ERA UMA VEZ UMA MOCINHA CHAMADA GREICE, QUE VIVIA NUMA PEQUENA VILA CERCADA POR FLORESTAS E MONTANHAS. GREICE AS NOITES DE LUA CHEIA. TODA VEZ QUE A LUA BRILHAVA NO CÉU, REDONDA E PRATEADA, ELA SENTIA ALGO ESPECIAL NO CORAÇÃO, COMO SE A LUA QUISESSE CONTAR-LHE UM SEGREDO.
GREICE SEMPRE OUVIA AS HISTÓRIAS QUE OS MAIS VELHOS CONTAVAM SOBRE A LUA CHEIA. DIZIAM QUE, QUANDO A LUA ESTAVA BEM REDONDA, ILUMINANDO TUDO AO REDOR, ALGUNS SERES MÁGICOS APARECIAM. ALGUNS FALAVAM DE LOBISOMENS, OUTROS DE BRUXAS E ATÉ DE FADAS DANÇANDO À LUZ DA LUA. MAS GREICE NÃO TINHA MEDO DESSAS HISTÓRIAS. ELA ACHAVA QUE A LUA CHEIA ERA MÁGICA DE UM JEITO DIFERENTE.
CERTA NOITE, QUANDO A LUA APARECEU ENORME NO CÉU, GREICE ESTAVA DEITADA EM SUA CAMA, OLHANDO PELA JANELA. AS ESTRELAS BRILHAVAM AO REDOR DA LUA COMO PEQUENOS PONTOS DE LUZ. DE REPENTE, ELA OUVIU UM SUSSURRO, COMO SE A PRÓPRIA LUA ESTIVESSE FALANDO COM ELA.
— GREICE... GREICE... — DIZIA UMA VOZ SUAVE, QUASE COMO O VENTO.
ASSUSTADA, MAS CURIOSA, GREICE LEVANTOU-SE DA CAMA E FOI ATÉ A JANELA. LÁ FORA, TUDO PARECIA TÃO CALMO, MAS AO MESMO TEMPO, HAVIA UMA ENERGIA DIFERENTE NO AR.
— QUEM ESTÁ AÍ? — PERGUNTOU GREICE, OLHANDO PARA O CÉU.
— SOU EU, A LUA CHEIA! — RESPONDEU A VOZ. — EU VIM TE CONTAR UM SEGREDO.
OS OLHOS DE GREICE BRILHARAM DE EXCITAÇÃO. ELA NUNCA IMAGINOU QUE UM DIA A LUA FALARIA COM ELA!
— UM SEGREDO? — PERGUNTOU ELA, ENCANTADA. — O QUE VOCÊ QUER ME CONTAR, DONA LUA?
— GREICE, MUITAS PESSOAS ACHAM QUE EU SOU A LUA DOS APAIXONADOS, OU QUE EU TRANSFORMO AS PESSOAS EM LOBISOMENS — COMEÇOU A LUA, RINDO BAIXINHO. — MAS O MEU VERDADEIRO MISTÉRIO É OUTRO.
— OUTRO? — REPETIU GREICE, INTRIGADA. — O QUE PODE SER MAIS MISTERIOSO DO QUE LOBISOMENS?
— O MEU MAIOR MISTÉRIO É A PAZ E A ALEGRIA QUE EU TRAGO QUANDO APAREÇO — DISSE A LUA CHEIA. — QUANDO ESTOU NO CÉU, TUDO PARECE MAIS BONITO, MAIS TRANQUILO. E SABE POR QUÊ?
GREICE BALANÇOU A CABEÇA, CURIOSA.
— PORQUE EU FAÇO TODOS SE LEMBRAREM DE QUE O IMPORTANTE É RESPEITAR UNS AOS OUTROS, SEREM GENTIS E VIVEREM FELIZES! — EXPLICOU A LUA. — EU NÃO SOU SÓ PARA OS CASAIS APAIXONADOS. EU SOU PARA TODOS! PARA AQUELES QUE SONHAM, QUE ACREDITAM NA MAGIA DA VIDA E QUE SABEM QUE SER FELIZ É O MAIS IMPORTANTE.
GREICE SORRIU. ELA ENTENDEU O QUE A LUA ESTAVA DIZENDO. A LUA CHEIA NÃO ERA APENAS UM FENÔMENO BONITO NO CÉU. ELA ERA UM LEMBRETE PARA TODOS SEREM FELIZES, DO JEITO QUE SÃO, E RESPEITAR OS OUTROS.
— ENTÃO, DONA LUA, O SEU MAIOR SEGREDO É... O AMOR E O RESPEITO? — PERGUNTOU GREICE.
— ISSO MESMO, MINHA PEQUENA AMIGA — RESPONDEU A LUA CHEIA, BRILHANDO AINDA MAIS. — AMAR E RESPEITAR, SEM MEDO DE SER FELIZ. NÃO IMPORTA QUEM SOMOS OU O QUE ESCOLHEMOS SER, O IMPORTANTE É VIVER EM HARMONIA COM OS OUTROS.
GREICE SENTIU O CORAÇÃO AQUECER. ELA QUERIA CONTAR ESSE SEGREDO PARA TODO MUNDO NA VILA. QUERIA QUE TODOS SOUBESSEM QUE A LUA CHEIA TRAZIA MAIS DO QUE LUZ; TRAZIA UMA MENSAGEM DE FELICIDADE E UNIÃO.
NAQUELA NOITE, GREICE DORMIU TRANQUILA, COM UM SORRISO NO ROSTO, SABENDO QUE A LUA CHEIA SEMPRE ESTARIA LÁ, PARA TODOS, ESPALHANDO SUA LUZ MÁGICA E ENSINANDO O VALOR DA BONDADE.
E ASSIM, TODA VEZ QUE A LUA CHEIA APARECIA, GREICE OLHAVA PARA O CÉU E SE LEMBRAVA DO SEGREDO ESPECIAL QUE A LUA LHE CONTOU: VIVER COM AMOR, RESPEITO E, ACIMA DE TUDO, SEM MEDO DE SER FELIZ.