Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, NAS PROFUNDEZAS DO VASTO OCEANO, O JOVEM DEUS MARINHO CHAMADO TRITÃO. ELE ERA FILHO DE POSEIDON, O PODEROSO DEUS DOS MARES, E ANFITRITE, A GRACIOSA DEUSA DOS OCEANOS. COM A CABEÇA E O TRONCO DE UM HOMEM, E A CAUDA DE UM PEIXE CINTILANTE, TRITÃO ERA UMA FIGURA MAJESTOSA QUE NADAVA COM ELEGÂNCIA ENTRE OS RECIFES SUBMERSOS.

 

TRITÃO TINHA UM COMPANHEIRO MUITO ESPECIAL, O SÁBIO DEUS DO MAR GLAUCO. GLAUCO ERA UM ANTIGO PESCADOR QUE, APÓS COMER UMA ERVA MÁGICA, SE TRANSFORMOU EM UMA DIVINDADE MARINHA. AGORA, ELE VAGAVA PELOS MARES, SEMPRE AO LADO DE TRITÃO, SENDO SEU CONFIDENTE E PROTETOR DOS MARINHEIROS PERDIDOS.

 

CERTA VEZ, TRITÃO OUVIU HISTÓRIAS SOBRE UM LUGAR MÁGICO, O MAR DE SARGAÇO, UMA VASTA ÁREA COBERTA POR UM TAPETE FLUTUANTE DE ALGAS. O MAR ALI ERA CALMO, E OS VENTOS RARAMENTE SOPRAVAM. DIZIAM QUE CRIATURAS MISTERIOSAS E CORAJOSAS SEREIAS VIVIAM PRÓXIMAS AO LUGAR. CURIOSO, TRITÃO DECIDIU EXPLORAR O LOCAL COM GLAUCO, EM BUSCA DOS SEGREDOS QUE O MAR ESCONDIA.

 

COM SEU TRIDENTE EM MÃOS, TRITÃO NADOU VELOZMENTE PELAS CORRENTES PROFUNDAS, ACOMPANHADO PELO FIEL GOLFINHO QUE SEMPRE O SEGUIA. À MEDIDA QUE SE APROXIMAVAM DO MAR DE SARGAÇO, TRITÃO NOTOU O SILÊNCIO PECULIAR DO LUGAR. O MAR PARECIA SUSSURRAR HISTÓRIAS ANTIGAS.

 

“ESTE É O REINO DAS SEREIAS”, MURMUROU GLAUCO, OLHANDO AO REDOR COM SEUS OLHOS SÁBIOS. “AQUI, O MAR DORME, E O TEMPO PARECE PARAR.”

 

TRITÃO E GLAUCO NADARAM ATÉ UM RECIFE SUBMERSO, ONDE ENCONTRARAM UM GRUPO DE SEREIAS CANTANDO SUAVEMENTE. AS SEREIAS OLHARAM PARA TRITÃO COM CURIOSIDADE E RESPEITO. ELAS SABIAM QUE ELE ERA O FILHO DE POSEIDON, E SUA PRESENÇA INSPIRAVA CONFIANÇA E SEGURANÇA.

 

UMA DAS SEREIAS, CHAMADA LIRA, SE APROXIMOU DE TRITÃO. "VOCÊ VEIO AO NOSSO REINO, TRITÃO, EM BUSCA DE ALGO?" PERGUNTOU ELA COM SUA VOZ MELODIOSA.

 

TRITÃO, COM UM SORRISO GENTIL, RESPONDEU: "BUSCO ENTENDER OS SEGREDOS DO MAR, CONHECER SUAS HISTÓRIAS E PROTEGER AQUELES QUE NAVEGAM POR SUAS ÁGUAS."

 

LIRA SORRIU. "NÓS, SEREIAS, GUARDAMOS OS SEGREDOS DAS PROFUNDEZAS. MAS O MAIOR SEGREDO É QUE O MAR ESTÁ SEMPRE MUDANDO, ASSIM COMO NÓS. PROTEGER O MAR É OUVIR SEUS SUSSURROS E CUIDAR DE SUAS CRIATURAS."

 

INSPIRADO PELAS PALAVRAS DA SEREIA, TRITÃO SOUBE QUE SUA MISSÃO ERA MAIOR DO QUE ELE IMAGINAVA. ELE ERA MAIS DO QUE UM DEUS MARINHO — ELE ERA O GUARDIÃO DAS PROFUNDEZAS, PROTETOR DOS MARINHEIROS, DAS CRIATURAS E DE TODOS QUE HABITAVAM O OCEANO.

 

COM SEU TRIDENTE ERGUIDO, ELE FEZ UM JURAMENTO SILENCIOSO AO MAR. A PARTIR DAQUELE DIA, TRITÃO PROTEGERIA OS MARES COM AINDA MAIS CORAGEM E SABEDORIA, SEMPRE AO LADO DE SEU FIEL AMIGO GLAUCO, OUVINDO OS SEGREDOS SUSSURRADOS PELAS ÁGUAS.

 

E ASSIM, TRITÃO E GLAUCO CONTINUARAM A NADAR PELOS MARES, CUIDANDO DE TODOS QUE CRUZASSEM SEU CAMINHO E GARANTINDO QUE O OCEANO SEMPRE FOSSE UM LUGAR DE MISTÉRIOS E BELEZAS.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 06/09/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish