ERA UMA VEZ, HÁ MUITO TEMPO, NAS TERRAS DISTANTES DE ROMA, UM SOLDADO CHAMADO MARCO. ELE ERA FORTE E VALENTE, SEMPRE DEFENDENDO SEU POVO COM SUA ESPADA BRILHANTE. MAS, APESAR DE SUA CORAGEM, MARCO GUARDAVA UMA TRISTEZA NO CORAÇÃO. TODO DIA, ELE OLHAVA PARA O CÉU E SUSPIRAVA, SENTINDO UMA ENORME SAUDADE DE SUA FAMÍLIA, QUE ESTAVA MUITO LONGE.
NUMA NOITE EM QUE A LUA QUASE CHEIA ILUMINAVA AS ÁRVORES E ALGUMAS NUVENS PASSEAVAM DEVAGAR PELO CÉU, MARCO SENTOU-SE AO LADO DE SEU FIEL CÃO, MAXIMUS. O CÃO TINHA OS OLHOS TRISTES, QUASE COMO SE ENTENDESSE O QUE SEU DONO SENTIA. MARCO ACARICIOU SUA CABEÇA, E JUNTOS, ELES OBSERVARAM AS ESTRELAS PÁLIDAS, ENQUANTO O VENTO SUAVE TRAZIA O SOM DISTANTE DO MAR, COMO SE O PRÓPRIO OCEANO MURMURASSE HISTÓRIAS ANTIGAS.
"O QUE DEVO FAZER, MAXIMUS?" MARCO PERGUNTOU, SUA VOZ CARREGADA DE MELANCOLIA. "A CIDADE DORME, O MUNDO PARECE TÃO CALMO, MAS DENTRO DE MIM HÁ UMA TEMPESTADE DE LÁGRIMAS."
MAXIMUS, SEMPRE LEAL, ABANOU A CAUDA E FICOU EM SILÊNCIO, COMO SE ESPERASSE ALGO MÁGICO ACONTECER.
DE REPENTE, UMA NUVEM ESCURA E PESADA APARECEU NO CÉU. ELA PARECIA CARREGAR TODAS AS TRISTEZAS DO MUNDO. MARCO, AO VÊ-LA, PENSOU: "ESSA NUVEM É COMO MEU CORAÇÃO, CHEIO DE LÁGRIMAS."
ENTÃO, PARA SUA SURPRESA, A NUVEM COMEÇOU A CHORAR! MAS EM VEZ DE SER UMA CHUVA TRISTE, AS GOTAS QUE CAÍAM ERAM CLARAS E BRILHANTES, COMO PEQUENAS ESTRELAS DESCENDO DO CÉU. MAXIMUS LATIU ALEGREMENTE, E MARCO, SENTINDO AS GOTAS CAÍREM EM SEU ROSTO, PERCEBEU ALGO MARAVILHOSO: A ÁGUA DA NUVEM, TÃO PURA, REFRESCAVA O SOLO E FAZIA BROTAR NOVAS FLORES.
"TALVEZ... NÃO SEJA TÃO RUIM CHORAR," MARCO PENSOU. "ASSIM COMO ESSA NUVEM SOMBRIA, QUE TROUXE VIDA COM SUAS LÁGRIMAS, TALVEZ MINHAS TRISTEZAS TAMBÉM POSSAM ME AJUDAR A CRESCER."
QUANDO A CHUVA FINALMENTE PAROU, AS NUVENS SE ABRIRAM E, POR UMA FRESTA, SURGIU A LUA CHEIA, TÃO BRILHANTE QUANTO NUNCA. ELA ILUMINOU O ROSTO DE MARCO, ENCHENDO-O DE ESPERANÇA.
A PARTIR DAQUELE DIA, SEMPRE QUE MARCO SE SENTIA TRISTE, ELE LEMBRAVA DA NUVEM DE LÁGRIMAS. ELE SABIA QUE, MESMO NOS MOMENTOS MAIS SOMBRIOS, ALGO BOM PODIA NASCER. AFINAL, COMO AS NUVENS MAIS NEGRAS TRAZIAM ÁGUA LÍMPIDA E FÉRTIL, SUAS LÁGRIMAS TAMBÉM PODERIAM TRAZER FORÇA E RENOVAÇÃO.
E, COM MAXIMUS AO SEU LADO, MARCO ENFRENTAVA CADA DIA COM CORAGEM, SABENDO QUE, POR MAIS ESCURAS QUE FOSSEM AS NUVENS, SEMPRE HAVERIA UMA LUA BRILHANTE ESPERANDO PARA APARECER.