NUMA FLORESTA DENSA E VERDEJANTE, VIVIA UMA PERERECA MUITO ESPECIAL CHAMADA MARGARIDA. ELA NÃO ERA UMA PERERECA COMUM. DONA DE UMA CABEÇA LARGA E ALONGADA, REPLETA DE PEQUENAS PROTUBERÂNCIAS ESPINHOSAS, MARGARIDA SEMPRE SE DESTACAVA ENTRE AS OUTRAS CRIATURAS DA FLORESTA.
ENQUANTO AS OUTRAS PERERECAS TINHAM A PELE LISA E BRILHANTE, A PELE DE MARGARIDA ERA ÁSPERA E COBERTA POR ESPINHOS DELICADOS, QUE A FAZIAM PARECER UMA PEQUENA RAINHA GUERREIRA. MAS APESAR DE SUA APARÊNCIA IMPONENTE, MARGARIDA ERA UMA PERERECA GENTIL E BONDOSA, SEMPRE DISPOSTA A AJUDAR OS AMIGOS E OS ANIMAIS DA FLORESTA.
CERTA MANHÃ, ENQUANTO PULAVA DE FOLHA EM FOLHA EM BUSCA DE SEU CAFÉ DA MANHÃ FAVORITO—PEQUENOS INSETOS E GOTINHAS DE ORVALHO—MARGARIDA OUVIU UM CHORO SUAVE VINDO DE UMA CLAREIRA PRÓXIMA. CURIOSA E PREOCUPADA, ELA SEGUIU O SOM ATÉ ENCONTRAR UM PEQUENO FILHOTE DE PASSARINHO CAÍDO NO CHÃO.
— O QUE ACONTECEU, PEQUENO? — PERGUNTOU MARGARIDA, APROXIMANDO-SE COM CUIDADO.
— EU ESTAVA TENTANDO APRENDER A VOAR, MAS CAÍ DO NINHO... AGORA ESTOU COM MEDO E NÃO CONSIGO VOLTAR PARA LÁ — RESPONDEU O FILHOTE, COM OS OLHINHOS CHEIOS DE LÁGRIMAS.
MARGARIDA, SEM PENSAR DUAS VEZES, DECIDIU AJUDAR O PASSARINHO. COM SEUS SALTOS PRECISOS E SUAS PATAS ÁGEIS, ELA ESCALOU A ÁRVORE ATÉ O NINHO E, COM DELICADEZA, GUIOU O FILHOTE DE VOLTA PARA O LUGAR SEGURO.
— PRONTO, AGORA VOCÊ ESTÁ SEGURO. MAS NÃO DESISTA DE APRENDER A VOAR, UM DIA VOCÊ VAI CONSEGUIR — DISSE MARGARIDA, ENCORAJANDO O PEQUENO PÁSSARO.
O FILHOTE AGRADECEU E PROMETEU CONTINUAR TENTANDO, ENQUANTO MARGARIDA SALTAVA DE VOLTA PARA O CHÃO DA FLORESTA. ELA CONTINUOU SUA JORNADA, SENTINDO-SE FELIZ POR TER AJUDADO ALGUÉM NAQUELE DIA.
CONFORME O TEMPO PASSAVA, A HISTÓRIA DA BONDADE DE MARGARIDA SE ESPALHOU PELA FLORESTA. LOGO, TODOS OS ANIMAIS SABIAM QUE, APESAR DE SUA APARÊNCIA DIFERENTE, MARGARIDA ERA UMA VERDADEIRA AMIGA, SEMPRE PRONTA PARA AJUDAR.
CERTA NOITE, ENQUANTO DESCANSAVA EM UMA FOLHA DE VITÓRIA-RÉGIA NO LAGO, MARGARIDA OUVIU UM SOM ESTRANHO. ERA UM RUÍDO SUAVE, COMO SE ALGO ESTIVESSE SENDO ARRASTADO PELA ÁGUA. CURIOSA, ELA SALTOU PARA A MARGEM DO LAGO E VIU UMA TARTARUGA, MUITO VELHA E CANSADA, TENTANDO SAIR DA ÁGUA.
— ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA, DONA TARTARUGA? — PERGUNTOU MARGARIDA, SE APROXIMANDO.
— OH, SIM, QUERIDA MARGARIDA... MEUS OSSOS JÁ NÃO SÃO TÃO FORTES QUANTO ANTES. ESTÁ DIFÍCIL SAIR DO LAGO — RESPONDEU A TARTARUGA, COM UM SUSPIRO.
MARGARIDA ENTÃO TEVE UMA IDEIA. USANDO SUAS PODEROSAS PERNAS, ELA EMPURROU UMA GRANDE FOLHA DE BANANEIRA ATÉ A TARTARUGA, CRIANDO UMA RAMPA IMPROVISADA. COM ESFORÇO E MUITA PACIÊNCIA, A TARTARUGA CONSEGUIU SUBIR NA FOLHA E, COM A AJUDA DE MARGARIDA, CHEGOU EM SEGURANÇA À TERRA FIRME.
— MUITO OBRIGADA, MINHA QUERIDA. VOCÊ É REALMENTE UMA PERERECA ESPECIAL — DISSE A TARTARUGA, AGRADECIDA.
MARGARIDA SORRIU E ACENOU COM A CABEÇA. ELA SABIA QUE, EMBORA SUA APARÊNCIA FOSSE DIFERENTE, ERA SUA BONDADE QUE REALMENTE IMPORTAVA.
E ASSIM, MARGARIDA CONTINUOU A VIVER FELIZ NA FLORESTA, AJUDANDO TODOS AQUELES QUE PRECISAVAM E MOSTRANDO QUE A VERDADEIRA BELEZA VEM DE DENTRO, NÃO IMPORTA A FORMA QUE TEMOS POR FORA.
E SEMPRE QUE ALGUÉM PRECISAVA DE AJUDA, ELES SABIAM QUE PODERIAM CONTAR COM A PERERECA MARGARIDA, A PEQUENA GUERREIRA DE CORAÇÃO GRANDE E GENEROSO.