVA HORAS NA PEQUENA BIBLIOTECA DA CIDADE, DEVORANDO HISTÓRIAS DE AVENTURAS, MISTÉRIOS E REINOS ENCANTADOS. A CADA PÁGINA, SENTIA QUE AS PALAVRAS A ENVOLVIAM COMO SE FOSSEM FEITAS DE MAGIA. MAS HAVIA ALGO NAQUELA BIBLIOTECA QUE SEMPRE CHAMAVA SUA ATENÇÃO DE MANEIRA ESPECIAL: UMA PORTA DOURADA, ESCONDIDA NOS FUNDOS DA SALA, COBERTA POR LIVROS ANTIGOS E EMPOEIRADOS. NINGUÉM NUNCA FALAVA SOBRE ELA, E SOFIA JÁ TINHA TENTADO ABRIR ALGUMAS VEZES, MAS ESTAVA SEMPRE TRANCADA.
UM DIA, AO DEVOLVER UM LIVRO, SOFIA TROPEÇOU E, AO SE APOIAR NA PRATELEIRA PARA NÃO CAIR, SENTIU UM CLIQUE. A PORTA DOURADA SE ABRIU LENTAMENTE, REVELANDO UMA SALA SECRETA. SEU CORAÇÃO ACELEROU, E SEUS PÉS, CHEIOS DE CORAGEM E CURIOSIDADE, A LEVARAM PARA DENTRO.
LÁ DENTRO, A SALA PARECIA MUITO MAIOR DO QUE A BIBLIOTECA, COM PAREDES FORRADAS DE LIVROS QUE BRILHAVAM COMO ESTRELAS. SOFIA CAMINHAVA ENCANTADA, TOCANDO OS LOMBOS DAS OBRAS, QUANDO UM LIVRO EM ESPECIAL CHAMOU SUA ATENÇÃO. ERA UM LIVRO GRANDE, COBERTO POR UMA CAPA DE VELUDO ROXO COM LETRAS DOURADAS QUE DIZIAM: “O LIVRO DAS HISTÓRIAS NÃO CONTADAS”.
AO ABRIR O LIVRO, SOFIA PERCEBEU ALGO SURPREENDENTE: AS PÁGINAS ESTAVAM EM BRANCO. CONFUSA, ELA VIROU UMA PÁGINA APÓS A OUTRA, MAS TODAS PARECIAM VAZIAS. "QUE LIVRO ESTRANHO!" MURMUROU. MAS ANTES QUE PUDESSE FECHAR O LIVRO, UMA VOZ SUAVE ECOOU NA SALA.
— ESSE LIVRO, QUERIDA SOFIA, NÃO SE LÊ. ELE SE ESCREVE.
SOFIA OLHOU AO REDOR, PROCURANDO QUEM HAVIA FALADO, MAS NÃO VIU NINGUÉM. DE REPENTE, UM VULTO SURGIU DIANTE DELA: UMA PEQUENA FADA DE ASAS PRATEADAS, COM UM BRILHO SUAVE E UM SORRISO TRAVESSO.
— QUEM É VOCÊ? — PERGUNTOU SOFIA, INTRIGADA.
— SOU LILA, A GUARDIÃ DA BIBLIOTECA MÁGICA. — DISSE A FADINHA, BATENDO AS ASAS. — ESTE É O LUGAR ONDE TODAS AS HISTÓRIAS QUE AINDA NÃO FORAM CONTADAS ESPERAM PARA NASCER. E VOCÊ ACABA DE ENCONTRAR A MAIS ESPECIAL DE TODAS.
SOFIA ARREGALOU OS OLHOS, SEM SABER O QUE DIZER. ELA SEMPRE SONHARA EM VIVER UMA AVENTURA MÁGICA, MAS NUNCA IMAGINOU QUE ALGO ASSIM PODERIA ACONTECER COM ELA.
— E O QUE EU DEVO FAZER? — PERGUNTOU, UM POUCO NERVOSA, MAS TAMBÉM ANIMADA.
LILA DEU UMA RISADINHA DIVERTIDA E RODOPIOU NO AR.
— TUDO O QUE VOCÊ PRECISA FAZER É CONTAR SUA PRÓPRIA HISTÓRIA. CADA PÁGINA SERÁ PREENCHIDA COM SUAS PALAVRAS, SEUS SONHOS, SEUS MISTÉRIOS. MAS LEMBRE-SE, SOFIA, UMA VEZ QUE VOCÊ COMEÇAR A ESCREVER, A HISTÓRIA GANHA VIDA.
COM AS MÃOS TRÊMULAS DE EMOÇÃO, SOFIA PEGOU UMA PENA DOURADA QUE ESTAVA AO LADO DO LIVRO E COMEÇOU A ESCREVER. "ERA UMA VEZ UMA MENINA CHAMADA SOFIA, QUE ENCONTROU UMA BIBLIOTECA MÁGICA..." À MEDIDA QUE AS PALAVRAS SURGIAM, A SALA AO SEU REDOR COMEÇOU A SE TRANSFORMAR. AS PRATELEIRAS DE LIVROS DESAPARECERAM, E SOFIA SE VIU EM UM VASTO CAMPO DE FLORES, COM MONTANHAS AO LONGE E UM CÉU DE UM AZUL PROFUNDO.
— UAU! — EXCLAMOU SOFIA, MARAVILHADA. — ESTOU DENTRO DA MINHA PRÓPRIA HISTÓRIA!
ELA CORREU PELO CAMPO, RIU AO SENTIR O VENTO NOS CABELOS E ATÉ ENCONTROU CRIATURAS FANTÁSTICAS, COMO UM COELHO QUE SABIA DANÇAR SAPATEADO E UMA CORUJA QUE RECITAVA POESIAS. MAS, CONFORME EXPLORAVA, SOFIA COMEÇOU A PERCEBER QUE ALGO ESTAVA FALTANDO. HAVIA UMA SENSAÇÃO DE VAZIO. ENTÃO, UMA IDEIA SURGIU: "SE ESTE É O MEU MUNDO, ELE PODE SER COMO EU QUISER!"
ELA VOLTOU AO LIVRO E ESCREVEU SOBRE UMA FESTA COLORIDA, COM DOCES FLUTUANTES, MÚSICA ALEGRE E AMIGOS QUE A ESPERAVAM. EM UM PISCAR DE OLHOS, TUDO SE REALIZOU. AS CRIATURAS DANÇAVAM, CANTAVAM E RIAM, E SOFIA NUNCA SE SENTIRA TÃO FELIZ.
MAS, DE REPENTE, A FADA LILA APARECEU NOVAMENTE, COM UM OLHAR TRAVESSO.
— ESTÁ GOSTANDO DA SUA HISTÓRIA, SOFIA? — PERGUNTOU LILA.
— ESTOU! — RESPONDEU SOFIA, RINDO. — MAS AINDA NÃO SEI QUAL É O MISTÉRIO DISSO TUDO.
LILA SORRIU MISTERIOSAMENTE.
— AH, MAS O VERDADEIRO MISTÉRIO SÓ SERÁ REVELADO QUANDO VOCÊ TERMINAR SUA HISTÓRIA.
SOFIA, INTRIGADA, VOLTOU AO LIVRO. ELA ESCREVEU SOBRE UMA FLORESTA ENCANTADA, ONDE UMA PORTA DOURADA, PARECIDA COM A DA BIBLIOTECA, ESPERAVA SER ABERTA. AO ENTRAR NA FLORESTA, LÁ ESTAVA A PORTA, CINTILANDO À LUZ DO SOL. SOFIA SE APROXIMOU, E DESSA VEZ, ELA SABIA O QUE FAZER.
QUANDO ABRIU A PORTA, VOLTOU PARA A BIBLIOTECA, MAS TUDO ESTAVA DIFERENTE. AGORA, OS LIVROS TINHAM TÍTULOS QUE ELA NUNCA TINHA VISTO ANTES. “AS AVENTURAS DE SOFIA E O MUNDO MÁGICO” ESTAVA ALI, BEM NA FRENTE DELA.
SURPRESA, SOFIA OLHOU PARA A FADA.
— EU... EU ESCREVI UM LIVRO? — PERGUNTOU, MARAVILHADA.
— VOCÊ ESCREVEU A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA. E ISSO, SOFIA, É O MAIOR MISTÉRIO DE TODOS. TODOS NÓS TEMOS UMA HISTÓRIA DENTRO DE NÓS, ESPERANDO PARA SER CONTADA. SÓ PRECISAMOS DA CORAGEM PARA COMEÇAR A ESCREVER.
COM UM SORRISO, A FADA DESAPARECEU, DEIXANDO SOFIA SOZINHA NA BIBLIOTECA, SEGURANDO O LIVRO QUE ELA MESMA CRIARA.
E ASSIM, SOFIA DESCOBRIU QUE A VERDADEIRA MAGIA NÃO ESTAVA APENAS NOS LIVROS QUE LIA, MAS NA CAPACIDADE DE CRIAR SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS, USANDO A IMAGINAÇÃO, A CORAGEM E O CORAÇÃO.
E O MELHOR DE TUDO: SUA AVENTURA ESTAVA APENAS COMEÇANDO.