ERA UMA VEZ, EM UMA PEQUENA ALDEIA, UMA MENINA CHAMADA CLARA. ELA ERA UMA CRIANÇA MUITO CURIOSA E ADORAVA EXPLORAR A FLORESTA AO REDOR DE SUA CASA. UM DIA, ENQUANTO CAMINHAVA, CLARA ENCONTROU UMA ÁRVORE ENORME, COM UM TRONCO TÃO LARGO QUE PARECIAM PRECISAR DE TRÊS ADULTOS PARA ABRAÇÁ-LA. ELA FICOU ENCANTADA E DECIDIU SE SENTAR À SOMBRA PARA DESCANSAR.
DE REPENTE, ELA OUVIU UM SOM VINDO DE TRÁS DA ÁRVORE: "EMA... EMA... EMA..." CLARA SE LEVANTOU, CURIOSA, E DEU A VOLTA NA ÁRVORE. PARA SUA SURPRESA, ENCONTROU UM LOBO SENTADO NO CHÃO, COM AS PATAS NAS ORELHAS, RESMUNGANDO E REPETINDO: "EMA... EMA... EMA..."
CLARA SE APROXIMOU, SEM MEDO, E PERGUNTOU: "OI, SENHOR LOBO! O QUE ESTÁ ACONTECENDO? POR QUE VOCÊ ESTÁ TÃO TRISTE?"
O LOBO SUSPIROU E RESPONDEU: "AH, MENINA, É QUE MINHA FAMÍLIA É UM VERDADEIRO PROBLEMA! CADA UM TEM UMA MANIA DIFERENTE. MINHA IRMÃ, A LOBA, ADORA CANTAR ALTO DE MADRUGADA, E MEU IRMÃO, O LOBO MENOR, GOSTA DE PULAR EM POÇAS DE LAMA E ME SUJA TODO! E EU, BEM... EU SÓ QUERIA UM POUCO DE PAZ PARA UIVAR PARA A LUA!"
CLARA PENSOU UM POUCO E DISSE: "AH, SENHOR LOBO, CADA UM TEM SEUS PROBLEMAS, NÃO É? MAS SABE, TALVEZ SE VOCÊS TENTAREM ENTENDER OS GOSTOS UNS DOS OUTROS, PODEM VIVER EM HARMONIA. QUE TAL VOCÊ ENSINAR SUA IRMÃ A CANTAR MAIS BAIXINHO E AJUDAR SEU IRMÃO A ENCONTRAR UMA NOVA BRINCADEIRA QUE NÃO FAÇA TANTA BAGUNÇA?"
O LOBO PAROU DE RESMUNGAR E OLHOU PARA CLARA COM SEUS OLHOS BRILHANDO DE ESPERANÇA. "VOCÊ ACHA QUE ISSO PODE FUNCIONAR, MENINA?"
CLARA SORRIU E DISSE: "CLARO! CADA MACACO NO SEU GALHO, COMO DIZ MINHA AVÓ. E NO FIM, FAMÍLIA É FAMÍLIA, E A GENTE SEMPRE ENCONTRA UM JEITINHO DE FAZER AS COISAS FUNCIONAREM."
O LOBO AGRADECEU A CLARA E PROMETEU TENTAR RESOLVER OS PROBLEMAS EM CASA. ELE SE LEVANTOU, DEU UM UIVO SUAVE DE DESPEDIDA E VOLTOU PARA A FLORESTA, SE SENTINDO MAIS LEVE.
CLARA VOLTOU PARA CASA FELIZ, SABENDO QUE, MESMO QUE SUA FAMÍLIA TAMBÉM TIVESSE SUAS MANIAS, O IMPORTANTE ERA ENCONTRAR UM JEITINHO DE VIVER EM PAZ COM TODOS. AFINAL, CADA UM COM SEU PROBLEMA, MAS JUNTOS SEMPRE DAVA PARA ARRANJAR UMA SOLUÇÃO.
E ASSIM, CLARA APRENDEU QUE, NÃO IMPORTA O QUÃO DIFERENTES SEJAM AS PESSOAS QUE AMAMOS, O CARINHO E A COMPREENSÃO PODEM SEMPRE ENCONTRAR UM JEITO DE FAZER TUDO DAR CERTO.