ERA UMA VEZ, HÁ MUITO TEMPO, EM UMA TERRA CHAMADA ISRAEL, UM SUMO SACERDOTE MUITO BONDOSO CHAMADO ELI. ELI TINHA DOIS FILHOS, HOFNI E FINÉIAS, QUE TRABALHAVAM NO GRANDE TEMPLO, AONDE AS PESSOAS IAM PARA ADORAR A DEUS. MAS, AO CONTRÁRIO DO QUE SE ESPERAVA DE FILHOS DE UM HOMEM TÃO SÁBIO E DEVOTO, HOFNI E FINÉIAS ERAM MUITO REBELDES.
HOFNI E FINÉIAS NÃO SEGUIAM OS BONS EXEMPLOS DE SEU PAI. ELES ERAM MALVADOS E DESRESPEITAVAM A DEUS. AS PESSOAS QUE IAM AO TEMPLO LEVAR SUAS OFERTAS E ORAÇÕES FICAVAM MUITO TRISTES, PORQUE OS DOIS IRMÃOS TRATAVAM AS COISAS DE DEUS COM DESPREZO. ELES PEGAVAM O MELHOR DAS OFERTAS PARA SI MESMOS, MESMO SABENDO QUE AQUILO ERA ERRADO.
CERTA VEZ, UMA MENINA CHAMADA SARA FOI AO TEMPLO COM SUA FAMÍLIA PARA OFERECER UM SACRIFÍCIO. ELES LEVARAM O MELHOR DE SEUS ALIMENTOS, COMO SINAL DE GRATIDÃO A DEUS. PORÉM, AO CHEGAREM LÁ, HOFNI APARECEU COM SEU JEITO MANDÃO.
— ESSA COMIDA PARECE DELICIOSA! — EXCLAMOU ELE, PEGANDO OS ALIMENTOS QUE ERAM PARA O SACRIFÍCIO E COLOCANDO EM SEU PRATO.
SARA OLHOU PARA SEU PAI, CONFUSA, MAS ELE APENAS A ABRAÇOU E DISSE BAIXINHO: — NÃO SE PREOCUPE, DEUS VÊ TUDO.
FINÉIAS, O IRMÃO DE HOFNI, TAMBÉM FAZIA COISAS ERRADAS. ELE NÃO RESPEITAVA AS PESSOAS E TRATAVA MAL OS QUE VINHAM AO TEMPLO. OS DOIS IRMÃOS ESTAVAM SEMPRE RINDO E ZOMBANDO DAS REGRAS, ACHANDO QUE NUNCA TERIAM QUE RESPONDER POR SUAS AÇÕES.
MAS DEUS ESTAVA VENDO TUDO. ELE SABIA QUE HOFNI E FINÉIAS NÃO ESTAVAM AGINDO DE ACORDO COM O QUE TINHAM APRENDIDO. ENTÃO, DEUS MANDOU UM AVISO PARA ELI. UM MENSAGEIRO VEIO E DISSE:
— ELI, SEUS FILHOS ESTÃO AGINDO MUITO MAL. ELES DESOBEDECEM E DEUS E DESRESPEITAM O TEMPLO. SE ELES CONTINUAREM ASSIM, ALGO RUIM ACONTECERÁ.
ELI FICOU MUITO TRISTE, PORQUE AMAVA SEUS FILHOS, MAS SABIA QUE ELES NÃO ESTAVAM FAZENDO O QUE ERA CERTO. ELE OS CHAMOU E DISSE:
— MEUS FILHOS, POR FAVOR, PAREM COM ESSAS MALDADES. VOCÊS DEVEM HONRAR A DEUS E RESPEITAR AS PESSOAS.
MAS HOFNI E FINÉIAS NÃO OUVIRAM O CONSELHO DO PAI. CONTINUARAM FAZENDO TUDO ERRADO.
O TEMPO PASSOU, E UM DIA UMA GRANDE BATALHA COMEÇOU ENTRE O POVO DE ISRAEL E OS FILISTEUS, UM EXÉRCITO INIMIGO. HOFNI E FINÉIAS, SENDO SACERDOTES, LEVARAM A ARCA DA ALIANÇA, UM OBJETO SAGRADO QUE REPRESENTAVA A PRESENÇA DE DEUS, PARA O CAMPO DE BATALHA, ACHANDO QUE ISSO OS PROTEGERIA DE QUALQUER MAL. MAS ELES ESTAVAM ENGANADOS. DEUS NÃO ESTAVA FELIZ COM A MANEIRA COMO ELES VINHAM SE COMPORTANDO.
NA BATALHA, HOFNI E FINÉIAS FORAM DERROTADOS, E A ARCA FOI TOMADA PELOS INIMIGOS. QUANDO A NOTÍCIA CHEGOU A ELI, O VELHO SACERDOTE ESTAVA SENTADO EM SUA CADEIRA. AO OUVIR QUE SEUS FILHOS HAVIAM MORRIDO E QUE A ARCA HAVIA SIDO CAPTURADA, SEU CORAÇÃO SE APERTOU DE TRISTEZA. ELI, JÁ MUITO IDOSO E FRÁGIL, CAIU DE SUA CADEIRA, E ALI, NAQUELE MOMENTO, TAMBÉM PERDEU A VIDA.