HÁ MUITO TEMPO, NA CIDADE DE BAGDÁ, VIVIA UMA FEITICEIRA CHAMADA SAMIRA. ELA ERA FAMOSA POR SUA BELEZA E SABEDORIA, E SUA TAVERNA MÁGICA ERA VISITADA POR REIS E MERCADORES QUE BUSCAVAM POÇÕES CAPAZES DE CURAR DOENÇAS, TRAZER BOA SORTE, OU ATÉ MESMO CONCEDER AMOR. COM O PASSAR DOS ANOS, SAMIRA ACUMULOU GRANDES RIQUEZAS, MAS A SOLIDÃO DE VIVER SOZINHA A FEZ FICAR DESCONFIADA DE TODOS.
CERTA MANHÃ, JÁ COM CERTA IDADE, SAMIRA DECIDIU QUE PRECISAVA ESCONDER PARTE DE SUA FORTUNA EM UM LUGAR ONDE NINGUÉM JAMAIS A ENCONTRARIA. ASSIM, CONVOCOU UMA CARAVANA DE ESCRAVOS PARA SEGUIR COM ELA ATÉ O CORAÇÃO DA SELVA. CARREGANDO PESADAS ARCAS CHEIAS DE OURO E PEDRAS PRECIOSAS, ELES AVANÇARAM POR DIAS ATRAVÉS DA DENSA VEGETAÇÃO ATÉ ENCONTRAREM UM LOCAL ISOLADO, PERTO DE UMA CAVERNA.
OS ESCRAVOS CAVARAM UM GRANDE BURACO E, SOB O OLHAR ATENTO DA FEITICEIRA, ENTERRARAM O TESOURO. QUANDO TERMINARAM, SAMIRA USOU SUA MAGIA PARA LANÇAR UM FEITIÇO SOBRE ELES. COM UM GESTO DE SUAS MÃOS, ELA OS TRANSFORMOU EM ÁRVORES AO REDOR DO TESOURO, PARA QUE NINGUÉM MAIS SOUBESSE ONDE ELE ESTAVA ESCONDIDO.
NO ENTANTO, ALGO INESPERADO ACONTECEU. SAMIRA, QUE HAVIA ACUMULADO TANTO PODER E RIQUEZA, COMEÇOU A PERDER A RAZÃO. A SOLIDÃO E O PESO DE SEUS PRÓPRIOS SEGREDOS A LEVARAM À LOUCURA. DIZEM QUE ELA DESAPARECEU NA SELVA, ABANDONANDO APENAS LENDAS E HISTÓRIAS SOBRE SEU TESOURO PERDIDO.
MAS HAVIA MAIS UM SEGREDO QUE SAMIRA NÃO HAVIA CONTADO A NINGUÉM. DENTRO DA CAVERNA ONDE ESCONDEU SEU TESOURO, VIVIA UM TIGRE MAGNÍFICO, COM OLHOS BRILHANTES COMO DUAS ESMERALDAS. O TIGRE, QUE NUNCA ENVELHECIA, HAVIA SIDO ENFEITIÇADO PELA FEITICEIRA PARA PROTEGER O OURO. COM A ALMA DA PRÓPRIA SAMIRA PRESA DENTRO DELE, ELE VIGIAVA A ENTRADA DA CAVERNA DIA E NOITE.
OS ANOS SE PASSARAM, E MUITOS TENTARAM ENCONTRAR O TESOURO DE SAMIRA. MAS SEMPRE QUE ALGUÉM SE APROXIMAVA DA CAVERNA, O TIGRE SURGIA DAS SOMBRAS, SEUS OLHOS VERDES BRILHANDO NO ESCURO, ASSUSTANDO OS CAÇADORES DE TESOURO. NENHUM DELES JAMAIS RETORNOU.
ATÉ QUE UM JOVEM CHAMADO RASHID, QUE NÃO ACREDITAVA EM LENDAS, DECIDIU QUE ENCONTRARIA O TESOURO. ELE PREPAROU-SE PARA A VIAGEM, LEVANDO CONSIGO APENAS UM ARCO, FLECHAS, E MUITA CORAGEM. APÓS DIAS DE CAMINHADA, ELE ENCONTROU A CAVERNA, E LÁ ESTAVA O TIGRE, IMPONENTE E AMEAÇADOR.
RASHID SABIA QUE NÃO PODERIA ENFRENTAR O TIGRE COM FORÇA BRUTA, ENTÃO DECIDIU TENTAR ALGO DIFERENTE. ELE SE SENTOU EM FRENTE À CAVERNA E COMEÇOU A TOCAR UMA FLAUTA, UMA MÚSICA SUAVE E CALMA QUE ELE APRENDERA DE SUA AVÓ. PARA SUA SURPRESA, O TIGRE COMEÇOU A RELAXAR, SEUS OLHOS ANTES FEROZES AGORA PARECIAM CHEIOS DE TRISTEZA. E FOI ENTÃO QUE RASHID PERCEBEU QUE O TIGRE NÃO ERA APENAS UM GUARDIÃO, MAS UMA CRIATURA APRISIONADA POR UM FEITIÇO.
RASHID CONTINUOU TOCANDO, E À MEDIDA QUE A MELODIA ECOAVA PELA SELVA, O TIGRE COMEÇOU A MUDAR. LENTAMENTE, A FERA SE TRANSFORMOU EM UMA BELA MULHER, COM OLHOS VERDES BRILHANTES E CABELOS LONGOS COMO A NOITE. ERA SAMIRA, FINALMENTE LIBERTADA DO FEITIÇO QUE ELA MESMA HAVIA LANÇADO.
COM LÁGRIMAS NOS OLHOS, SAMIRA AGRADECEU A RASHID POR TER LHE DADO PAZ. ELA EXPLICOU QUE SEU TESOURO NÃO ESTAVA NA CAVERNA, MAS NO CONHECIMENTO QUE ELA HAVIA ADQUIRIDO AO LONGO DOS ANOS. COM UM ÚLTIMO OLHAR PARA RASHID, SAMIRA DESAPARECEU, DEIXANDO APENAS O SOM SUAVE DO VENTO ENTRE AS ÁRVORES.
O JOVEM, EM VEZ DE RIQUEZA MATERIAL, RETORNOU A BAGDÁ COM A SABEDORIA DA HISTÓRIA QUE VIVEU. ELE CONTOU A TODOS SOBRE O TESOURO VERDADEIRO QUE NÃO PODIA SER COMPRADO OU VENDIDO: A BONDADE E A CORAGEM DE UM CORAÇÃO PURO,