NINA ERA UMA MENINA MUITO ESPECIAL. DESDE PEQUENININHA, MORAVA EM UM ORFANATO CERCADO POR BELAS ÁRVORES E PÁSSAROS COLORIDOS. ELA NUNCA CONHECERA SEUS PAIS, QUE A DEIXARAM ALI QUANDO ERA APENAS UM BEBÊ. MAS, MESMO SOZINHA, NINA SEMPRE TEVE UMA ESPERANÇA: ENCONTRAR ALGUÉM QUE A AMASSE DE VERDADE.
UM DIA, ENQUANTO BRINCAVA PERTO DO ORFANATO, NINA OUVIU DOIS TURISTAS CONVERSANDO COM UM SENHOR AUSTRALIANO DE CHAPÉU GRANDE E BOTAS DE COURO. ELE FALAVA DE UM "URSO-CAÍDO", UMA CRIATURA ENORME QUE VIVIA NAS ÁRVORES E PODIA CAIR SOBRE QUALQUER UM, DE REPENTE, PARA DAR UMA MORDIDA NO PESCOÇO! OS TURISTAS FICARAM ASSUSTADOS, OLHANDO PARA O ALTO, COM MEDO QUE UM URSO SALTASSE DAS ÁRVORES A QUALQUER MOMENTO.
MAS NINA NÃO SENTIU MEDO. EM VEZ DISSO, FICOU CURIOSA. "SERÁ QUE ESSE URSO É TÃO BRAVO ASSIM?" PENSOU ELA.
NO DIA SEGUINTE, AO CAMINHAR SOZINHA PELA FLORESTA, NINA VIU ALGO ESTRANHO. UMA SOMBRA ENORME SE MEXEU NAS COPAS DAS ÁRVORES. DE REPENTE, COM UM ESTRONDO SUAVE, UM GRANDE URSO MARROM CAIU BEM NA FRENTE DELA! SEUS PELOS ERAM FOFINHOS, E SUAS GARRAS PARECIAM AFIADAS COMO DIZIAM, MAS ALGO EM SEUS OLHOS ERA DIFERENTE. NÃO HAVIA MALDADE. HAVIA TRISTEZA.
NINA, EM VEZ DE CORRER, DEU UM PASSO À FRENTE. "VOCÊ ESTÁ TRISTE?" PERGUNTOU ELA, COM SUA VOZ DOCE.
O URSO, SURPRESO, ABAIXOU A CABEÇA, COMO SE ENTENDESSE. LENTAMENTE, ELE SE APROXIMOU DA MENINA, E PARA A SURPRESA DE TODOS — SE ALGUÉM ESTIVESSE OLHANDO — ELE NÃO A ATACOU. EM VEZ DISSO, SENTOU-SE AO LADO DELA E DEU UM GRANDE, CALOROSO ABRAÇO COM SUAS PATAS ENORMES E FELPUDAS. ERA COMO SE O URSO TAMBÉM ESTIVESSE PROCURANDO POR AMOR, DA MESMA FORMA QUE NINA.
A PARTIR DAQUELE DIA, NINA E O URSO FICARAM INSEPARÁVEIS. ENQUANTO TODOS TINHAM MEDO DO "URSO-CAÍDO", NINA SABIA QUE ELE SÓ QUERIA UM AMIGO, ALGUÉM QUE O COMPREENDESSE. ELA ENCONTROU NO URSO O CARINHO E O AMOR QUE NUNCA SENTIRA ANTES, E ELE, POR SUA VEZ, ENCONTROU NELA A AMIZADE QUE TANTO PRECISAVA.
OS TURISTAS QUE PASSAVAM POR ALI AINDA CONTAVAM HISTÓRIAS ASSUSTADORAS SOBRE O "URSO-CAÍDO", MAS NINA SABIA A VERDADE. NA VERDADE, O URSO NÃO CAÍA PARA ASSUSTAR. ELE SÓ ESTAVA PROCURANDO ALGUÉM PARA ABRAÇAR.
E ASSIM, NINA E O URSO VIVERAM MUITAS AVENTURAS JUNTOS, MOSTRANDO QUE, ÀS VEZES, O QUE PARECE ASSUSTADOR SÓ PRECISA DE UM POUCO DE AMOR PARA SE TRANSFORMAR EM ALGO MARAVILHOSO.