Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ,  NUMA FLORESTA CHEIA DE ÁRVORES ALTAS E UM LAGO CRISTALINO, UM RATINHO CHAMADO ROGÉRIO. ELE ERA UM RATINHO MUITO CURIOSO, MAS TINHA ALGO DE MUITO ESPECIAL: ROGÉRIO VIA O MUNDO DE PONTA CABEÇA! PARA ELE, AS ÁRVORES CRESCIAM DO CÉU, OS PEIXES NADAVAM PELO AR E AS NUVENS PARECIAM FLORES FLUTUANTES.

 

UM DIA, ENQUANTO EXPLORAVA A FLORESTA, ROGÉRIO SE AFASTOU DE SUA TOCA E ACABOU SE PERDENDO PERTO DE UM LAGO. LÁ, ELE ENCONTROU OUTROS RATINHOS QUE TAMBÉM ESTAVAM MEIO CONFUSOS. ELES TENTAVAM ENCONTRAR O CAMINHO DE VOLTA PARA CASA, MAS ESTAVAM COM MEDO DE CRUZAR O LAGO. AS COISAS PARA ROGÉRIO ERAM AINDA MAIS COMPLICADAS, POIS ELE VIA A ÁGUA COMO SE ESTIVESSE EM CIMA, E O CÉU EMBAIXO. ERA MUITO CONFUSO!

 

DE REPENTE, APARECEU O SENHOR ASDRÚBAL, UM SENHOR SIMPÁTICO E DE CORAÇÃO BONDOSO QUE VIVIA PERTO DO LAGO. ELE ADORAVA OS ANIMAIS E SEMPRE AJUDAVA OS PEQUENOS BICHINHOS QUE SE PERDIAM POR ALI. QUANDO VIU OS RATINHOS, PERCEBEU QUE ELES ESTAVAM COM PROBLEMAS E DECIDIU AJUDÁ-LOS. ELE, CUIDADOSAMENTE, PEGOU OS RATINHOS UM A UM E OS COLOCOU EM UM BARQUINHO QUE ELE TINHA. COM MUITO CUIDADO, OS LEVOU PARA O OUTRO LADO DO LAGO, ONDE ESTAVAM SEGUROS EM TERRA FIRME.

 

ROGÉRIO, NO ENTANTO, ESTAVA MAIS ATRAPALHADO QUE OS OUTROS. AO CHEGAR EM TERRA FIRME, ELE PENSAVA QUE AINDA ESTAVA NO LAGO! TENTAVA NADAR NO AR E ANDAVA EM CÍRCULOS, ENQUANTO OS OUTROS RATINHOS OLHAVAM, CONFUSOS, SEM ENTENDER O QUE ESTAVA ACONTECENDO.

 

O SENHOR ASDRÚBAL, PERCEBENDO QUE ROGÉRIO ESTAVA COM DIFICULDADES, TEVE UMA IDEIA BRILHANTE. ELE LEVOU OS RATINHOS ATÉ UMA MESA GRANDE DE MADEIRA QUE HAVIA EM SUA CASA E COLOCOU TODOS LÁ EM CIMA. ELE QUERIA VER COMO ELES SE COMPORTARIAM E SE CONSEGUIRIAM SAIR DALI SOZINHOS.

 

OS OUTROS RATINHOS, ÁGEIS E RÁPIDOS, COMEÇARAM A CORRER PELA MESA, PROCURANDO UMA FORMA DE ESCAPAR. UM POR UM, ENCONTRARAM PEQUENAS FRESTAS E DESCERAM PELA PERNA DA MESA. TODOS ESCAPARAM! MENOS ROGÉRIO.

 

ROGÉRIO ESTAVA AINDA MAIS CONFUSO AGORA. ELE VIA A MESA COMO SE ESTIVESSE FLUTUANDO NO AR, E A ÚNICA SAÍDA PARECIA SER PARA CIMA. ELE OLHOU PARA O SENHOR ASDRÚBAL E PARA OS OUTROS RATINHOS LÁ EMBAIXO, MAS PARA ELE, ELES PARECIAM ESTAR ACIMA DAS NUVENS. "COMO VOU DESCER?", PENSOU ROGÉRIO.

 

FOI ENTÃO QUE ELE TEVE UMA IDEIA MALUCA! SE O MUNDO PARA ELE ESTAVA DE PONTA CABEÇA, TALVEZ ELE DEVESSE FAZER O OPOSTO DO QUE PENSAVA. EM VEZ DE TENTAR SUBIR, ELE DEVERIA DESCER. COM CORAGEM, ROGÉRIO FECHOU OS OLHOS E SEGUIU O CAMINHO DOS OUTROS RATINHOS, DESCENDO PELA PERNA DA MESA. QUANDO ABRIU OS OLHOS, PARA SUA SURPRESA, ELE ESTAVA NO CHÃO JUNTO COM OS OUTROS RATINHOS!

 

O SENHOR ASDRÚBAL SORRIU, SATISFEITO POR VER QUE ROGÉRIO HAVIA CONSEGUIDO. E, DAQUELE DIA EM DIANTE, ROGÉRIO PERCEBEU QUE, MESMO VENDO O MUNDO DE PONTA CABEÇA, ELE PODIA CONFIAR EM SEU INSTINTO E CORAGEM PARA ENCONTRAR O CAMINHO CERTO.

 

E ASSIM, O PEQUENO RATINHO CONTINUOU A EXPLORAR O MUNDO, AGORA COM A CERTEZA DE QUE, MESMO QUANDO TUDO PARECIA CONFUSO, ELE SEMPRE ENCONTRARIA UMA MANEIRA DE SEGUIR EM FRENTE. AFINAL, ÀS VEZES, BASTA MUDAR A PERSPECTIVA PARA ENCONTRAR A SAÍDA!

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 17/09/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish