Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

HÁ MUITO TEMPO, NUMA ILHA MÁGICA CHAMADA ÍTACA, VIVIA UMA RAINHA LINDA E GENTIL CHAMADA PENÉLOPE. ELA ERA CONHECIDA POR SUA INTELIGÊNCIA E POR SUAS FLECHAS DOURADAS, QUE TINHAM O PODER DE ILUMINAR O CÉU À NOITE COMO PEQUENAS ESTRELAS. PENÉLOPE ERA CASADA COM O BRAVO ULISSES, UM REI AVENTUREIRO QUE HAVIA PARTIDO PARA UMA LONGA JORNADA PELOS MARES DISTANTES. ELE PROMETERA VOLTAR, MAS OS ANOS SE PASSAVAM, E PENÉLOPE CONTINUAVA ESPERANDO POR SEU RETORNO.

 

ENQUANTO ESPERAVA, PENÉLOPE HERDOU UM GRANDE TESOURO DE SUA FAMÍLIA: UM LINDO ARCO DOURADO E UMA ALJAVA CHEIA DE FLECHAS MÁGICAS. CADA FLECHA QUE PENÉLOPE LANÇAVA AO CÉU TRANSFORMAVA-SE EM UM BRILHO DOURADO, E ESSAS LUZES GUIAVAM OS NAVEGANTES DE VOLTA PARA CASA. TODAS AS NOITES, PENÉLOPE SUBIA AO ALTO DA TORRE DE SEU CASTELO E DISPARAVA SUAS FLECHAS, NA ESPERANÇA DE QUE UMA DELAS ILUMINASSE O CAMINHO PARA ULISSES.

 

MAS PENÉLOPE NÃO ESTAVA SOZINHA. HAVIA MUITOS PRETENDENTES QUE DESEJAVAM CASAR-SE COM ELA E TOMAR O TRONO DE ÍTACA. ELES DIZIAM: "ULISSES JAMAIS VOLTARÁ, E VOCÊ DEVE ESCOLHER UM DE NÓS!" PORÉM, PENÉLOPE SABIA, EM SEU CORAÇÃO, QUE ULISSES AINDA ESTAVA LÁ FORA, NAVEGANDO EM MARES DISTANTES, TENTANDO ENCONTRAR O CAMINHO DE VOLTA.

 

ELA ENTÃO TEVE UMA IDEIA BRILHANTE. "FAREI UMA PROMESSA", DISSE AOS PRETENDENTES, "CASAREI COM AQUELE QUE CONSEGUIR DISPARAR MINHAS FLECHAS DOURADAS TÃO LONGE QUANTO EU."

 

OS PRETENDENTES FICARAM ANIMADOS, PENSANDO QUE SERIA UMA TAREFA FÁCIL. UM POR UM, ELES TENTARAM LEVANTAR O ARCO DOURADO DE PENÉLOPE, MAS ELE ERA MUITO PESADO. MESMO O MAIS FORTE DOS PRETENDENTES NÃO CONSEGUIA DISPARAR AS FLECHAS MÁGICAS, POIS ELAS SÓ OBEDECIAM À MÃO GENTIL DE PENÉLOPE.

 

ENQUANTO ISSO, NUMA NOITE BRILHANTE, PENÉLOPE SUBIU À TORRE MAIS UMA VEZ E, COM UMA LÁGRIMA DE SAUDADE, DISPAROU MAIS UMA DE SUAS FLECHAS DOURADAS. A FLECHA VOOU TÃO ALTO E TÃO LONGE QUE DESAPARECEU NO HORIZONTE. PARA SUA SURPRESA, ALGO MÁGICO ACONTECEU. UMA ESTRELA CADENTE BRILHOU INTENSAMENTE E, JUNTO DELA, UM PEQUENO BARCO COMEÇOU A APARECER À DISTÂNCIA. PENÉLOPE SENTIU SEU CORAÇÃO ACELERAR, POIS SABIA QUE ERA ULISSES, GUIADO PELA LUZ DE SUA FLECHA!

 

OS PRETENDENTES FICARAM ATÔNITOS QUANDO VIRAM O BARCO SE APROXIMAR. ULISSES, COM UM SORRISO NO ROSTO, FINALMENTE RETORNARA PARA CASA.

 

PENÉLOPE DESCEU RAPIDAMENTE DA TORRE, CORRENDO AO ENCONTRO DE SEU AMADO. QUANDO O VIU, O CÉU BRILHOU COM AS LUZES DAS FLECHAS QUE ELA HAVIA LANÇADO, COMO SE AS ESTRELAS ESTIVESSEM CELEBRANDO O REENCONTRO DOS DOIS.

 

A PARTIR DAQUELE DIA, PENÉLOPE E ULISSES GOVERNARAM ÍTACA JUNTOS, E AS FLECHAS DOURADAS DE PENÉLOPE CONTINUARAM A ILUMINAR O CÉU, NÃO MAIS PARA GUIAR ULISSES DE VOLTA, MAS PARA LEMBRAR A TODOS QUE O VERDADEIRO AMOR SEMPRE ENCONTRA SEU CAMINHO, MESMO QUANDO PARECE DISTANTE.

 

E ASSIM, PENÉLOPE SE TORNOU CONHECIDA NÃO SÓ POR SUA PACIÊNCIA, MAS TAMBÉM POR SEU CORAÇÃO FORTE E ESPERANÇOSO, ILUMINADO PELAS FLECHAS DOURADAS QUE NUNCA DEIXAVAM DE BRILHAR.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 08/09/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish