Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ UM PAPAGAIO CHAMADO PEPE, QUE VIVIA NO NAVIO DO CAPITÃO BARBA ROXA, UM PIRATA CONHECIDO POR NAVEGAR PELOS MARES EM BUSCA DE TESOUROS. PEPE TINHA PENAS COLORIDAS E VIBRANTES, COM ASAS GRANDES E PODEROSAS, PERFEITAS PARA VOAR PELOS CÉUS. NO ENTANTO, ELE NUNCA VOAVA.

 

PEPE ERA O COMPANHEIRO FIEL DO CAPITÃO. SEMPRE NO OMBRO DE BARBA ROXA, ELE REPETIA CADA PALAVRA QUE OUVIA. QUANDO O CAPITÃO GRITAVA ORDENS PARA A TRIPULAÇÃO, PEPE ECOAVA: "LEVANTAR AS VELAS!", "RUMO AO HORIZONTE!", "PREPARAR OS CANHÕES!" TODOS ACHAVAM DIVERTIDO E DAVAM RISADA, PORQUE PEPE REPETIA TUDO DIREITINHO. MAS, NO FUNDO, PEPE NÃO SABIA POR QUE FAZIA ISSO.

 

CERTO DIA, ENQUANTO O NAVIO NAVEGAVA CALMAMENTE, PEPE VIU ALGO QUE O DEIXOU CURIOSO: UM BANDO DE PÁSSAROS VOANDO LIVREMENTE NO CÉU, INDO PARA ONDE QUISESSEM. ELES BRINCAVAM COM O VENTO, FAZENDO CURVAS E GIROS NO AR, E SUMIAM NO HORIZONTE. PEPE, QUE SEMPRE VIA O HORIZONTE À SUA FRENTE, SUSPIROU.

 

— AH, COMO DEVE SER BOM VOAR ASSIM… — PENSOU PEPE, BALANÇANDO AS ASAS.

 

MAS, ENTÃO, OUVIU O CAPITÃO BARBA ROXA GRITAR: "AMARRAR AS CORDAS!" E, COMO DE COSTUME, PEPE REPETIU: "AMARRAR AS CORDAS!" E FICOU ALI, NO OMBRO DO CAPITÃO, SEM SAIR DO LUGAR.

 

PASSARAM-SE OS DIAS, E PEPE COMEÇOU A NOTAR MAIS COISAS. ELE PERCEBIA COMO A TRIPULAÇÃO SEGUIA TODAS AS ORDENS DO CAPITÃO, FAZENDO O QUE LHES ERA MANDADO, SEM QUESTIONAR. E PEPE, QUE SEMPRE REPETIA TUDO, COMEÇOU A SE PERGUNTAR: *"SERÁ QUE PRECISO SEMPRE IMITAR O QUE OS OUTROS FAZEM?"*

 

UMA NOITE, ENQUANTO TODOS DORMIAM E O NAVIO BALANÇAVA SUAVEMENTE NO MAR, PEPE RESOLVEU PERGUNTAR A SI MESMO:

 

— TENHO ASAS… POR QUE NÃO VOO?

 

ELE OLHOU AO REDOR. NÃO HAVIA GAIOLA, NEM CORRENTES, NADA QUE O IMPEDISSE. ERA APENAS ELE E O VASTO OCEANO. PEPE PERCEBEU, ENTÃO, QUE ELE SEMPRE ACREDITARA QUE SEU LUGAR ERA ALI, NO OMBRO DO CAPITÃO, REPETINDO O QUE OUVIA, SEM JAMAIS TENTAR ALGO DIFERENTE.

 

NAQUELA NOITE, O VENTO ESTAVA CALMO E AS ESTRELAS BRILHAVAM NO CÉU. PEPE, COM O CORAÇÃO BATENDO RÁPIDO, ABRIU SUAS ASAS COLORIDAS. ELAS PARECIAM MAIS LEVES DO QUE NUNCA. OLHOU UMA ÚLTIMA VEZ PARA O CAPITÃO ADORMECIDO, PARA A TRIPULAÇÃO E PARA O HORIZONTE DISTANTE.

 

— TALVEZ SEJA HORA DE DESCOBRIR O QUE É VOAR DE VERDADE! — DISSE ELE, CHEIO DE CORAGEM.

 

COM UM IMPULSO, PEPE LEVANTOU VOO. NO INÍCIO, SEUS MOVIMENTOS ERAM DESAJEITADOS, MAS LOGO ELE SENTIU O VENTO O GUIANDO, COMO SE O CÉU SEMPRE TIVESSE SIDO O SEU LAR. ELE SUBIU ALTO, MAIS ALTO DO QUE JÁ HAVIA IMAGINADO, E A SENSAÇÃO DE LIBERDADE ERA INCRÍVEL. PELA PRIMEIRA VEZ, PEPE NÃO ESTAVA APENAS REPETINDO O QUE OS OUTROS FAZIAM. ELE ESTAVA VIVENDO ALGO SEU.

 

LÁ DE CIMA, PEPE VIU O NAVIO PEQUENININHO, NAVEGANDO TRANQUILO NO MAR. O HORIZONTE PARECIA AINDA MAIOR E MAIS BONITO DO QUE ELE JAMAIS SONHARA. E PEPE, AGORA UM PAPAGAIO VOADOR, SABIA QUE SUA VIDA NÃO PRECISAVA SER SÓ A REPETIÇÃO DOS OUTROS. ELE PODIA VOAR, EXPLORAR, DESCOBRIR NOVOS CAMINHOS.

 

A PARTIR DAQUELE DIA, PEPE SEMPRE VOLTAVA AO NAVIO, MAS AGORA ELE NÃO ERA MAIS O "PAPAGAIO DE PIRATA" QUE APENAS REPETIA. ELE TRAZIA HISTÓRIAS DO CÉU, FALAVA DAS NUVENS E DO VENTO, E INSPIRAVA A TRIPULAÇÃO A VER O MUNDO DE MANEIRA DIFERENTE. E, SEMPRE QUE PODIA, ABRIA SUAS ASAS E VOAVA PARA DESCOBRIR ALGO NOVO, SABENDO QUE O HORIZONTE ESTAVA SEMPRE À SUA ESPERA.

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 20/09/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish