Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, EM UMA FLORESTA DISTANTE, UM CARACOL CHAMADO LESMÁRIO. MAS ELE NÃO ERA UM CARACOL QUALQUER. LESMÁRIO ERA CONHECIDO POR SER, COMO OS OUTROS ANIMAIS DIZIAM, " BIRUTA DA CABEÇA". ENQUANTO OS OUTROS CARACÓIS ANDAVAM DEVAGAR, ELE VIVIA FALANDO SOBRE COMO ERA RÁPIDO E CHEIO DE TRUQUES! E, APESAR DE SUA LENTIDÃO, LESMÁRIO TINHA UMA COISA QUE O DIFERENCIAVA: UMA ESPERTEZA FORA DO COMUM.

 

UM BELO DIA, ENQUANTO PASSEAVA PREGUIÇOSAMENTE PELO BOSQUE, LESMÁRIO ENCONTROU UMA GAZELA CHAMADA ZÉLIA. ELA ERA A CRIATURA MAIS RÁPIDA DE TODA A FLORESTA, FAMOSA POR SUAS CORRIDAS ESPETACULARES.

 

— ORA, ORA, SE NÃO É ZÉLIA, A FAMOSA CORREDORA! — EXCLAMOU LESMÁRIO COM UM SORRISO TORTO.

 

— AH, OI, LESMÁRIO. O QUE VOCÊ ESTÁ APRONTANDO HOJE? — PERGUNTOU ZÉLIA, CURIOSA.

 

— ESTOU PENSANDO EM CORRER — RESPONDEU LESMÁRIO, COMO SE ISSO FOSSE A COISA MAIS NORMAL DO MUNDO.

 

ZÉLIA CAIU NA GARGALHADA.

 

— VOCÊ? CORRER? NÃO LEVE A MAL, LESMÁRIO, MAS VOCÊ É UM CARACOL! NUNCA VI UM CARACOL QUE CORRESSE.

 

LESMÁRIO, COM SEUS OLHOS CURIOSOS E SUAS IDEIAS MALUCAS, DISSE:

 

— AÍ É QUE VOCÊ SE ENGANA, ZÉLIA! EU SOU O CARACOL MAIS RÁPIDO DA FLORESTA! APOSTO QUE CORRO MAIS QUE VOCÊ.

 

ZÉLIA PAROU DE RIR E, SENTINDO-SE DESAFIADA, ERGUEU A CABEÇA.

 

— ESTÁ ME DESAFIANDO, LESMÁRIO? SE FOR ISSO, EU ACEITO! — DISSE ELA, CONFIANTE DE QUE GANHARIA COM FACILIDADE.

 

— ÓTIMO! — DISSE LESMÁRIO, DANDO PEQUENOS PASSOS LENTOS COM SEU CORPO PEGAJOSO. — MAS TEM UMA CONDIÇÃO: A CORRIDA VAI SER LONGA, POR TODO O VALE, E QUEM DESISTIR PRIMEIRO, PERDE. VAMOS VER QUEM TEM MAIS RESISTÊNCIA.

 

ZÉLIA, ACHANDO A IDEIA MUITO DIVERTIDA, CONCORDOU NA HORA. “UMA CORRIDA LONGA?”, PENSOU. “EU SOU UMA GAZELA! NÃO HÁ COMO ELE ME VENCER!”

 

ASSIM QUE A CORRIDA COMEÇOU, LESMÁRIO PARTIU... BEM DEVAGAR, CLARO. ZÉLIA DISPAROU NA FRENTE, PULANDO ENTRE AS ÁRVORES E SALTANDO SOBRE OS ARBUSTOS. ELA LOGO ESTAVA A METROS DE DISTÂNCIA. MAS, QUANDO OLHOU PARA TRÁS, VIU LESMÁRIO A UMA BOA DISTÂNCIA, RASTEJANDO COM TRANQUILIDADE. ELA RIU BAIXINHO E DECIDIU DIMINUIR O RITMO, PENSANDO QUE ELE NUNCA A ALCANÇARIA.

 

MAS LESMÁRIO TINHA UM PLANO. ELE SABIA QUE NUNCA VENCERIA ZÉLIA EM VELOCIDADE, MAS PODERIA USAR SEU JEITINHO BIRUTA PARA CANSÁ-LA.

 

TODA VEZ QUE ZÉLIA OLHAVA PARA TRÁS, LESMÁRIO GRITAVA:

 

— HEI, ZÉLIA! ESTOU QUASE TE ALCANÇANDO! SÓ MAIS UM POUQUINHO E JÁ TE PASSO!

 

ZÉLIA, ACHANDO AQUILO COMPLETAMENTE IMPOSSÍVEL, DAVA MAIS UMA ARRANCADA, CORRENDO CADA VEZ MAIS RÁPIDO. MAS, A CADA NOVA OLHADA, LÁ ESTAVA LESMÁRIO LÁ ATRÁS, AINDA NA CORRIDA, PARECENDO NEM UM POUCO CANSADO.

 

HORAS SE PASSARAM, E ZÉLIA COMEÇOU A SENTIR SUAS PERNAS FRAQUEJANDO. COMO ERA POSSÍVEL QUE UM CARACOL AINDA ESTIVESSE CORRENDO? “ELE DEVE TER ALGUM TRUQUE!”, PENSAVA ZÉLIA. "NÃO POSSO DEIXÁ-LO ME VENCER!"

 

LESMÁRIO, POR OUTRO LADO, CONTINUAVA SEU TRAJETO DEVAGAR E SEMPRE, MAS TODA VEZ QUE ZÉLIA OLHAVA PARA ELE, GRITAVA:

 

— OLHA, ZÉLIA! ESTOU CHEGANDO! VOCÊ VAI CANSAR ANTES DE MIM!

 

CANSADA E OFEGANTE, ZÉLIA COMEÇOU A DUVIDAR DE SI MESMA. COMO UM CARACOL ESTAVA RESISTINDO TANTO TEMPO ASSIM? SUAS PERNAS ESTAVAM CANSADAS, E ELA, EXAUSTA. FINALMENTE, QUANDO JÁ NÃO AGUENTAVA MAIS, ZÉLIA PAROU, OFEGANDO.

 

— LESMÁRIO, VOCÊ... VOCÊ VENCEU! EU NÃO CONSIGO MAIS CONTINUAR!

 

LESMÁRIO, MUITO MAIS LENTO QUE ELA, CHEGOU BEM DEPOIS, COM UM SORRISO MAROTO NO ROSTO.

 

— ORA, ZÉLIA! EU TE DISSE, SOU O CARACOL MAIS RESISTENTE DA FLORESTA! NÃO ADIANTA CORRER SE VOCÊ SE CANSA TÃO RÁPIDO!

 

ZÉLIA, MESMO CANSADA, RIU DA SITUAÇÃO. TINHA CAÍDO NO TRUQUE DE LESMÁRIO, MAS TAMBÉM ADMIRAVA A ESPERTEZA DO CARACOL BIRUTA.

 

— ACHO QUE HOJE APRENDI UMA LIÇÃO, LESMÁRIO. ÀS VEZES, NÃO É A VELOCIDADE QUE CONTA, MAS SIM A PERSISTÊNCIA E A ESTRATÉGIA.

 

E ASSIM, LESMÁRIO, O CARACOL BIRUTA, CONSEGUIU VENCER A GAZELA MAIS RÁPIDA DA FLORESTA — NÃO COM SUA VELOCIDADE, MAS COM SUA ESPERTEZA E SEU JEITO BIRUTA DE SER.

 

E DESDE AQUELE DIA, ZÉLIA E LESMÁRIO SE TORNARAM GRANDES AMIGOS, E SEMPRE QUE CORRIAM JUNTOS, ERA UMA COMPETIÇÃO MAIS DE RISADAS DO QUE DE VELOCIDADE.

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 07/10/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish