HÁ MUITO, MUITO TEMPO, NO FUNDO PROFUNDO DO OCEANO, VIVIA UMA BELA NINFA DO MAR CHAMADA ANFITRITE. ELA ERA CONHECIDA POR SUA GRAÇA E POR SUA LIGAÇÃO ESPECIAL COM OS PEIXES, QUE A SEGUIAM POR ONDE QUER QUE FOSSE. ANFITRITE PODIA ENTENDER O QUE OS PEIXES DIZIAM, OUVIR SEUS SEGREDOS E ATÉ CANTAR CANÇÕES QUE OS DEIXAVAM ENCANTADOS.
UM DIA, POSEIDON, O PODEROSO DEUS DOS MARES, AVISTOU ANFITRITE ENQUANTO ELA BRINCAVA COM OS GOLFINHOS E OUTROS ANIMAIS MARINHOS. FASCINADO PELA SUA BELEZA E DOÇURA, ELE DECIDIU QUE QUERIA QUE ELA FOSSE SUA ESPOSA. PORÉM, ANFITRITE, SENDO TÍMIDA E LIVRE COMO AS ONDAS, FUGIU PARA LONGE, ESCONDENDO-SE NOS RECANTOS MAIS PROFUNDOS DO OCEANO.
POSEIDON, DETERMINADO A ENCONTRÁ-LA, PEDIU AJUDA A UM ESPERTO GOLFINHO, QUE NADAVA PELOS MARES COM UMA SABEDORIA TRANQUILA. O GOLFINHO, COM SUA CAUDA GRACIOSA, MERGULHOU NAS ÁGUAS MAIS SECRETAS ATÉ ACHAR ANFITRITE. COM SEU JEITO AMIGÁVEL, O GOLFINHO COMEÇOU A CONTAR HISTÓRIAS SOBRE COMO POSEIDON REALMENTE AMAVA O MAR TANTO QUANTO ELA, E QUE JUNTOS PODERIAM PROTEGER TODAS AS CRIATURAS DO OCEANO.
CONVENCIDA PELAS PALAVRAS DOCES DO GOLFINHO, ANFITRITE ACEITOU SE CASAR COM POSEIDON. FOI UMA GRANDE FESTA NOS MARES! OS PEIXES DANÇAVAM EM CÍRCULOS, OS POLVOS DECORAVAM OS CORAIS E AS TARTARUGAS DO MAR VINHAM DE LONGE PARA TRAZER PRESENTES FEITOS DE CONCHAS BRILHANTES.
DO CASAMENTO DE POSEIDON E ANFITRITE, NASCERAM DOIS FILHOS ESPECIAIS. O PRIMEIRO FOI TRITÃO, QUE ERA METADE HOMEM E METADE PEIXE, COM UMA PODEROSA CONCHA QUE ELE SOPRAVA PARA ACALMAR OU AGITAR AS ÁGUAS DO OCEANO. O SEGUNDO FOI CIMOPOLEIA, UMA NINFA QUE ADORAVA BRINCAR NAS TEMPESTADES E AJUDAR A CONTROLAR OS VENTOS E AS MARÉS.
COM SUA NOVA FAMÍLIA, ANFITRITE CONTINUOU A CUIDAR DOS MARES E DE TODOS OS PEIXES QUE NADAVAM POR ALI. ELA ENSINAVA A TRITÃO E CIMOPOLEIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PROTEGER AS CRIATURAS MARINHAS, GRANDES E PEQUENAS, E JUNTOS, ELES GARANTIAM QUE O OCEANO FOSSE UM LUGAR DE PAZ E HARMONIA.