ERA UMA VEZ, EM UMA CASINHA ACONCHEGANTE NO VILAREJO DE BOA VISTA, UM MENINO CHAMADO MARLON E SEU CACHORRINHO BOBI. MARLON ERA UM GAROTO CURIOSO E ESPERTO, SEMPRE INVENTANDO NOVAS AVENTURAS, ENQUANTO BOBI ERA UM VIRA-LATA SIMPÁTICO, COM O PELO MARROM E ORELHAS SEMPRE EM PÉ. OS DOIS ERAM INSEPARÁVEIS.
CERTO DIA, MARLON RESOLVEU DAR A BOBI UM OSSO, MAS NÃO ERA QUALQUER OSSO. ERA UM OSSO DURO DE ROER! BOBI, EMPOLGADO, CORREU PARA O QUINTAL, ABANANDO O RABO COMO NUNCA, MORDENDO O OSSO COM VONTADE.
— VAI LÁ, BOBI! — MARLON INCENTIVOU. — ROA ESSE OSSO, CAMPEÃO!
BOBI TENTOU MORDER UMA VEZ... NADA. TENTOU A SEGUNDA VEZ... NEM ARRANHOU. NA TERCEIRA TENTATIVA, BOBI OLHOU PARA MARLON COM UMA CARINHA DE DECEPÇÃO.
— UÉ, BOBI, O QUE FOI? — PERGUNTOU MARLON, COÇANDO A CABEÇA.
— AU-AU! — RESPONDEU BOBI, DEITANDO-SE AO LADO DO OSSO.
MARLON SE ABAIXOU E PEGOU O OSSO. ERA DURO DEMAIS! ELE PENSOU: "ESSE OSSO É COMO AQUELAS COISAS DIFÍCEIS NA VIDA, QUE A GENTE TEM QUE LUTAR MUITO PRA CONSEGUIR." COMO QUANDO ELE AJUDAVA O PAI NA PLANTAÇÃO, UM TRABALHO DURO QUE CANSAVA, MAS DAVA ORGULHO NO FIM DO DIA.
NAQUELE MESMO MOMENTO, O PAI DE MARLON, SEU ROBERTO, CHEGOU DO TRABALHO, SUADO E EXAUSTO.
— Ô, MARLON, HOJE O TRABALHO FOI UM OSSO DURO DE ROER, VIU? — DISSE O PAI, SENTANDO-SE NO BANQUINHO DO QUINTAL.
MARLON RIU. AGORA ELE ENTENDIA POR QUE AS PESSOAS USAVAM ESSA EXPRESSÃO.
— PAPAI, POR QUE TEM COISAS TÃO DURAS DE FAZER NA VIDA? — MARLON PERGUNTOU CURIOSO.
SEU ROBERTO PENSOU POR UM INSTANTE E RESPONDEU:
— AH, MEU FILHO, ÀS VEZES A VIDA NOS DÁ DESAFIOS DUROS COMO ESSE OSSO DO BOBI. A GENTE TEM QUE TER CORAGEM E PACIÊNCIA PARA ENFRENTAR. É COMO TER CABEÇA DURA PARA NÃO DESISTIR NO PRIMEIRO TROPEÇO.
ENQUANTO CONVERSAVAM, MARLON LEMBROU DE OUTRA COISA.
— E CORAÇÃO DURO, PAI? COMO É ISSO?
— AH, CORAÇÃO DURO É QUANDO A PESSOA PARA DE SENTIR, DE SE IMPORTAR. E ISSO NÃO É BOM. A GENTE TEM QUE TER UM CORAÇÃO MOLE, CHEIO DE AMOR, MESMO QUANDO O MUNDO PARECE SER UM PÃO DURO, SECO E SEM SABOR — EXPLICOU O PAI COM UM SORRISO SÁBIO.
BOBI, AO OUVIR A CONVERSA, VOLTOU A TENTAR ROER O OSSO. ELE MORDEU, MORDEU E... NADA! O OSSO CONTINUAVA TÃO DURO QUANTO ANTES. MARLON COMEÇOU A RIR.
— PARECE QUE O BOBI NÃO VAI CONSEGUIR TÃO CEDO, HEIN?
— É, ÀS VEZES NEM TODO ESFORÇO DÁ CERTO NA HORA, MAS QUEM TEM PERSISTÊNCIA VAI LONGE — DISSE SEU ROBERTO.
NISSO, A MÃE DE MARLON APARECEU NA PORTA DA COZINHA, SECANDO AS MÃOS NO AVENTAL.
— VOCÊS ESTÃO FALANDO DE OSSOS DUROS, NÉ? POIS SAIBAM QUE O MEU PÃO QUE ESQUECI NO FORNO TAMBÉM VIROU UM OSSO DURO DE ROER! — ELA TROUXE UM PÃO TORRADO E DURO. TODOS CAÍRAM NA RISADA.
— EU ACHO QUE A VIDA TODA É CHEIA DE OSSOS DUROS — DISSE MARLON, PENSATIVO. — TEM O TRABALHO DURO, O CORAÇÃO DURO, A CABEÇA DURA, O PÃO DURO... E AGORA ATÉ O OSSO DO BOBI!
SEU ROBERTO RIU E COMPLETOU:
— E O SALÁRIO, ENTÃO? ESSE SIM É O VERDADEIRO OSSO DURO DE ROER!
MARLON E BOBI OLHAVAM PARA O CÉU, ENQUANTO AS ESTRELAS COMEÇAVAM A BRILHAR. MARLON APRENDEU QUE, ÀS VEZES, A VIDA OFERECE DESAFIOS TÃO DUROS QUANTO AQUELE OSSO. MAS, COM PACIÊNCIA, CARINHO E UM POUCO DE PERSISTÊNCIA, ATÉ OS OSSOS MAIS DUROS PODEM SER VENCIDOS. E BOBI, COM TODA A CERTEZA, UM DIA CONSEGUIRIA ROER AQUELE OSSO!
E ASSIM, TODOS DORMIRAM TRANQUILOS, PRONTOS PARA ENFRENTAR OS PRÓXIMOS DESAFIOS DUROS DA VIDA... COM UM SORRISO NO ROSTO.