Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

EM UMA CASA CHEIA DE LIVROS E CHEIRINHO DE CHÁ DE ERVAS, MORAVA O SR. ANSELMO, UM ANCIÃO DE 70 ANOS. MAS NÃO PENSE QUE ELE PASSAVA O DIA APENAS LENDO E COCHILANDO. NÃO! SEU GRANDE PASSATEMPO ERA JOGAR XADREZ. E O MAIS CURIOSO DE TUDO? SEU ADVERSÁRIO ERA NINGUÉM MENOS QUE... O GATO NICOLAU!

 

NICOLAU, UM GATO MUITO ESPERTO DE PELOS PRETOS E OLHOS BRILHANTES, SENTAVA-SE TODOS OS DIAS EM FRENTE AO TABULEIRO DE XADREZ, ERGUENDO AS PATINHAS COMO SE SOUBESSE EXATAMENTE O QUE ESTAVA FAZENDO. E, ACREDITE OU NÃO, ELE JOGAVA MUITO BEM!

 

— MUITO BEM, NICOLAU, VAMOS COMEÇAR — DISSE O SR. ANSELMO, ENQUANTO COLOCAVA AS PEÇAS NO TABULEIRO. DE UM LADO, O EXÉRCITO BRANCO DO ANCIÃO, DO OUTRO, O EXÉRCITO PRETO DO GATO. CADA JOGADOR TINHA 16 PEÇAS: UM REI, UMA DAMA, DUAS TORRES, DOIS BISPOS, DOIS CAVALOS E OITO PEÕES. A MISSÃO ERA SIMPLES: PROTEGER SEU REI E CAPTURAR O REI DO OUTRO.

 

O SR. ANSELMO MEXEU SEU PEÃO PRIMEIRO. NICOLAU, COM A PATINHA LEVE, MOVEU O PEÃO DELE TAMBÉM, OLHANDO COM ATENÇÃO PARA CADA MOVIMENTO.

 

— CUIDADO, NICOLAU, VOU CAPTURAR SUA DAMA! — BRINCOU O ANCIÃO, MOVENDO SUA PEÇA FAVORITA.

 

MAS O GATO, ESPERTO COMO SÓ ELE, MEXEU UM CAVALO, PULANDO POR CIMA DE OUTRAS PEÇAS E AMEAÇANDO AS TORRES DO SR. ANSELMO.

 

— ORA, ORA! — EXCLAMOU O ANCIÃO, AJUSTANDO SEUS ÓCULOS. — VOCÊ É BOM NISSO!

 

O JOGO CONTINUAVA, E AS PEÇAS IAM SUMINDO DO TABULEIRO UMA A UMA. PEÕES SACRIFICADOS, CAVALOS SALTANDO, BISPOS MOVENDO-SE EM DIAGONAL COMO SE DESLIZASSEM PELO CHÃO, E AS TORRES AVANÇANDO COMO VERDADEIRAS MURALHAS.

 

ATÉ QUE, EM UM MOVIMENTO INESPERADO, NICOLAU AVANÇOU SUA DAMA COM UM OLHAR DE DETERMINAÇÃO FELINA E COLOCOU O REI DO SR. ANSELMO EM XEQUE. O ANCIÃO FICOU PENSATIVO, COÇOU A BARBA E TENTOU MOVER O REI PARA SE PROTEGER. MAS NICOLAU, COM UM MIADO VITORIOSO, MOVEU SUA ÚLTIMA PEÇA.

 

— XEQUE-MATE! — MIOU NICOLAU, SE ESFREGANDO NAS PEÇAS.

 

O SR. ANSELMO RIU ALTO, BATENDO PALMAS.

 

— MUITO BEM, NICOLAU! VOCÊ VENCEU OUTRA VEZ!

 

E ASSIM, ENTRE PATINHAS LIGEIRAS E RISADAS DE UM ANCIÃO, A PARTIDA TERMINAVA. AFINAL, NO MUNDO MÁGICO DE SR. ANSELMO E NICOLAU, ATÉ OS GATOS PODIAM SER GRANDES MESTRES DO XADREZ.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 05/09/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish