Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

LUMA ERA UMA MOCINHA MUITO CURIOSA, COM OLHOS BRILHANTES E SEUS LONGOS CABELOS CASTANHOS E CACHEADOS. ELA ERA APRENDIZ DE FEITICEIRA E, FINALMENTE, CHEGARA O DIA DE TENTAR SEU PRIMEIRO ENCANTAMENTO SOZINHA. COM O CORAÇÃO ACELERADO E UM SORRISO DE EMPOLGAÇÃO, LUMA FOLHEOU O VELHO LIVRO DE MAGIA QUE SUA MENTORA, A BONDOSA FEITICEIRA HELENA, HAVIA LHE DADO.

 

"HOJE VOU CRIAR O FEITIÇO MAIS INCRÍVEL DE TODOS!" LUMA MURMUROU PARA SI MESMA, MAL CONSEGUINDO CONTER A EXCITAÇÃO. O FEITIÇO ERA PARA FAZER AS ESTRELAS BRILHAREM AINDA MAIS NO CÉU, ALGO SIMPLES, SEGUNDO HELENA.

 

NO ENTANTO, LUMA, CHEIA DE ENTUSIASMO, DECIDIU QUE QUERIA ALGO GRANDIOSO. “POR QUE PARAR NAS ESTRELAS?”, PENSOU. “E SE EU FIZER A LUA BRILHAR MAIS FORTE QUE O SOL?”

 

COM ESSE PENSAMENTO AUDACIOSO, LUMA FOI ATÉ SEU CALDEIRÃO, QUE PARECIA MAIOR DO QUE ELA PRÓPRIA. ELA COMEÇOU A MISTURAR INGREDIENTES MÁGICOS – PÓ DE ESTRELA, UMA PÉTALA DE FLOR-DA-NOITE E UMA PITADA DE POEIRA LUNAR. NO ENTANTO, LUMA, DISTRAÍDA PELA SUA IMAGINAÇÃO, EXAGEROU NA QUANTIDADE DE CADA INGREDIENTE. AO INVÉS DE UMA PITADA, ELA COLOCOU UM PUNHADO. E AO INVÉS DE UM FIOZINHO DE LUZ, ELA DESPEJOU RAIOS E MAIS RAIOS!

 

“OPS! ACHO QUE EXAGEREI...” DISSE LUMA, VENDO SEU CALDEIRÃO BORBULHAR E CINTILAR COM UMA LUZ MISTERIOSA.

 

DE REPENTE, UM VENTO FORTE SOPROU PELAS JANELAS DO PEQUENO QUARTO DE LUMA, E UMA ENERGIA MÁGICA ESCAPOU DO CALDEIRÃO, SUBINDO EM ESPIRAIS ATÉ O CÉU. LUMA CORREU PARA A JANELA, E, PARA SUA SURPRESA, VIU A LUA PERDER SEU BRILHO DOURADO. LENTAMENTE, A MAJESTOSA LUA FOI SE APAGANDO, ATÉ QUE RESTOU APENAS UMA ENORME SOMBRA NO CÉU.

 

“OH NÃO! O QUE EU FIZ?” EXCLAMOU LUMA, COM AS MÃOS COBRINDO A BOCA. A LUA ESTAVA COMPLETAMENTE COBERTA DE ESCURIDÃO, COMO SE TIVESSE SUMIDO DO CÉU! TUDO PARECIA TÃO DIFERENTE E ASSUSTADOR SEM SUA LUZ SUAVE.

 

FOI ENTÃO QUE HELENA, SUA MENTORA, APARECEU NA PORTA, COM UM LEVE SORRISO NO ROSTO, EMBORA SEUS OLHOS MOSTRASSEM QUE SABIA O QUE HAVIA ACONTECIDO. “LUMA, QUERIDA, VOCÊ MEXEU COM AS FORÇAS DA LUA NEGRA.”

 

“LUA NEGRA?” LUMA PERGUNTOU, COM OS OLHOS ARREGALADOS.

 

HELENA SE APROXIMOU COM CALMA, COLOCANDO A MÃO NO OMBRO DE SUA APRENDIZ. “A LUA NEGRA ACONTECE QUANDO A FACE ILUMINADA DA LUA ESTÁ COMPLETAMENTE VOLTADA PARA O SOL, E O LADO ESCURO, PARA A TERRA. QUANDO ISSO ACONTECE, PARECE QUE A LUA SOME, POIS NÃO CONSEGUIMOS VÊ-LA DAQUI.”

 

“ENTÃO FUI EU QUEM FEZ ISSO?” PERGUNTOU LUMA, PREOCUPADA.

 

“BEM, VOCÊ ACELEROU UM PROCESSO QUE A NATUREZA FAZ SOZINHA DE VEZ EM QUANDO”, RESPONDEU HELENA, SORRINDO. “MAS, AGORA, TEMOS QUE CONSERTAR ISSO, NÃO É MESMO?”

 

LUMA BALANÇOU A CABEÇA AFIRMATIVAMENTE, DECIDIDA. ELA NÃO QUERIA QUE O MUNDO FICASSE SEM A LUZ SUAVE DA LUA. COM A AJUDA DE HELENA, LUMA COMEÇOU A PREPARAR UM NOVO FEITIÇO, DESTA VEZ COM MAIS CALMA E PRECISÃO.

 

ELAS MISTURARAM INGREDIENTES ESPECIAIS – PÓ DE LUAR, GOTAS DE ORVALHO E A FOLHA DE UMA FLOR RARA QUE SÓ CRESCIA À LUZ DA LUA. JUNTAS, MURMURARAM PALAVRAS MÁGICAS E, COM UM SOPRO SUAVE, LANÇARAM O NOVO FEITIÇO PARA O CÉU.

 

POUCO A POUCO, A ESCURIDÃO QUE COBRIA A LUA COMEÇOU A SE DISSIPAR, E UM BRILHO PRATEADO VOLTOU A ENVOLVÊ-LA. LUMA SUSPIROU DE ALÍVIO QUANDO VIU A LUA VOLTAR AO SEU ESPLENDOR NATURAL.

 

“CONSEGUIMOS!” GRITOU LUMA, SALTANDO DE ALEGRIA.

 

HELENA SORRIU E ACARICIOU O CABELO DA MENINA. “VOCÊ APRENDEU UMA LIÇÃO IMPORTANTE HOJE, LUMA. A MAGIA É PODEROSA, MAS TAMBÉM DELICADA. É PRECISO RESPEITAR O EQUILÍBRIO DAS COISAS.”

 

LUMA CONCORDOU. “PROMETO SER MAIS CUIDADOSA DA PRÓXIMA VEZ, HELENA.”

 

E ASSIM, A LUA VOLTOU A BRILHAR NO CÉU, MAJESTOSA COMO SEMPRE. LUMA, EMBORA AINDA UMA APRENDIZ, SABIA QUE HAVIA APRENDIDO UMA GRANDE LIÇÃO SOBRE PACIÊNCIA, RESPONSABILIDADE E O PODER DA MAGIA.

 

E, NAQUELA NOITE, AO SE DEITAR, LUMA OLHOU PARA O CÉU COM UM SORRISO SATISFEITO. A LUA, AGORA MAIS BONITA DO QUE NUNCA, HAVIA RECUPERADO A SUA LUZ MAJESTOSA E SEU BRILHO ENCANTADOR.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 23/09/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish