Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, EM UM VILAREJO CERCADO POR MONTANHAS, UMA MENINA CHAMADA ESTELA QUE ADORAVA OBSERVAR O CÉU. TODAS AS NOITES, ELA SUBIA A COLINA COM SEU TELESCÓPIO PARA ADMIRAR AS ESTRELAS. PARA ELA, O CÉU ERA UM IMENSO MAPA DE LUZES BRILHANTES, E SEU MAIOR SONHO ERA CONHECER TODAS AS CONSTELAÇÕES.

 

CERTA NOITE, ENQUANTO OBSERVAVA AS ESTRELAS, ALGO MÁGICO ACONTECEU. UMA ESTRELA DOURADA COMEÇOU A BRILHAR INTENSAMENTE, PISCANDO DIRETAMENTE PARA ESTELA. CURIOSA, ELA APONTOU O TELESCÓPIO PARA A ESTRELA, QUANDO DE REPENTE UMA VOZ SUAVE ECOOU NO AR.

 

— ESTELA, VOCÊ FOI ESCOLHIDA PARA UMA MISSÃO ESPECIAL! — DISSE A ESTRELA DOURADA. — ALGUMAS CONSTELAÇÕES ESTÃO PERDENDO SEU BRILHO, E PRECISAMOS DA SUA AJUDA PARA RESTAURÁ-LAS.

 

ESTELA, COM OS OLHOS CHEIOS DE CURIOSIDADE, ACEITOU A MISSÃO. EM UM PISCAR DE OLHOS, A LUZ DOURADA ENVOLVEU A MENINA, E ELA FOI TRANSPORTADA PARA O CÉU ESTRELADO.

 

A PRIMEIRA CONSTELAÇÃO QUE VISITOU FOI ÓRION, O CAÇADOR. AS TRÊS ESTRELAS EM SEU CINTURÃO FORMAVAM UMA FIGURA IMPONENTE, MAS ALGO ESTAVA ERRADO. ÓRION PARECIA PREOCUPADO.

 

— MINHAS ESTRELAS ESTÃO PERDENDO O BRILHO PORQUE AS PESSOAS ESQUECERAM MINHA HISTÓRIA — DISSE ÓRION. — SE VOCÊ CONTAR MINHA LENDA NOVAMENTE, MEU BRILHO VOLTARÁ.

 

ESTELA PROMETEU CONTAR A TODOS A HISTÓRIA DE ÓRION, O BRAVO CAÇADOR. COM ISSO, AS ESTRELAS DE ÓRION COMEÇARAM A BRILHAR MAIS UMA VEZ.

 

EM SEGUIDA, ESTELA FOI À CONSTELAÇÃO DA URSA MAIOR, A ENORME URSA QUE VAGAVA PELO CÉU. ALGUMAS DE SUAS ESTRELAS ESTAVAM QUASE INVISÍVEIS.

 

— MINHAS ESTRELAS PRECISAM DE ALEGRIA — DISSE A URSA MAIOR. — ELAS SÓ BRILHARÃO NOVAMENTE SE VOCÊ CANTAR PARA ELAS.

 

ESTELA COMEÇOU A CANTAR UMA CANÇÃO SUAVE SOBRE O CÉU E SUAS ESTRELAS. AOS POUCOS, AS ESTRELAS DA URSA MAIOR COMEÇARAM A BRILHAR MAIS FORTE, DANÇANDO AO SOM DA MÚSICA.

 

LOGO, ESTELA CHEGOU À URSA MENOR, ONDE ESTAVA A ESTRELA POLAR, SEMPRE APONTANDO PARA O NORTE. A URSA MENOR EXPLICOU QUE SUA ESTRELA MAIS BRILHANTE ESTAVA ENFRAQUECENDO PORQUE AS PESSOAS NÃO SABIAM MAIS COMO SE ORIENTAR POR ELA.

 

— ENSINE ÀS CRIANÇAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESTRELA POLAR, E MEU BRILHO VOLTARÁ — PEDIU A URSA MENOR.

 

ESTELA PROMETEU QUE IRIA ENSINAR, E A ESTRELA POLAR VOLTOU A BRILHAR INTENSAMENTE.

 

A PRÓXIMA PARADA FOI A CONSTELAÇÃO DA FÊNIX A AVE LENDÁRIA QUE RENASCE DAS CINZAS. A FÊNIX EXPLICOU QUE SUAS ESTRELAS PRECISAVAM DE CORAGEM PARA REACENDER.

 

ESTELA, CHEIA DE DETERMINAÇÃO, TOCOU AS ESTRELAS COM GENTILEZA. LOGO, AS ESTRELAS DA FÊNIX BRILHARAM COM UMA LUZ DOURADA, REFLETINDO SUA FORÇA E RESILIÊNCIA.

 

EM SEGUIDA, ESTELA ENCONTROU O MAJESTOSO PÉGASO, O CAVALO ALADO. SUAS ESTRELAS ESTAVAM ENFRAQUECIDAS PORQUE AS PESSOAS NÃO SONHAVAM MAIS COM CAVALOS VOADORES E AVENTURAS NOS CÉUS.

 

— SE AS CRIANÇAS VOLTAREM A SONHAR COM AVENTURAS, MINHAS ESTRELAS BRILHARÃO NOVAMENTE — DISSE PÉGASO.

 

ESTELA PROMETEU INCENTIVAR A IMAGINAÇÃO DAS CRIANÇAS, E LOGO AS ESTRELAS DE PÉGASO RELUZIRAM COM TODO SEU ESPLENDOR.

 

CONTINUANDO SUA JORNADA, ESTELA CHEGOU ÀS CONSTELAÇÕES DO CÃO MAIOR E DO CÃO MENOR, DOIS CÃES FIÉIS QUE GUARDAVAM OS CÉUS. O CÃO MAIOR, QUE POSSUÍA SIRIUS, A ESTRELA MAIS BRILHANTE DO CÉU, ESTAVA PERDENDO SEU BRILHO.

 

— NOSSAS ESTRELAS ESTÃO APAGANDO PORQUE NÃO SOMOS MAIS LEMBRADOS COMO OS GUARDIÕES DO CÉU NOTURNO — DISSE SIRIUS.

 

— NÃO SE PREOCUPEM — RESPONDEU ESTELA. — VOU CONTAR A TODOS SOBRE A LEALDADE DE VOCÊS.

 

COM ESSA PROMESSA, AS ESTRELAS DE AMBAS AS CONSTELAÇÕES BRILHARAM INTENSAMENTE, FELIZES POR SEREM LEMBRADAS.

 

QUANDO ESTELA PENSOU QUE SUA MISSÃO ESTAVA QUASE COMPLETA, UMA NOVA LUZ A CHAMOU. ERA A CONSTELAÇÃO DO CRUZEIRO DO SUL, UM DOS PRINCIPAIS GUIAS PARA OS NAVEGADORES NO HEMISFÉRIO SUL.

 

— MINHA LUZ ESTÁ SE APAGANDO PORQUE OS VIAJANTES ESTÃO SE ESQUECENDO DE OLHAR PARA MIM PARA ENCONTRAR O SUL — DISSE A CONSTELAÇÃO. — SE VOCÊ ENSINAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CRUZEIRO DO SUL, EU VOLTAREI A BRILHAR.

 

ESTELA PROMETEU QUE COMPARTILHARIA ESSE CONHECIMENTO, E AS ESTRELAS DO CRUZEIRO DO SUL VOLTARAM A BRILHAR COM FORÇA.

 

POR FIM, ESTELA CHEGOU À CONSTELAÇÃO DE ANDRÔMEDA, A PRINCESA QUE FOI SALVA POR UM HERÓI. ANDRÔMEDA ESTAVA TRISTE PORQUE SUA HISTÓRIA ESTAVA SENDO ESQUECIDA.

 

— MINHAS ESTRELAS ESTÃO APAGANDO PORQUE MINHA LENDA NÃO É MAIS CONTADA — DISSE ANDRÔMEDA.

 

COM UM SORRISO, ESTELA PROMETEU CONTAR A TODOS SOBRE A CORAJOSA PRINCESA. E AS ESTRELAS DE ANDRÔMEDA BRILHARAM MAIS UMA VEZ.

 

QUANDO ESTELA COMPLETOU SUA MISSÃO, A ESTRELA DOURADA REAPARECEU.

 

— VOCÊ RESTAUROU O BRILHO DAS CONSTELAÇÕES! — DISSE A ESTRELA DOURADA. — AGORA, OLHE PARA O CÉU.

 

ESTELA OLHOU PARA CIMA E VIU QUE O CÉU ESTAVA MAIS ILUMINADO DO QUE NUNCA. TODAS AS CONSTELAÇÕES RELUZIAM COM UMA LUZ DOURADA, COMO SE ESTIVESSEM AGRADECENDO À MENINA POR SUA AJUDA.

 

DE VOLTA AO SEU VILAREJO, ESTELA CONTINUOU A OBSERVAR O CÉU TODAS AS NOITES. E, SEMPRE QUE VIA UMA ESTRELA BRILHAR MAIS FORTE, ELA SABIA QUE HAVIA CUMPRIDO SUA MISSÃO DE MANTER O BRILHO DAS CONSTELAÇÕES VIVO.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 12/09/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish