ERA UMA VEZ, EM UMA FAZENDA DO INTERIOR, UMA MENINA CHAMADA PATRÍCIA, QUE SONHAVA EM SER A MELHOR JÓQUEI DO CAMPO. PATRÍCIA NÃO ERA MUITO ALTA E PESAVA TÃO POUQUINHO QUANTO UMA NUVEM, O QUE ERA PERFEITO, PORQUE TODO JÓQUEI PRECISAVA SER LEVE PARA PARTICIPAR DAS CORRIDAS DE CAVALOS. SEU MELHOR AMIGO ERA UM CAVALO CHAMADO VENTANIA, QUE CORRIA TÃO RÁPIDO QUE PARECIA VOAR!
VENTANIA TINHA UMA LINDA CRINA MALHADA QUE BALANÇAVA AO VENTO, E SEUS OLHOS BRILHAVAM COMO ESTRELAS. ELE ADORAVA CORRER E, SEMPRE QUE PODIA, SAÍA DISPARADO PELOS CAMPOS, SENTINDO O VENTO TOCAR SEU ROSTO. PATRÍCIA E VENTANIA ERAM INSEPARÁVEIS! JUNTOS, ELES TREINAVAM TODOS OS DIAS, SUBINDO E DESCENDO COLINAS, CORRENDO EM LINHA RETA E CONTORNANDO PISTAS QUE PARECIAM GIGANTESCOS DESENHOS DE CÍRCULO OU TRIÂNGULO NO CHÃO.
UM DIA, A GRANDE CORRIDA DE CAVALOS FOI ANUNCIADA! TODOS OS JÓQUEIS ESTAVAM SE PREPARANDO PARA O EVENTO. A CORRIDA SERIA EM UMA PISTA OVALADA, CHEIA DE CURVAS E DESAFIOS. PATRÍCIA SABIA QUE SERIA UMA COMPETIÇÃO DIFÍCIL, MAS ELA ESTAVA DETERMINADA A GANHAR, NÃO POR ELA, MAS POR VENTANIA, QUE AMAVA CORRER MAIS QUE TUDO!
NA MANHÃ DA CORRIDA, O CÉU ESTAVA AZULZINHO, SEM UMA NUVEM SEQUER. PATRÍCIA COLOCOU SEU CAPACETE E SUBIU NAS COSTAS DE VENTANIA, ACARICIANDO SUA CRINA. "ESTAMOS PRONTOS, MEU AMIGO?" ELA PERGUNTOU. VENTANIA RELINCHOU ANIMADO, PRONTO PARA A AVENTURA.
O SINAL DE LARGADA SOOU, E VENTANIA SAIU DISPARADO! OS OUTROS CAVALOS TAMBÉM ERAM RÁPIDOS, MAS VENTANIA TINHA ALGO ESPECIAL: ELE CORRIA COM O CORAÇÃO. ENQUANTO ELES CONTORNAVAM AS CURVAS DA PISTA, PATRÍCIA E VENTANIA SE MANTINHAM CONCENTRADOS, ENFRENTANDO CADA OBSTÁCULO COM CORAGEM.
NA ÚLTIMA CURVA, VENTANIA ESTAVA LADO A LADO COM OUTRO CAVALO. ERA UM MOMENTO DE PURA EMOÇÃO! PATRÍCIA SEGUROU FIRME AS RÉDEAS E SUSSURROU: "VAMOS, VENTANIA, VOCÊ CONSEGUE!" E ENTÃO, NUM PISCAR DE OLHOS, VENTANIA DEU UM ÚLTIMO E PODEROSO SALTO À FRENTE!
ELES CRUZARAM A LINHA DE CHEGADA EM PRIMEIRO LUGAR! O PÚBLICO EXPLODIU EM APLAUSOS, E PATRÍCIA DEU UM ABRAÇO APERTADO NO PESCOÇO DE VENTANIA. "VOCÊ É O MELHOR CAVALO DO MUNDO!" DISSE ELA, SORRINDO DE ORELHA A ORELHA.
DESDE AQUELE DIA, PATRÍCIA E VENTANIA FICARAM CONHECIDOS COMO OS CAMPEÕES DA FAZENDA ENCANTADA, MAS, MAIS IMPORTANTE QUE ISSO, ELES CONTINUARAM A FAZER O QUE MAIS AMAVAM: CORRER JUNTOS, LIVRES COMO O VENTO.
E ASSIM, NAQUELAS TERRAS BELÍSSIMAS, A AMIZADE ENTRE PATRÍCIA E VENTANIA CORRIA MAIS RÁPIDA QUE QUALQUER CAVALO, E ELES VIVERAM MUITAS OUTRAS AVENTURAS JUNTOS.