Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, BEM NO CORAÇÃO DO CÉU ESTRELADO, UMA PEQUENA ESTRELA CADENTE CHAMADA SOLANGE LUANA. ELA ERA A FILHA MAIS VELHA DO SOL E DA LUA, NASCIDA DO AMOR ETERNO ENTRE O BRILHO QUENTE DO SOL E O ENCANTO PRATEADO DA LUA. SUA LUZ ERA TÃO ESPECIAL QUE, TODAS AS NOITES, AS OUTRAS ESTRELAS DANÇAVAM AO REDOR DELA, CELEBRANDO SUA MAGIA. SOLANGE, PORÉM, NÃO SABIA QUE SUA VIDA ESTAVA PRESTES A MUDAR.

 

UM DIA, UM ANJO DECAÍDO, FURIOSO POR TER SIDO EXPULSO DO CÉU, LANÇOU UM FEITIÇO TERRÍVEL. ELE, COM SEUS OLHOS SOMBRIOS E ASAS NEGRAS, SEPAROU SOLANGE LUANA DE SEUS PAIS, CONDENANDO-A A VIVER NA TERRA COMO UMA SIMPLES MOCINHA. E ASSIM, A PEQUENA ESTRELA CADENTE FOI LANÇADA À TERRA, SUA LUZ APAGADA E TRANSFORMADA EM UMA MENINA.

 

QUANDO SOLANGE ABRIU OS OLHOS, ENCONTROU-SE NUM CAMPO DE FLORES, COM O CÉU AZUL SOBRE SUA CABEÇA E O SOL BRILHANDO DISTANTE, SEM PODER ABRAÇÁ-LA COMO ANTES. ELA SENTIU UMA IMENSA TRISTEZA EM SEU CORAÇÃO E, EMBORA ESTIVESSE EM UM NOVO CORPO, A SAUDADE DE SEUS PAIS A ACOMPANHAVA A CADA PASSO.

 

SOLANGE, AGORA COM LONGOS CABELOS DOURADOS E OLHOS QUE REFLETIAM A LUZ DA LUA, DECIDIU QUE NÃO DESISTIRIA. ELA PRECISAVA ENCONTRAR UM JEITO DE QUEBRAR O ENCANTAMENTO E VOLTAR PARA OS BRAÇOS DO SOL E DA LUA.

 

NO COMEÇO DE SUA JORNADA, SOLANGE ENCONTROU UM JARDIM MÁGICO CHEIO DE FLORES QUE FALAVAM E BORBOLETAS QUE SUSSURRAVAM SEGREDOS AO VENTO. "VOCÊ NÃO É DAQUI MOCINHA," DISSE UMA ROSA MUITO ELEGANTE, "MAS SE QUISER VOLTAR PARA O CÉU, PRECISARÁ ENFRENTAR MUITOS DESAFIOS."

 

SOLANGE SUSPIROU, OLHANDO PARA SUAS MÃOS HUMANAS E PENSANDO COMO TUDO AQUILO ERA COMPLICADO DEMAIS. "AI, QUE DRAMA," ELA MURMUROU. MAS, DETERMINADA, SEGUIU EM FRENTE, OUVINDO OS CONSELHOS DAS FLORES. O PRIMEIRO DESAFIO ERA ATRAVESSAR O VALE DAS SOMBRAS, ONDE TUDO PARECIA FRIO E ASSUSTADOR.

 

 

AO ENTRAR NO VALE DAS SOMBRAS, SOLANGE SENTIU O MEDO TOMAR CONTA DE SEU CORAÇÃO. AS SOMBRAS PARECIAM SUSSURRAR SEUS PIORES MEDOS: "VOCÊ NUNCA VOLTARÁ PARA O CÉU... VOCÊ É SÓ UMA MENINA AGORA."

 

COM LÁGRIMAS NOS OLHOS, SOLANGE OLHOU PARA O CÉU E SUSSURROU PARA A LUA: "MAMÃE, ME DÊ FORÇA..." E FOI NESSE MOMENTO QUE UMA PEQUENA LUZ BRILHOU DENTRO DELA. ERA A SUA ESSÊNCIA DE ESTRELA, QUE, MESMO OCULTA, AINDA ESTAVA LÁ. COM CORAGEM RENOVADA, ELA ENFRENTOU AS SOMBRAS E AS ESPANTOU COM SUA LUZ INTERIOR, MESMO QUE PEQUENININHA.

 

APÓS DEIXAR O VALE DAS SOMBRAS PARA TRÁS, SOLANGE ENCONTROU UM VASTO DESERTO DOURADO. A AREIA PARECIA BRILHAR SOB O SOL, MAS CADA PASSO QUE ELA DAVA SE TORNAVA MAIS DIFÍCIL. FOI AÍ QUE SOLANGE LEMBROU-SE DOS CONTOS DE FADAS QUE SUA MÃE, A LUA, LHE CONTAVA: "SEMPRE QUE ESTIVER CANSADA, QUERIDA, SONHE. NOS SONHOS, VOCÊ ENCONTRA O CAMINHO."

 

SOLANGE FECHOU OS OLHOS E SE PERMITIU SONHAR. ELA SONHOU QUE ERA NOVAMENTE UMA ESTRELA, BRILHANDO NO CÉU, ABRAÇADA PELOS RAIOS DO SOL E PELO BEIJO SUAVE DA LUA. E, NESSE SONHO, ELA ENCONTROU FORÇAS PARA CONTINUAR. QUANDO ABRIU OS OLHOS, O DESERTO DESAPARECEU, E À SUA FRENTE HAVIA UMA PONTE DE LUZ QUE A GUIAVA PARA SEU DESTINO.

 

NO FINAL DE SUA JORNADA, SOLANGE LUANA FINALMENTE ENCONTROU O ANJO DECAÍDO, QUE A HAVIA SEPARADO DE SEUS PAIS. ELE A OLHOU COM OLHOS FRIOS E DESAFIADORES. "VOCÊ ACHA QUE PODE VOLTAR PARA O CÉU, MOCINHA?" ELE ZOMBOU. "VOCÊ É APENAS UMA MENINA AGORA."

 

SOLANGE, COM O CORAÇÃO CHEIO DE SAUDADE E AMOR POR SEUS PAIS, ERGUEU A CABEÇA E RESPONDEU: "EU SOU MAIS QUE UMA MENINA. SOU A FILHA DO SOL E DA LUA. E NINGUÉM PODE APAGAR O BRILHO DE UMA ESTRELA!"

 

COM UM GESTO DECIDIDO, ELA LIBEROU TODA A SUA LUZ INTERIOR. UM FEIXE DE LUZ DOURADA E PRATEADA ENCHEU O CÉU, TÃO PODEROSO QUE O ANJO NÃO CONSEGUIU RESISTIR. O FEITIÇO FOI QUEBRADO, E AS ASAS NEGRAS DO ANJO DESAPARECERAM, DEIXANDO-O IMPOTENTE.

 

QUANDO O FEITIÇO SE QUEBROU, SOLANGE COMEÇOU A BRILHAR NOVAMENTE. SUAS FORMAS HUMANAS DESAPARECERAM, E ELA VOLTOU A SER A ESTRELA CADENTE QUE SEMPRE FORA. COM UM SORRISO NOS LÁBIOS, ELA SUBIU AOS CÉUS, ATRAVESSANDO AS NUVENS E ALCANÇANDO O ABRAÇO CALOROSO DO SOL E O CARINHO SUAVE DA LUA.

 

"MINHA QUERIDA," SUSSURROU O SOL, "SABÍAMOS QUE VOCÊ CONSEGUIRIA."

 

"E AGORA ESTÁ DE VOLTA ONDE SEMPRE PERTENCEU," COMPLETOU A LUA, COM OS OLHOS CHEIOS DE EMOÇÃO.

 

E ASSIM, SOLANGE LUANA VOLTOU AO CÉU, ONDE CONTINUOU A BRILHAR, NÃO APENAS COMO UMA ESTRELA CADENTE, MAS COMO UM SÍMBOLO DE CORAGEM, DETERMINAÇÃO E O PODER DO AMOR ETERNO ENTRE O SOL E A LUA.

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 21/09/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish