ERA UMA VEZ, HÁ MUITO TEMPO, UM POVO CHAMADO OS ISRAELITAS, QUE VIVIA NO EGITO COMO ESCRAVOS. ELES TRABALHAVAM MUITO, CARREGANDO PEDRAS PESADAS E CONSTRUINDO GRANDES CIDADES, MAS ESTAVAM TRISTES, POIS NÃO ERAM LIVRES. UM DIA, DEUS ENVIOU MOISÉS, UM HOMEM MUITO SÁBIO E CORAJOSO, PARA LIBERTAR O SEU POVO. MOISÉS FOI FALAR COM O FARAÓ, O REI DO EGITO, E PEDIU PARA DEIXAR O POVO IR EMBORA. PORÉM, O FARAÓ ERA TEIMOSO E NÃO QUERIA LIBERAR OS ISRAELITAS.
DEUS, ENTÃO, ENVIOU VÁRIOS SINAIS E PRAGAS AO EGITO, COMO ÁGUA SE TRANSFORMANDO EM SANGUE, ENXAMES DE GAFANHOTOS E ATÉ ESCURIDÃO DURANTE O DIA. SÓ DEPOIS DISSO, FARAÓ CONCORDOU EM DEIXAR O POVO IR. FELIZES, OS ISRAELITAS COMEÇARAM A SUA JORNADA PARA A TERRA PROMETIDA, GUIADOS POR MOISÉS E PROTEGIDOS POR DEUS.
MAS, NÃO DEMOROU MUITO PARA QUE O FARAÓ MUDASSE DE IDEIA. ELE FICOU FURIOSO E DECIDIU PERSEGUIR OS ISRAELITAS COM SEU EXÉRCITO E CARRUAGENS DE GUERRA. OS ISRAELITAS, AO PERCEBEREM QUE O EXÉRCITO ESTAVA SE APROXIMANDO, FICARAM COM MUITO MEDO, POIS À FRENTE DELES ESTAVA O ENORME MAR VERMELHO, E ATRÁS, O EXÉRCITO EGÍPCIO.
“VAMOS MORRER AQUI!” GRITAVAM MUITOS, APAVORADOS.
MAS MOISÉS, CONFIANTE EM DEUS, DISSE AO POVO: “NÃO TENHAM MEDO! O SENHOR VAI NOS SALVAR!”
ENTÃO, DEUS FALOU COM MOISÉS, PEDINDO QUE ELE LEVANTASSE SEU CAJADO EM DIREÇÃO AO MAR. FOI NESSE MOMENTO QUE ALGO INCRÍVEL ACONTECEU. O MAR COMEÇOU A SE ABRIR! AS ÁGUAS SE DIVIDIRAM EM DUAS GRANDES PAREDES, DEIXANDO UM CAMINHO SECO BEM NO MEIO. OS ISRAELITAS PODIAM VER OS PEIXES NADANDO AO LADO, COMO SE ESTIVESSEM EM UMA GRANDE ESTRADA AQUÁTICA.
MOISÉS GUIOU O POVO PELO CAMINHO, E ELES COMEÇARAM A CAMINHAR PELO FUNDO DO MAR, COM AS ÁGUAS ALTAS DOS DOIS LADOS. TODOS ESTAVAM MARAVILHADOS, MAS AINDA APRESSADOS, POIS O EXÉRCITO EGÍPCIO ESTAVA CHEGANDO.
QUANDO OS ISRAELITAS CHEGARAM DO OUTRO LADO, O EXÉRCITO DE FARAÓ ENTROU NO MAR ATRÁS DELES. MAS DEUS FEZ AS RODAS DAS CARRUAGENS DOS EGÍPCIOS FICAREM PESADAS E DIFICULTOU A PERSEGUIÇÃO. QUANDO MOISÉS, DO OUTRO LADO, LEVANTOU NOVAMENTE O CAJADO, AS ÁGUAS DO MAR VERMELHO VOLTARAM AO NORMAL, COBRINDO O EXÉRCITO DO FARAÓ E SALVANDO OS ISRAELITAS.
OS ISRAELITAS FICARAM EM SEGURANÇA DO OUTRO LADO, LIVRES E AGRADECIDOS. ELES CANTARAM E DANÇARAM DE ALEGRIA, LOUVANDO A DEUS POR SUA GRANDE PROTEÇÃO E PELA INCRÍVEL CAMINHADA PELO MAR VERMELHO.
E ASSIM, O POVO DE ISRAEL SEGUIU SUA JORNADA, GUIADO PELO AMOR E PELA PROTEÇÃO DE DEUS, COM A CERTEZA DE QUE ELE SEMPRE ESTARIA COM ELES EM TODOS OS MOMENTOS DE DIFICULDADE.