Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

NO PEQUENO VILAREJO DE ALEGRIA, VIVIA UM MENINO CHAMADO FELIPE. ELE TINHA CABELOS CASTANHOS ENCARACOLADOS E OLHOS TÃO BRILHANTES QUANTO AS ESTRELAS. FELIPE ERA UM MENINO MUITO ESPECIAL; ELE ERA AUTISTA, E SEU JEITO ÚNICO DE VER O MUNDO FAZIA DELE UMA CRIANÇA EXTRAORDINÁRIA.

 

FELIPE GOSTAVA DE PASSAR HORAS DESENHANDO EM SEU CADERNO, CRIANDO MUNDOS MÁGICOS COM MONTANHAS DE CORES E RIOS DE ARCO-ÍRIS. SEU TALENTO ERA INCRÍVEL. CADA DESENHO PARECIA GANHAR VIDA, COMO SE AS CRIATURAS QUE ELE IMAGINAVA ESTIVESSEM PRONTAS PARA SALTAR DA PÁGINA E SE AVENTURAR PELO MUNDO REAL.

 

MAS NÃO ERA SÓ NO DESENHO QUE FELIPE ERA INCRÍVEL. QUANDO ELE JOGAVA XADREZ, NINGUÉM NO VILAREJO CONSEGUIA VENCÊ-LO. ELE CONHECIA TODAS AS ESTRATÉGIAS E ANTEVIA OS MOVIMENTOS DOS ADVERSÁRIOS COMO SE PUDESSE LER SUAS MENTES. NO PIANO, SUAS MÃOS DANÇAVAM PELAS TECLAS, TOCANDO MÚSICAS TÃO BELAS QUE FAZIAM OS PÁSSAROS POUSAREM NAS JANELAS PARA OUVIR.

 

FELIPE TAMBÉM ERA EXCELENTE NA ESCOLA, MESMO QUE, ÀS VEZES, ELE PREFERISSE FICAR QUIETINHO EM SEU CANTO, LONGE DA CONFUSÃO. ELE TINHA UM JEITO DIFERENTE DE APRENDER, MAS QUANDO MOSTRAVA O QUE SABIA, DEIXAVA TODOS DE QUEIXO CAÍDO. SEUS PROFESSORES FICAVAM ENCANTADOS COM AS RESPOSTAS QUE ELE DAVA E COM A SUA CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DIFÍCEIS EM SEGUNDOS.

 

APESAR DE SER O MELHOR EM TUDO O QUE FAZIA, FELIPE NÃO GOSTAVA DE SE EXIBIR. ELE ERA MUITO HUMILDE E SEMPRE AJUDAVA SEUS AMIGOS QUANDO PRECISAVAM, MESMO QUE, ÀS VEZES, ELE NÃO SOUBESSE COMO EXPRESSAR SEUS SENTIMENTOS. SEUS COLEGAS DE CLASSE O ADORAVAM, E SEMPRE QUE TINHAM UM PROBLEMA, CORRIAM ATÉ FELIPE PARA PEDIR AJUDA.

 

UM DIA, HOUVE UMA GRANDE COMPETIÇÃO NA CIDADE VIZINHA, CHAMADA "O DESAFIO DAS ESTRELAS". ERA UM EVENTO ONDE CRIANÇAS DE VÁRIOS LUGARES VINHAM COMPETIR EM DIFERENTES ATIVIDADES: ESPORTES, ARTES, MÚSICA, E MUITAS OUTRAS. FELIPE FOI INSCRITO POR SEUS PAIS, QUE SABIAM DO TALENTO ESPECIAL DE SEU FILHO.

 

NA COMPETIÇÃO, FELIPE BRILHOU. ELE GANHOU A CORRIDA, MESMO SEM NUNCA TER TREINADO MUITO. SEUS DESENHOS FORAM TÃO ELOGIADOS QUE TODOS QUERIAM SABER ONDE ELE APRENDIA A DESENHAR ASSIM. NO XADREZ, NÃO FOI DIFERENTE; ELE VENCEU TODOS OS ADVERSÁRIOS COM FACILIDADE.

 

QUANDO CHEGOU A HORA DE TOCAR PIANO, FELIPE SENTOU-SE AO INSTRUMENTO E FECHOU OS OLHOS. ELE IMAGINOU UM CAMPO FLORIDO, ONDE O SOL BRILHAVA E OS PÁSSAROS CANTAVAM. SEUS DEDOS COMEÇARAM A SE MOVER, E A MÚSICA QUE SAIU DO PIANO FOI TÃO LINDA QUE TODOS NA PLATEIA FICARAM EMOCIONADOS. QUANDO TERMINOU, HOUVE UM SILÊNCIO ABSOLUTO, SEGUIDO POR UMA EXPLOSÃO DE APLAUSOS. FELIPE HAVIA CONQUISTADO O CORAÇÃO DE TODOS.

 

NO FINAL DO EVENTO, FELIPE FOI CHAMADO AO PALCO PARA RECEBER O GRANDE PRÊMIO: UMA ESTRELA DOURADA, SÍMBOLO DE QUE ELE ERA, DE FATO, O MELHOR EM TUDO O QUE FAZIA. MAS, PARA SURPRESA DE TODOS, FELIPE NÃO PEGOU O PRÊMIO PARA SI.

 

ELE OLHOU PARA A PLATEIA, VIU SEUS PAIS SORRINDO, VIU SEUS AMIGOS APLAUDINDO, E PERCEBEU QUE, APESAR DE SER O MELHOR EM TUDO, O QUE MAIS IMPORTAVA ERA O AMOR QUE ELE RECEBIA E DAVA EM TROCA. ENTÃO, FELIPE CAMINHOU ATÉ UMA MENINA QUE HAVIA FICADO EM ÚLTIMO LUGAR NA CORRIDA, MAS QUE HAVIA SE ESFORÇADO TANTO QUANTO ELE. ELE COLOCOU A ESTRELA DOURADA NAS MÃOS DELA E DISSE COM UM SORRISO:

 

— VOCÊ MERECE ISSO MAIS DO QUE EU. PORQUE SER O MELHOR NÃO É SÓ GANHAR; É COMPARTILHAR A ALEGRIA COM OS OUTROS.

 

A MENINA SORRIU COM OS OLHOS CHEIOS DE LÁGRIMAS, E A PLATEIA APLAUDIU AINDA MAIS FORTE. NAQUELE DIA, TODOS APRENDERAM QUE O VERDADEIRO TALENTO DE FELIPE NÃO ESTAVA APENAS EM SER O MELHOR EM TUDO, MAS EM SEU CORAÇÃO GENEROSO E EM SUA CAPACIDADE DE ESPALHAR FELICIDADE AONDE QUER QUE FOSSE.

 

E ASSIM, FELIPE VOLTOU PARA O VILAREJO DE ALEGRIA, NÃO COM UM TROFÉU, MAS COM A CERTEZA DE QUE, EM CADA PEQUENO ATO DE BONDADE, ELE ESTAVA REALMENTE SENDO O MELHOR. E ISSO, PARA ELE, ERA MAIS VALIOSO DO QUE QUALQUER PRÊMIO.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 03/09/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish