ERA UMA VEZ, NUM BOSQUE ONDE TUDO PODIA ACONTECER, UM LOBO CHAMADO ULISSES. ELE ERA CONHECIDO POR TER UMA BOCA GRANDE, TANTO PARA FALAR QUANTO PARA COMER. SÓ QUE, AO CONTRÁRIO DO QUE SE PENSA, ULISSES NÃO ERA UM LOBO MAU. ELE SÓ QUERIA UM POUCO DE PAZ, LONGE DAS CONFUSÕES DE CHAPEUZINHO VERMELHO, DOS TRÊS PORQUINHOS E DOS SETE CABRITINHOS. MAS, ADIVINHE SÓ? ERA JUSTAMENTE COM ESSES PERSONAGENS QUE ELE VIVIA ESBARRANDO.
NUMA MANHÃ ENSOLARADA, ULISSES CAMINHAVA TRANQUILAMENTE PELO BOSQUE, ASSOBIANDO UMA MÚSICA QUALQUER, QUANDO OUVIU GRITOS AO LONGE.
— SOCORRO! É O LOBO! — GRITOU CHAPEUZINHO VERMELHO, CORRENDO COM SEU CESTINHO, COMO DE COSTUME.
ULISSES SUSPIROU E OLHOU PARA ELA, EXASPERADO.
— DE NOVO, CHAPEUZINHO? EU NÃO ESTOU INTERESSADO NO SEU LANCHINHO, NEM NA SUA VOVÓ. ESTOU TENTANDO SER UM LOBO PACÍFICO, LEMBRA?
MAS CHAPEUZINHO ESTAVA OCUPADA DEMAIS EM GRITAR. AO VIRAR UMA ESQUINA, ELA TROPEÇOU... DIRETAMENTE NA CASA DE PALHA DOS TRÊS PORQUINHOS. OS TRÊS IRMÃOS PORQUINHOS ESTAVAM EMPILHANDO PEDAÇOS DE MADEIRA, TENTANDO MELHORAR A CASA DE UM DELES, QUANDO CHAPEUZINHO OS ATINGIU COMO UM RAIO.
— EI! CUIDADO COM AS CASAS! — GRITOU CÍCERO, O PORQUINHO MAIS ESPERTO, QUE ESTAVA PRESTES A TERMINAR SUA CASA DE TIJOLOS.
— AI, MEUS TIJOLOS! — RECLAMOU HEITOR, PREOCUPADO COM OS ARRANJOS DE ÚLTIMA HORA QUE ESTAVA FAZENDO.
ULISSES REVIROU OS OLHOS E TENTOU SAIR DE FININHO, MAS, CLARO, NÃO TEVE SORTE. OS SETE CABRITINHOS SURGIRAM CORRENDO ATRÁS DELE, EM UM TUMULTO.
— OLHA O LOBO! — BERRARAM TODOS DE UMA VEZ, APONTANDO PARA ULISSES COMO SE ELE FOSSE O VILÃO DA HISTÓRIA.
— MAS O QUE ESTÁ ACONTECENDO HOJE? — DISSE ULISSES, JÁ CANSADO DA CONFUSÃO. — EU SÓ QUERIA UM DIA DE PAZ!
OS PORQUINHOS, CABRITINHOS E CHAPEUZINHO COMEÇARAM A CORRER DE UM LADO PARA O OUTRO, E AS COISAS ESTAVAM COMPLETAMENTE FORA DE CONTROLE. FOI ENTÃO QUE ULISSES TEVE UMA IDEIA BRILHANTE.
— ESCUTEM, PESSOAL! — GRITOU ELE. — QUE TAL PARARMOS DE CORRER E TENTARMOS RESOLVER ISSO COMO GENTE CIVILIZADA? VAMOS FAZER UMA COMPETIÇÃO!
TODOS PARARAM DE CORRER E OLHARAM PARA O LOBO, CURIOSOS.
— UMA COMPETIÇÃO? — PERGUNTOU CHAPEUZINHO, DESCONFIADA.
— SIM! — DISSE ULISSES, TENTANDO MANTER A CALMA. — QUEM VENCER, DECIDE O QUE VAI ACONTECER. SE VOCÊS GANHAREM, EU PARO DE TENTAR SOPRAR CASAS E CORRER ATRÁS DE VOVÓS. SE EU VENCER... BEM, VOCÊS TÊM QUE ME DEIXAR EM PAZ!
OS TRÊS PORQUINHOS E OS SETE CABRITINHOS COCHICHARAM ENTRE SI, ENQUANTO CHAPEUZINHO FICAVA PENSATIVA. FINALMENTE, CÍCERO, O MAIS ESPERTO DOS PORQUINHOS, FALOU:
— ACEITAMOS! MAS QUAL VAI SER A COMPETIÇÃO?
ULISSES ABRIU UM GRANDE SORRISO.
— VAMOS VER QUEM CONSTRÓI A CASA MAIS RESISTENTE EM CINCO MINUTOS. EU VOU SOPRAR E TENTAR DERRUBAR TODAS, E SE A SUA CASA RESISTIR, VOCÊ GANHA!
OS PORQUINHOS E OS CABRITINHOS SE OLHARAM, CONFIANTES. AFINAL, QUEM MELHOR DO QUE ELES PARA CONSTRUIR CASAS RESISTENTES?
O TEMPO COMEÇOU A CONTAR, E TODOS CORRERAM PARA COMEÇAR A CONSTRUIR SUAS CASAS. CHAPEUZINHO, POR OUTRO LADO, DECIDIU CONSTRUIR UM "FORTE" DE VOVÓS FEITAS DE TRAVESSEIROS, ENQUANTO OS CABRITINHOS SE ESCONDERAM ATRÁS DE UM ESCUDO FEITO DE LIVROS DE RECEITAS.
QUANDO O TEMPO ACABOU, ULISSES SE PREPAROU PARA SOPRAR. ELE DEU UM GRANDE FÔLEGO E... SOPROU COM TODA A FORÇA! A CASA DE PALHA DOS PORQUINHOS VOOU PELOS ARES, O "FORTE" DE CHAPEUZINHO DESMORONOU EM TRAVESSEIROS, E OS LIVROS DOS CABRITINHOS VOARAM PELO BOSQUE. SÓ A CASA DE TIJOLOS DE CÍCERO FICOU DE PÉ.
— GANHEI! — GRITOU CÍCERO, ORGULHOSO.
— ESTÁ BOM, ESTÁ BOM, VOCÊ GANHOU — DISSE ULISSES, CANSADO. — AGORA, POR FAVOR, ME DEIXEM EM PAZ!
E ASSIM, COM TODOS SATISFEITOS (OU QUASE), ULISSES FINALMENTE CONSEGUIU SEU DIA DE SOSSEGO. ENQUANTO ISSO, CHAPEUZINHO, OS PORQUINHOS E OS CABRITINHOS APRENDERAM UMA LIÇÃO IMPORTANTE: NEM SEMPRE O LOBO É O VILÃO. ÀS VEZES, ELE SÓ QUER DESCANSAR.
E VIVERAM TODOS... MAIS OU MENOS FELIZES, PORQUE, NO FINAL DAS CONTAS, NO BOSQUE ONDE TUDO PODIA ACONTECER, SEMPRE SURGIA UMA NOVA CONFUSÃO.