NO ALTO DE UMA COLINA, HAVIA UM PARQUE DE DIVERSÕES MÁGICO, REPLETO DE BRINQUEDOS, LUZES COLORIDAS E RISADAS QUE ECOAVAM NO AR. ENTRE TODAS AS ATRAÇÕES, A MAIS COBIÇADA ERA A FAMOSA MÁQUINA DE BICHINHOS DE PELÚCIA COM SUA GARRA BIÔNICA. ERA ALI QUE FILIPE, UM JOVEM OBCECADO POR GANHAR PELÚCIAS, PASSAVA HORAS E HORAS TENTANDO PEGAR OS PEQUENOS BONEQUINHOS FOFOS.
FILIPE NUNCA BRINCAVA COM OS BICHINHOS. ELE OS EMPILHAVA NO QUARTO, COMO TROFÉUS DE SUAS VITÓRIAS NA MÁQUINA. "MAIS UM PARA A COLEÇÃO!", ELE DIZIA SEMPRE QUE A GARRA BIÔNICA AGARRAVA UM NOVO BICHINHO.
O QUE FILIPE NÃO SABIA É QUE OS BICHINHOS DE PELÚCIA ESTAVAM CANSADOS. ELES NÃO AGUENTAVAM MAIS SER PUXADOS, AMASSADOS E JOGADOS EM UM CANTO ESCURO. SENTIAM-SE ESQUECIDOS E MALTRATADOS. ENTÃO, NUMA NOITE ESPECIAL, QUANDO O PARQUE ESTAVA VAZIO, ALGO EXTRAORDINÁRIO ACONTECEU.
— PRECISAMOS FAZER ALGUMA COISA! — EXCLAMOU URSELO, O URSO DE PELÚCIA MAIS ANTIGO DA MÁQUINA. — NÃO PODEMOS CONTINUAR SENDO AGARRADOS POR ESSA GARRA MALVADA PARA DEPOIS SERMOS IGNORADOS!
— ISSO MESMO! — CONCORDOU LILA, A COELHINHA ROSA. — ESTAMOS AQUI PARA SER AMADOS, NÃO PARA COLECIONAR POEIRA!
OS BICHINHOS SE REUNIRAM E DECIDIRAM QUE PRECISAVAM DE AJUDA. ELES CHAMARAM A ÚNICA QUE PODERIA RESOLVER AQUELA SITUAÇÃO: A FADA DOS BRINQUEDOS, UMA CRIATURA MÁGICA QUE CUIDAVA DE TODOS OS BRINQUEDOS DO MUNDO.
EM UM PISCAR DE OLHOS, A FADA DOS BRINQUEDOS APARECEU. ELA ERA PEQUENINA, COM ASAS BRILHANTES E UMA VARINHA QUE RELUZIA COMO ESTRELAS.
— VOCÊS ME CHAMARAM, MEUS QUERIDOS? — PERGUNTOU A FADA COM UMA VOZ DOCE.
— SIM! — DISSE URSELO. — ESTAMOS CANSADOS DE SER CAPTURADOS PELO FILIPE. ELE NÃO NOS DÁ O CARINHO QUE MERECEMOS. SERÁ QUE VOCÊ PODE NOS AJUDAR?
A FADA PENSOU POR UM MOMENTO E ENTÃO SORRIU.
— TENHO A IDEIA PERFEITA! — DISSE ELA. COM UM ACENO DE SUA VARINHA DE CONDÃO, ELA LANÇOU UM ENCANTAMENTO QUE FEZ A MÁQUINA DE BICHINHOS DE PELÚCIA COMEÇAR A BRILHAR. — AGORA, VAMOS VER SE FILIPE GOSTA DE SER CAPTURADO!
NO DIA SEGUINTE, FILIPE VOLTOU AO PARQUE, COMO SEMPRE FAZIA, CHEIO DE ENTUSIASMO PARA PEGAR MAIS BICHINHOS. MAL SABIA ELE QUE ALGO ESTAVA DIFERENTE. QUANDO ELE COLOCOU A MOEDA NA MÁQUINA E SE PREPAROU PARA MOVER A GARRA, SENTIU UM ESTRANHO PUXÃO.
— O QUE ESTÁ ACONTECENDO? — GRITOU FILIPE, ASSUSTADO.
DE REPENTE, ELE FOI SUGADO PARA DENTRO DA MÁQUINA! AGORA, ERA ELE QUEM ESTAVA PRESO LÁ DENTRO, ENCOLHIDO ENTRE OS BICHINHOS DE PELÚCIA, ENQUANTO A GARRA BIÔNICA DESCIA EM SUA DIREÇÃO.
DO LADO DE FORA, OS BICHINHOS, AGORA LIVRES, RIAM E SE PREPARAVAM PARA MOVER A GARRA.
— VAMOS VER COMO É QUE VOCÊ SE SENTE AGORA! — DISSE LILA, CONTROLANDO OS BOTÕES.
FILIPE TENTAVA ESCAPAR, MAS A GARRA ERA RÁPIDA. ELE CORREU DE UM LADO PARA O OUTRO, DESVIANDO COM DIFICULDADE. OS BICHINHOS SE DIVERTIAM MUITO, RINDO E COMEMORANDO CADA TENTATIVA DE AGARRÁ-LO.
— EI, ISSO NÃO É JUSTO! — GRITOU FILIPE. — EU SÓ QUERIA COLECIONAR VOCÊS!
— E NÓS SÓ QUERÍAMOS SER AMADOS! — RESPONDEU URSELO, APERTANDO MAIS UM BOTÃO. — AGORA VOCÊ SABE COMO NOS SENTIMOS!
DEPOIS DE MUITAS TENTATIVAS, A FADA DOS BRINQUEDOS APARECEU NOVAMENTE, PAIRANDO SOBRE A MÁQUINA.
— FILIPE, VOCÊ AGORA ENTENDE O QUE É SER TRATADO COMO UM SIMPLES TROFÉU? — PERGUNTOU A FADA.
— ENTENDO SIM! — DISSE FILIPE, COM OS OLHOS ARREGALADOS DE MEDO E ARREPENDIMENTO. — EU PROMETO QUE, SE ME DEIXAREM SAIR, VOU CUIDAR DE CADA BICHINHO COM CARINHO E NUNCA MAIS VOU CAPTURÁ-LOS SÓ POR DIVERSÃO.
A FADA SORRIU, SATISFEITA.
— MUITO BEM, FILIPE. EU ACREDITO EM VOCÊ.
COM UM ACENO FINAL DE SUA VARINHA, A FADA DOS BRINQUEDOS TROUXE FILIPE DE VOLTA PARA FORA DA MÁQUINA. ELE CAIU DE JOELHOS, ALIVIADO POR ESTAR LIVRE NOVAMENTE.
A PARTIR DAQUELE DIA, FILIPE NUNCA MAIS VOLTOU À MÁQUINA DE BICHINHOS DE PELÚCIA. EM VEZ DISSO, PASSOU A CUIDAR COM MUITO AMOR E DEDICAÇÃO DOS BICHINHOS QUE JÁ TINHA. ELE LHES DEU NOMES, CONVERSAVA COM ELES E OS COLOCAVA EM UM LUGAR ESPECIAL EM SEU QUARTO.
OS BICHINHOS DE PELÚCIA, POR SUA VEZ, VIVERAM FELIZES, SABENDO QUE FINALMENTE TINHAM ENCONTRADO O CARINHO QUE SEMPRE MERECERAM. E A FADA DOS BRINQUEDOS, VENDO QUE SUA MISSÃO ESTAVA CUMPRIDA, VOLTOU PARA O SEU MUNDO ENCANTADO, ONDE CONTINUARIA PROTEGENDO TODOS OS BRINQUEDOS DO MUNDO.
E ASSIM, O PARQUE DE DIVERSÕES CONTINUOU BRILHANDO, MAS FILIPE AGORA SABIA QUE OS BICHINHOS NÃO ERAM APENAS PRÊMIOS — ELES ERAM AMIGOS.