ERA UMA VEZ, NO CORAÇÃO DE UM REINO CHEIO DE CAMELOS E TAPETES VOADORES QUE FLUTUAVAM, UMA SULTANA CHAMADA LATIFA. ELA ERA CONHECIDA POR SER MUITO CURIOSA, ESPECIALMENTE SOBRE PORTAS MISTERIOSAS. UM DIA, AO PASSEAR PELO PALÁCIO EM BUSCA DE NOVAS HISTÓRIAS PARA CONTAR, LATIFA ENCONTROU UMA PORTA DOURADA QUE NUNCA HAVIA VISTO ANTES. ERA TÃO PEQUENA QUE MAIS PARECIA A ENTRADA DE UMA CASINHA DE PASSARINHO.
"ESSA PORTA DEVE LEVAR A ALGUM LUGAR CHEIO DE AVENTURAS," PENSOU ELA, COM OS OLHOS BRILHANDO DE CURIOSIDADE. "TALVEZ UM REINO CHEIO DE JUJUBAS OU UM LUGAR ONDE AS HISTÓRIAS SALTAM DOS LIVROS!"
SEM PENSAR DUAS VEZES, LATIFA ABRIU A PORTA E FOI SUGADA POR ELA COMO SE FOSSE UM REDEMOINHO! QUANDO DEU POR SI, ESTAVA EM UM DESERTO, COM AREIA ATÉ ONDE SEUS OLHOS PODIAM VER, EXCETO POR UMA GRANDE TENDA COLORIDA AO LONGE.
"BEM, PELO MENOS TEM SOMBRA," PENSOU ELA, CAMINHANDO ATÉ A TENDA. AO ENTRAR, FOI RECEBIDA POR NADA MENOS QUE BORÁ, QUE ESTAVA OCUPADÍSSIMO CONTANDO UM TESOURO FEITO DE BISCOITOS E BOLACHAS.
"EI, VOCÊ POR ACASO É A SULTANA DAS HISTÓRIAS?" PERGUNTOU BORÁ, LEVANTANDO UMA SOBRANCELHA.
"SIM! E VOCÊ É... BORÁ? O DOS BISCOITOS?" LATIFA RESPONDEU, CONFUSA.
"EXATO! E TENHO UM PROBLEMA GIGANTE! EU COMI METADE DO MEU TESOURO DE BISCOITOS E AGORA OS QUARENTA LADRÕES ESTÃO SUPER BRAVOS COMIGO!" ELE MOSTROU O SACO QUASE VAZIO DE GULOSEIMAS. "PODE CONTAR UMA HISTÓRIA PARA DISTRAIR OS LADRÕES?"
"EU?" LATIFA FICOU PENSATIVA. "CLARO, MAS TALVEZ POSSAMOS FAZER ALGO MAIS DIVERTIDO! QUE TAL... UMA HISTÓRIA ONDE ELES ACABAM FICANDO AMIGOS DE UM GRANDE GÊNIO ATRAPALHADO?"
ANTES QUE BORÁ PUDESSE RESPONDER, UMA NUVEM DE POEIRA ENTROU NA TENDA, E LÁ ESTAVAM OS QUARENTA LADRÕES! MAS, PARA SURPRESA DE TODOS, ELES NÃO ESTAVAM BRAVOS — ESTAVAM RINDO MUITO, COMO SE TIVESSEM ACABADO DE OUVIR A PIADA MAIS ENGRAÇADA DO MUNDO.
"EI, LATIFA! NÓS ADORAMOS SUAS HISTÓRIAS!" GRITOU O CHEFE DOS LADRÕES. "MAS TEM UMA COISA... AQUELE GÊNIO ATRAPALHADO? ELE É REAL!"
DO NADA, UM GÊNIO MINÚSCULO APARECEU, FLUTUANDO COM UM TURBANTE GIGANTE QUE MAIS PARECIA UMA ALMOFADA DE SOFÁ. "OI, PESSOAL! EU SOU O GÊNIO MENOR E... OPS!" ELE ESBARROU EM UMA PILHA DE BISCOITOS, QUE SAÍRAM VOANDO POR TODO O LADO.
TODOS COMEÇARAM A RIR TANTO QUE NEM PERCEBERAM QUE A PORTA PARA AS MIL E UMA NOITES TINHA REAPARECIDO BEM NO MEIO DA TENDA. COM UM SORRISO, LATIFA ACENOU PARA TODOS, CORREU ATÉ A PORTA, E AO ATRAVESSÁ-LA, FOI PARAR DE VOLTA NO SEU PALÁCIO.