Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, NUMA SELVA MISTERIOSA, UMA MENINA CHAMADA JANE. DESDE PEQUENININHA, JANE NUNCA FOI COMO AS OUTRAS CRIANÇAS. ELA VIVIA EM UM LUGAR MÁGICO, BEM NO CORAÇÃO DA SELVA. AO INVÉS DE CASAS E RUAS, SEU LAR ERA ENTRE AS ÁRVORES ALTAS, AS FLORES COLORIDAS E OS ANIMAIS SELVAGENS. E QUE SELVA MARAVILHOSA ERA ESSA! ELA PARECIA CANTAR DURANTE O DIA E SUSSURRAR SEGREDOS À NOITE.

 

JANE CRESCEU CERCADA POR SEUS AMIGOS ANIMAIS: LOBOS SÁBIOS, ELEFANTES GENTIS, GIRAFAS CURIOSAS, MACACOS BRINCALHÕES E LEÕES CORAJOSOS. DESDE BEBÊ, ELA APRENDEU A FALAR COM ELES, NÃO COM PALAVRAS, MAS COM O CORAÇÃO. OS ANIMAIS A ENSINAVAM AS LEIS DA SELVA, AQUELAS QUE OS HUMANOS NÃO CONHECIAM: A LEI DO RESPEITO E DO AMOR À NATUREZA.

 

A SELVA TINHA SUAS PRÓPRIAS REGRAS, E JANE SABIA TODAS. ELA ENTENDIA QUE CADA ANIMAL TINHA UM PAPEL ESPECIAL, E QUE A FLORESTA SÓ ERA FELIZ QUANDO TODOS VIVIAM EM HARMONIA. OS ELEFANTES A ENSINAVAM SOBRE A FORÇA E A SABEDORIA. OS LOBOS, SOBRE A LEALDADE E A CORAGEM. OS MACACOS LHE MOSTRAVAM COMO SER CURIOSA E BRINCALHONA, E AS GIRAFAS, COM SEUS LONGOS PESCOÇOS, A LEMBRAVAM DE OLHAR PARA O ALTO, SEMPRE COM ESPERANÇA. E OS LEÕES? AH, OS LEÕES! ELES ERAM SEUS GUARDIÕES, ENSINANDO-LHE SOBRE LIDERANÇA E CONFIANÇA.

 

À NOITE, QUANDO O CÉU FICAVA ESCURO E AS ESTRELAS BRILHAVAM, JANE SUBIA EM UMA PEDRA ALTA E COMEÇAVA A CANTAR. SUA VOZ ERA DOCE, COMO O VENTO QUE DANÇA ENTRE AS FOLHAS. ELA CANTAVA PARA ACALMAR A SELVA, PARA GARANTIR QUE TODOS, DESDE O MAIS PEQUENINO INSETO ATÉ O MAIS GRANDIOSO ELEFANTE, PUDESSEM DORMIR EM PAZ. SEU CANTO ERA MÁGICO. ELE ESPANTAVA QUALQUER MAL QUE TENTASSE PERTURBAR AQUELE LUGAR SAGRADO.

 

MAS JANE TAMBÉM TINHA OUTRA MISSÃO MUITO ESPECIAL. SEMPRE QUE UM CAÇADOR OU ALGUÉM QUE QUISESSE MACHUCAR SEUS AMIGOS ANIMAIS SE APROXIMAVA DA SELVA, ELA APARECIA, LIGEIRA E INVISÍVEL. SUA PRESENÇA ERA COMO UM VENTO SILENCIOSO QUE APENAS OS SÁBIOS CONSEGUIAM SENTIR. E, EM SEGREDO, ELA OS AFASTAVA, PROTEGENDO SEUS COMPANHEIROS. OS LOBOS UIVAVAM PARA AVISAR, OS MACACOS BALANÇAVAM NAS ÁRVORES PARA DISTRAIR, E OS LEÕES RUGIAM PARA AFUGENTAR OS INTRUSOS. JANE SEMPRE ESTAVA LÁ, ZELANDO POR TODOS.

 

APESAR DE SER FORTE E DESTEMIDA, JANE ERA TAMBÉM MUITO DOCE. QUEM TRATAVA A NATUREZA COM CARINHO, QUEM RESPEITAVA OS ANIMAIS E AS PLANTAS, LOGO SENTIA SUA PRESENÇA. DIZIAM QUE VÊ-LA ERA SINAL DE BOA SORTE. ELA TRAZIA SORRISOS E PAZ NO CORAÇÃO DAQUELES QUE AMAVAM E CUIDAVAM DA NATUREZA.

 

CERTA VEZ, UM MENINO CHAMADO TOMÁS, PERDIDO NA SELVA, FOI GUIADO POR UMA GIRAFA ATÉ JANE. ELE ESTAVA ASSUSTADO, MAS JANE, COM UM SORRISO, O LEVOU ATÉ UM LUGAR SEGURO, CERCADO POR FLORES E ÁRVORES QUE PARECIAM ABRAÇÁ-LO. “AQUI, A SELVA TE PROTEGE, ASSIM COMO VOCÊ A PROTEGE”, ELA DISSE BAIXINHO. TOMÁS SENTIU QUE NUNCA MAIS ESTARIA SOZINHO, POIS AGORA ELE TAMBÉM CONHECIA O SEGREDO DA SELVA: **O AMOR E O RESPEITO POR TODOS OS SERES VIVOS**.

 

JANE CONTINUAVA SUA VIDA NA SELVA, CANTANDO SOB O LUAR, CORRENDO ENTRE OS ANIMAIS E PROTEGENDO AQUELE MUNDO MARAVILHOSO QUE TANTO AMAVA. E ASSIM, A SELVA SEGUIA EM PAZ, CHEIA DE MAGIA E MISTÉRIO, GUARDADA POR SUA AMIGA MAIS LEAL: JANE, A PROTETORA DA SELVA E DE TODOS OS SEUS SEGREDOS.

 

E, SEMPRE QUE O VENTO SOPRAVA GENTILMENTE PELAS ÁRVORES, A SELVA SORRIA, SABENDO QUE JANE ESTAVA LÁ, CUIDANDO DE CADA UM DE SEUS AMIGOS COM AMOR E CARINHO.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 28/09/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish