Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, HÁ MUITO, MUITO TEMPO, QUANDO A CIDADE DE DUBLIN, NA IRLANDA, ERA UM LUGAR TRANQUILO E CHEIO DE VERDE. AS PESSOAS VIVIAM EM PAZ, CUIDANDO DE SEUS JARDINS E OUVINDO AS HISTÓRIAS CONTADAS PELOS MAIS VELHOS. NO TOPO DE UMA COLINA, RODEADO POR ÁRVORES MÁGICAS, VIVIA UM MAGO MUITO ESPECIAL CHAMADO FIONAN. ELE ERA CONHECIDO POR SUA BONDADE E POR SUAS POÇÕES INCRÍVEIS, QUE CURAVAM DOENÇAS E TRAZIAM ALEGRIA ÀS PESSOAS.

 

MAS UM DIA, UM RUMOR ASSUSTADOR SE ESPALHOU PELA CIDADE: OS VIKINGS ESTAVAM CHEGANDO! ESSES HOMENS GRANDES E BARBUDOS VINHAM EM NAVIOS ENORMES, COM VELAS COLORIDAS E DRAGÕES ESCULPIDOS NA FRENTE. ELES NÃO VINHAM PARA CONTAR HISTÓRIAS OU AJUDAR AS PESSOAS. NÃO! ELES QUERIAM ROUBAR AS RIQUEZAS DE DUBLIN E CAPTURAR PESSOAS PARA LEVÁ-LAS COMO PRISIONEIRAS!

 

AS PESSOAS DA CIDADE FICARAM COM MEDO. “O QUE VAMOS FAZER?”, PERGUNTAVAM UMAS ÀS OUTRAS. O MAGO FIONAN, SEMPRE CALMO E SÁBIO, FOI ATÉ O LAGO NEGRO, UM LAGO MISTERIOSO QUE FICAVA PERTO DE SUA CASA. ELE TINHA UMA IDEIA MÁGICA! O LAGO NEGRO ERA CONHECIDO POR SER MUITO PROFUNDO E TER PODERES ANTIGOS QUE NINGUÉM ENTENDIA DIREITO. E FIONAN TINHA PASSADO MUITOS ANOS ESTUDANDO SUA MAGIA.

 

ELE RESOLVEU FAZER UMA POÇÃO ESPECIAL, UMA POÇÃO DE OURO! MAS NÃO ERA UM OURO COMUM, DAQUELES QUE SE VÊ EM MOEDAS E TESOUROS. ERA UM OURO MÁGICO, QUE BRILHARIA TANTO QUE CEGARIA OS INVASORES E, AO MESMO TEMPO, PROTEGERIA TODOS DE DUBLIN. ASSIM, FIONAN PASSOU TRÊS NOITES E TRÊS DIAS PREPARANDO SUA POÇÃO. ELE MISTUROU O BRILHO DAS ESTRELAS, O PÓLEN DAS FLORES ENCANTADAS E UMA GOTA DE ÁGUA DO LAGO NEGRO. QUANDO A POÇÃO ESTAVA PRONTA, ELA TINHA UM BRILHO DOURADO TÃO FORTE QUE PARECIA UM PEQUENO SOL DENTRO DE SEU CALDEIRÃO.

 

NA MANHÃ SEGUINTE, OS NAVIOS DOS VIKINGS APARECERAM NA COSTA. AS PESSOAS DA CIDADE ESTAVAM MUITO ASSUSTADAS E COMEÇARAM A CORRER, MAS FIONAN PEDIU CALMA.

 

“CONFIE NA POÇÃO”, DISSE ELE COM UM SORRISO TRANQUILO. ELE CAMINHOU ATÉ O LAGO NEGRO E, COM MUITO CUIDADO, DESPEJOU A POÇÃO DOURADA EM SUAS ÁGUAS ESCURAS. ASSIM QUE A POÇÃO TOCOU O LAGO, ALGO INCRÍVEL ACONTECEU! A ÁGUA DO LAGO NEGRO COMEÇOU A BRILHAR INTENSAMENTE, TRANSFORMANDO-SE EM UM ESPELHO DOURADO QUE REFLETIA A LUZ DO SOL. TODO O LAGO, ANTES SOMBRIO, AGORA ERA FEITO DE OURO LÍQUIDO, BRILHANDO COMO NUNCA.

 

OS VIKINGS, QUANDO CHEGARAM PERTO DO LAGO, FICARAM MARAVILHADOS E CONFUSOS. “O QUE É ISSO? UM LAGO DE OURO?” ELES SE APROXIMARAM, PENSANDO QUE ERA UMA GRANDE RIQUEZA QUE PODERIAM LEVAR EMBORA. MAS, AO TOCAREM A ÁGUA DOURADA, SEUS OLHOS FICARAM CEGOS PELO BRILHO, E OS BARCOS COMEÇARAM A GIRAR SEM RUMO. OS INVASORES, DESORIENTADOS E ASSUSTADOS, FUGIRAM DALI O MAIS RÁPIDO QUE PUDERAM, REMANDO COM TODA A FORÇA PARA LONGE DE DUBLIN.

 

A CIDADE ESTAVA SALVA! AS PESSOAS COMEMORARAM E DANÇARAM AO REDOR DO LAGO DOURADO, QUE AGORA BRILHAVA SUAVEMENTE, PROTEGENDO A CIDADE. FIONAN, COM UM SORRISO NO ROSTO, SABIA QUE SUA POÇÃO MÁGICA HAVIA FUNCIONADO.

 

E ASSIM, OS VIKINGS NUNCA MAIS TENTARAM INVADIR DUBLIN. E DIZEM QUE, ATÉ HOJE, SE VOCÊ FOR ATÉ O LAGO NEGRO, EM UMA NOITE ESTRELADA, PODERÁ VER PEQUENOS BRILHOS DOURADOS NA ÁGUA, LEMBRANÇAS DA POÇÃO MÁGICA DO BOM MAGO FIONAN.

 

E A CIDADE VIVEU FELIZ E EM PAZ POR MUITOS, MUITOS ANOS.

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 25/09/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish