Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, NAS NUVENS MAIS ALTAS E BRILHANTES DO CÉU, UM ANCIÃO CHAMADO PEDRO. ELE ERA O GUARDIÃO DO PORTÃO DO CÉU HÁ MILHARES DE ANOS E CONHECIA CADA ALMA QUE PASSAVA POR ALI. COM SUA LONGA BARBA BRANCA E OLHOS BONDOSOS, PEDRO LEVAVA SUA FUNÇÃO MUITO A SÉRIO, GARANTINDO QUE APENAS AQUELES QUE MERECIAM ENTRASSEM NO REINO CELESTIAL.

 

CERTO DIA, ENQUANTO TOMAVA SEU HABITUAL CHÁ DE NUVEM COM SABOR DE ARCO-ÍRIS, PEDRO PERCEBEU ALGO ESTRANHO. HAVIA PESSOAS ANDANDO PELAS RUAS DOURADAS DO CÉU QUE ELE NÃO SE LEMBRAVA DE TER PERMITIDO A ENTRADA. ERAM ROSTOS DESCONHECIDOS, SORRINDO E APROVEITANDO AS MARAVILHAS CELESTIAIS COMO SE SEMPRE TIVESSEM PERTENCIDO ALI.

 

COÇANDO A BARBA COM PREOCUPAÇÃO, PEDRO MURMUROU PARA SI MESMO:

 

— ISSO É MUITO ESTRANHO. EU NUNCA ESQUEÇO UM ROSTO! COMO ESSAS PESSOAS ENTRARAM SEM PASSAR POR MIM?

 

DETERMINANDO DESCOBRIR O QUE ESTAVA ACONTECENDO, PEDRO VESTIU SEU MANTO MAIS CONFORTÁVEL, PEGOU SEU CAJADO DE ESTRELA CADENTE E PARTIU EM UMA JORNADA INVESTIGATIVA PELO CÉU.

 

 

ENQUANTO CAMINHAVA PELAS NUVENS FOFAS, PEDRO ENCONTROU SUA AMIGA AURORA, A RESPONSÁVEL POR PINTAR O NASCER DO SOL TODAS AS MANHÃS.

 

— OLÁ, PEDRO! — SAUDOU AURORA, COM UM PINCEL BRILHANTE NA MÃO. — VOCÊ PARECE PREOCUPADO. O QUE ACONTECEU?

 

PEDRO EXPLICOU A SITUAÇÃO, E AURORA FRANZIU A TESTA PENSATIVAMENTE.

 

— SABE, OUVI RUMORES SOBRE UM TÚNEL SECRETO QUE LEVA DIRETAMENTE AO CÉU — DISSE ELA, FAZENDO UMA NUVEM ROSA ASSUMIR A FORMA DE UM PONTO DE INTERROGAÇÃO. — TALVEZ SEJA POR AÍ QUE ESSAS PESSOAS ESTÃO ENTRANDO.

 

OS OLHOS DE PEDRO SE ARREGALARAM.

 

— UM TÚNEL SECRETO? MAS ONDE ESTARIA ESSE TÚNEL?

 

AURORA DEU DE OMBROS E APONTOU PARA O HORIZONTE.

 

— DIZEM QUE FICA PERTO DO ARCO-ÍRIS INFINITO, MAS NINGUÉM TEM CERTEZA. TALVEZ VOCÊ DEVA COMEÇAR A PROCURAR POR LÁ.

 

AGRADECENDO A DICA, PEDRO SEGUIU EM DIREÇÃO AO ARCO-ÍRIS INFINITO, UM ARCO COLORIDO QUE BRILHAVA ETERNAMENTE E ERA CONHECIDO POR SER O PONTO DE ENCONTRO DOS ANJOS ARTISTAS.

 

 

NO CAMINHO, PEDRO ENCONTROU UMA ESTRANHA CRIATURA: UMA ESFINGE COM ASAS DE PLUMA E OLHOS QUE REFLETIAM CONSTELAÇÕES.

 

— PARA PASSAR POR AQUI, DEVE RESOLVER MEU ENIGMA — PROCLAMOU A ESFINGE COM UMA VOZ ECOANTE.

 

PEDRO SORRIU, ADORAVA DESAFIOS.

 

— ESTOU PRONTO. QUAL É O ENIGMA?

 

A ESFINGE CLAREOU A GARGANTA E RECITOU:

 

— SOU LEVE COMO UMA PLUMA, MAS NEM O MAIS FORTE PODE ME SEGURAR POR MUITO TEMPO. O QUE SOU?

 

PEDRO PENSOU POR UM MOMENTO, OBSERVANDO AS NUVENS QUE PASSAVAM E SENTINDO A BRISA CELESTIAL EM SEU ROSTO. ENTÃO, SEUS OLHOS BRILHARAM.

 

— A RESPIRAÇÃO!

 

A ESFINGE SORRIU E ABRIU CAMINHO, SUAS ASAS CRIANDO UM ARCO DE ESTRELAS.

 

— MUITO BEM, GUARDIÃO. PODE PASSAR. BOA SORTE EM SUA JORNADA.

 

**O ENCONTRO COM O DUENDE TRAPALHÃO**

 

PROSSEGUINDO, PEDRO CHEGOU AO PÉ DO ARCO-ÍRIS INFINITO, ONDE ENCONTROU UM PEQUENO DUENDE DE CHAPÉU VERDE TENTANDO CONSERTAR UM BALDE DE OURO DERRAMADO.

 

— AH, QUE BAGUNÇA! — EXCLAMOU O DUENDE, COM MOEDAS DOURADAS ROLANDO POR TODOS OS LADOS.

 

PEDRO SE ABAIXOU PARA AJUDAR, RECOLHENDO ALGUMAS MOEDAS.

 

— OLÁ, AMIGO. PRECISA DE UMA MÃO?

 

O DUENDE OLHOU PARA CIMA, SURPRESO E AGRADECIDO.

 

— MUITO OBRIGADO! SOU LIAM, O GUARDIÃO DO OURO DO ARCO-ÍRIS. ESSES POTES SÃO TÃO ANTIGOS QUE VIVEM QUEBRANDO.

 

ENQUANTO AJUDAVA, PEDRO APROVEITOU PARA PERGUNTAR:

 

— LIAM, VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE UM TÚNEL SECRETO QUE LEVA AO CÉU?

 

LIAM COÇOU O QUEIXO PENSATIVAMENTE.

 

— AH, OUVI SUSSURROS SOBRE UMA PORTA ESCONDIDA ATRÁS DA CASCATA DE LUZES DO NORTE. DIZEM QUE APENAS AQUELES COM O CORAÇÃO PURO PODEM ENCONTRÁ-LA.

 

PEDRO SORRIU, SENTINDO QUE ESTAVA NO CAMINHO CERTO.

 

— OBRIGADO, LIAM! E BOA SORTE COM O OURO.

 

LIAM ACENOU E, COM UM ESTALAR DE DEDOS, FEZ COM QUE TODAS AS MOEDAS VOLTASSEM MAGICAMENTE AO POTE.

 

— BOA SORTE EM SUA BUSCA, PEDRO!

 

 

SEGUINDO AS INSTRUÇÕES DE LIAM, PEDRO CHEGOU À DESLUMBRANTE CASCATA DE LUZES DO NORTE. ERA UM ESPETÁCULO DE CORES DANÇANTES QUE ILUMINAVA O CÉU NOTURNO COM UMA BELEZA INDESCRITÍVEL.

 

PEDRO FECHOU OS OLHOS E DEIXOU SEU CORAÇÃO GUIÁ-LO. SENTIU UMA ENERGIA CALOROSA E, AO ABRI-LOS NOVAMENTE, UMA PORTA BRILHANTE APARECEU DIANTE DELE, ESCONDIDA ATRÁS DAS CORTINAS DE LUZ.

 

APROXIMANDO-SE, ELE TENTOU GIRAR A MAÇANETA, MAS ESTAVA TRANCADA. NO CENTRO DA PORTA, HAVIA UMA INSCRIÇÃO:

 

*"A CHAVE PARA ABRIR ESTE PORTAL ESTÁ NA RESPOSTA QUE O CORAÇÃO PODE DAR SEM PENSAR."*

 

PEDRO PONDEROU, OLHANDO AO REDOR. ENTÃO, PERCEBEU QUE, PENDURADO EM UM FEIXE DE LUZ, HAVIA UM PEQUENO SÍMBOLO DE AMOR — UM CORAÇÃO PULSANTE FEITO DE PURA ENERGIA.

 

COM UM GESTO GENTIL, PEDRO TOCOU O SÍMBOLO, QUE IMEDIATAMENTE SE TRANSFORMOU EM UMA CHAVE RADIANTE. INSERINDO-A NA FECHADURA, A PORTA SE ABRIU COM UM BRILHO OFUSCANTE.

 

 

AO ENTRAR, PEDRO ENCONTROU UM CORREDOR QUE LEVAVA DE VOLTA AO CÉU. E LÁ, NO MEIO DO CAMINHO, ESTAVA UM ANJO JOVEM E ATRAPALHADO, COM ASAS DESALINHADAS E UM MONTE DE PERGAMINHOS CAÍDOS AO SEU REDOR.

 

— OH, NÃO! EU SABIA QUE DEVERIA TER PEDIDO AJUDA! — EXCLAMOU O ANJO, TENTANDO JUNTAR OS PERGAMINHOS.

 

PEDRO SE APROXIMOU, AJUDANDO-O A RECOLHER TUDO.

 

— OLÁ, SOU PEDRO, O GUARDIÃO DO PORTÃO DO CÉU. E VOCÊ É...?

 

— SOU GABRIELZINHO — RESPONDEU O ANJO, ENVERGONHADO. — ESTOU EM TREINAMENTO PARA SER MENSAGEIRO, MAS ACHO QUE ACABEI CAUSANDO PROBLEMAS.

 

PEDRO SORRIU COM COMPREENSÃO.

 

— VOCÊ É O RESPONSÁVEL POR ESSE TÚNEL?

 

GABRIELZINHO ASSENTIU, COM AS BOCHECHAS CORANDO.

 

— EU QUERIA AJUDAR ALGUMAS ALMAS QUE ESTAVAM PERDIDAS, ENTÃO CRIEI ESSE CAMINHO. MAS NÃO PENSEI QUE PODERIA CAUSAR CONFUSÃO.

 

PEDRO RIU LEVEMENTE.

 

— SUA INTENÇÃO FOI BOA, MAS PRECISAMOS MANTER A ORDEM POR AQUI. QUE TAL TRABALHARMOS JUNTOS PARA AJUDAR ESSAS ALMAS DA MANEIRA CORRETA?

 

OS OLHOS DE GABRIELZINHO BRILHARAM DE ALEGRIA.

 

— SERIA INCRÍVEL! EU PROMETO SER MAIS CUIDADOSO DA PRÓXIMA VEZ.

 

COM O MISTÉRIO RESOLVIDO, PEDRO E GABRIELZINHO FECHARAM O TÚNEL SECRETO E TRABALHARAM JUNTOS PARA GARANTIR QUE TODAS AS ALMAS ENCONTRASSEM SEU CAMINHO ADEQUADO ATÉ O CÉU. AURORA, LIAM E ATÉ MESMO A ESFINGE AJUDARAM A ORGANIZAR TUDO, TORNANDO O PROCESSO MAIS EFICIENTE E ALEGRE.

 

PEDRO DESCOBRIU QUE, MESMO DEPOIS DE TANTOS ANOS, AINDA HAVIA COISAS NOVAS PARA APRENDER E AMIGOS PARA FAZER. E GABRIELZINHO APRENDEU O VALOR DA PACIÊNCIA E DA COOPERAÇÃO.

 

E ASSIM, O CÉU CONTINUOU SENDO UM LUGAR DE HARMONIA E FELICIDADE, COM PEDRO E SEUS NOVOS AMIGOS GARANTINDO QUE TUDO FUNCIONASSE PERFEITAMENTE, SEMPRE COM UMA PITADA DE AVENTURA, ALGUNS ENIGMAS DIVERTIDOS E MUITAS RISADAS COMPARTILHADAS ENTRE AS NUVENS.

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 03/09/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish