ERA UMA VEZ, NUMA CIDADEZINHA AGITADA, DOIS IRMÃOS CHAMADOS JOANA E MÁRIO, EES NÃO MORAVAM PERTO DE UMA FLORESTA SOMBRIA, MAS SIM EM UM BAIRRO COMUM, CHEIO DE PRÉDIOS E SORVETERIAS. A VIDA ERA TRANQUILA, ATÉ QUE UM DIA, SEUS PAIS DECIDIRAM FAZER ALGO IMPENSÁVEL: COLOCÁ-LOS NUMA DIETA!
"CHEGA DE DOCES E FRITURAS, JOANA E MÁRIO!", DECRETOU A MÃE, SEGURANDO UMA LISTA DE COMIDAS SAUDÁVEIS. “AGORA VOCÊS SÓ VÃO COMER VERDURAS, FRUTAS E MUITO, MAS MUITO, BRÓCOLIS!”
OS DOIS IRMÃOS FICARAM ARRASADOS. COMO PODERIAM VIVER SEM SEUS BISCOITOS DE CHOCOLATE, PIRULITOS E BATATAS FRITAS CROCANTES?
UM DIA, JOANA E MÁRIO RESOLVERAM EXPLORAR A CIDADE EM BUSCA DE UM LANCHE PROIBIDO. SAÍRAM ESCONDIDOS DE CASA E CAMINHARAM POR HORAS, ATÉ QUE, PERDIDOS ENTRE RUAS E ESQUINAS, ENCONTRARAM ALGO MÁGICO. NO MEIO DO PARQUE, HAVIA UMA CASA FEITA INTEIRINHA DE DOCES: PAREDES DE CHOCOLATE, TELHADO DE BALAS DE GOMA E JANELAS DE BISCOITOS! ATÉ O JARDIM TINHA FLORES DE ALGODÃO DOCE.
OS OLHOS DE JOANA BRILHARAM. “MÁRIO, ESTAMOS SONHANDO?”
“NÃO SEI, MAS ACHO QUE VOU COMER UM PEDACINHO DO TELHADO PRA VER SE É DE VERDADE”, RESPONDEU MÁRIO, JÁ LAMBENDO OS DEDOS.
MAL COMEÇARAM A SE EMPANTURRAR DE DOCES, QUANDO A PORTA DA CASA SE ABRIU. UMA SENHORA DE AVENTAL COR-DE-ROSA APARECEU, COM UM SORRISO DOCE (TALVEZ DOCE ATÉ DEMAIS).
“MAS O QUE TEMOS AQUI?”, DISSE ELA COM VOZ AVELUDADA. “CRIANÇAS FAMINTAS? VENHAM, VENHAM! ENTREM! TENHO MUITO MAIS DOCES LÁ DENTRO.”
JOANA E MÁRIO, É CLARO, NEM PENSARAM DUAS VEZES. ENTRARAM NA CASA E LOGO PERCEBERAM QUE ELA ERA AINDA MAIS INCRÍVEL POR DENTRO: PAREDES DE MARSHMALLOW, CADEIRAS DE CARAMELO E ATÉ UM TAPETE DE CHICLETE! MAS A SENHORA TINHA UM PLANO. ELA ERA, NA VERDADE, UMA BRUXA CONFEITEIRA TRAPACEIRA QUE QUERIA ENGORDAR AS CRIANÇAS PARA TRANSFORMÁ-LAS EM... BONECOS DE AÇÚCAR!
“FIQUEM À VONTADE! COMAM À VONTADE!”, DISSE A SENHORA, ENCHENDO OS PRATOS DE JOANA E MÁRIO COM MAIS DOCES.
MÁRIO, PORÉM, COMEÇOU A SUSPEITAR DE QUE ALGO ESTAVA ERRADO. "POR QUE ELA É TÃO GENTIL? NINGUÉM DÁ DOCE DE GRAÇA ASSIM."
JOANA, COM A BOCA CHEIA DE PIRULITO, SUSSURROU: “ACHO QUE VOCÊ ESTÁ VENDO PROBLEMA ONDE NÃO TEM. VAMOS COMER ENQUANTO PODEMOS!”
MAS ENTÃO, ENQUANTO A SENHORA PREPARAVA UMA CALDA DE AÇÚCAR CARAMELIZADO, MÁRIO ENCONTROU UMA RECEITA SUSPEITA NO BALCÃO DA COZINHA. ELE LEU EM VOZ ALTA: “COMO FAZER CRIANÇAS DE AÇÚCAR? O QUÊ?!”
“JOANA, ELA QUER NOS TRANSFORMAR EM DOCES!”
JOANA ARREGALOU OS OLHOS E QUASE SE ENGASGOU COM O PIRULITO. “PRECISAMOS SAIR DAQUI, E RÁPIDO!”
OS DOIS CORRERAM EM DIREÇÃO À PORTA, MAS ELA ESTAVA TRANCADA! A CONFEITEIRA RIU E PEGOU UMA GRANDE COLHER DE PAU. "VOCÊS VÃO VIRAR MEUS BONECOS DE AÇÚCAR MAIS FOFOS!"
NUM LAMPEJO DE GENIALIDADE, JOANA PEGOU UM POTE DE CALDA QUENTE DE CARAMELO E JOGOU NO CHÃO. A CONFEITEIRA, AO TENTAR CORRER ATRÁS DELES, ESCORREGOU NA CALDA E CAIU DIRETO EM UMA PILHA DE BALAS DE GOMA!
“AI! SOCORRO! ESTOU GRUDADA!”, GRITOU A CONFEITEIRA, AGORA PRESA EM SUA PRÓPRIA ARMADILHA PEGAJOSA.
JOANA E MÁRIO CONSEGUIRAM ABRIR A JANELA DE BISCOITO E PULARAM PARA FORA DA CASA DOCE. ELES CORRERAM O MAIS RÁPIDO QUE PUDERAM, VOLTANDO PARA CASA, COM A PROMESSA DE NUNCA MAIS CAIR EM ARMADILHAS AÇUCARADAS.
AO CHEGAREM EM CASA, SUJOS DE CHOCOLATE E COM OS BOLSOS CHEIOS DE BALAS, OS PAIS DE JOANA E MÁRIO FICARAM ESPANTADOS.
“O QUE ACONTECEU COM VOCÊS?”, PERGUNTOU O PAI, PREOCUPADO.
“DIGAMOS QUE APRENDEMOS QUE, ÀS VEZES, UMA DIETA PODE NOS SALVAR DE VIRAR BONECOS DE AÇÚCAR”, RESPONDEU MÁRIO COM UM SORRISO.
E, DESDE ENTÃO, JOANA E MÁRIO APRENDERAM A COMER SUAS VERDURAS..., MAS SEMPRE GUARDAVAM UM ESPACINHO PARA UM DOCINHO NO FIM DO DIA.