Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

ERA UMA VEZ, EM UMA PEQUENA ALDEIA, UM SÁBIO MUITO RESPEITADO CHAMADO MESTRE BENJAMIM. TODOS NA ALDEIA GOSTAVAM DE PEDIR CONSELHOS A ELE, POIS SABIAM QUE ELE ERA JUSTO E SEMPRE TINHA BOAS PALAVRAS PARA COMPARTILHAR. CERTO DIA, UM HOMEM CURIOSO, CHAMADO TOBIAS, CORREU ATÉ A CASA DO MESTRE BENJAMIM, MUITO ANSIOSO PARA CONTAR ALGO QUE ELE ACHAVA SER MUITO INTERESSANTE.

 

— MESTRE BENJAMIM! MESTRE BENJAMIM! — CHAMOU TOBIAS, QUASE SEM FÔLEGO. — PRECISO LHE CONTAR UMA COISA SOBRE O SEU AMIGO PEDRO!

 

MESTRE BENJAMIM, QUE ESTAVA CUIDANDO DE SEU JARDIM, LEVANTOU A CABEÇA E OLHOU PARA TOBIAS COM UM SORRISO SERENO.

 

— ESPERE UM MOMENTO, MEU CARO TOBIAS — DISSE O SÁBIO CALMAMENTE. — ANTES DE VOCÊ ME CONTAR, PRECISAMOS PASSAR ESSA HISTÓRIA PELAS TRÊS PENEIRAS.

 

TOBIAS, CURIOSO, FRANZIU A TESTA E PERGUNTOU:

 

— TRÊS PENEIRAS? O QUE É ISSO, MESTRE BENJAMIM?

 

O SÁBIO SORRIU NOVAMENTE E EXPLICOU:

 

— SÃO TRÊS PENEIRAS QUE NOS AJUDAM A DECIDIR SE DEVEMOS OU NÃO COMPARTILHAR ALGO COM OS OUTROS. VAMOS COMEÇAR COM A PRIMEIRA: A PENEIRA DA VERDADE. O QUE VOCÊ VAI ME CONTAR É REALMENTE VERDADEIRO? VOCÊ VIU COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS OU OUVIU DE ALGUÉM QUE TAMBÉM VIU?

 

TOBIAS PAROU PARA PENSAR E COÇOU A CABEÇA.

 

— BEM... NA VERDADE, EU OUVI DE ALGUÉM, MAS NÃO TENHO CERTEZA SE É VERDADE...

 

MESTRE BENJAMIM ACENOU COM A CABEÇA.

 

— AH, ENTÃO JÁ VEMOS QUE NÃO PASSOU PELA PRIMEIRA PENEIRA. VAMOS PARA A SEGUNDA: A PENEIRA DA BONDADE. AO ME CONTAR ESSA HISTÓRIA, VOCÊ SERÁ BONDOSO COM O PEDRO? SE ALGO ASSIM TIVESSE ACONTECIDO COM VOCÊ, VOCÊ GOSTARIA QUE TODOS SOUBESSEM?

 

TOBIAS OLHOU PARA O CHÃO, MEIO ENVERGONHADO.

 

— HM... PENSANDO BEM, TALVEZ NÃO SEJA MUITO BONDOSO... E EU NÃO GOSTARIA QUE FALASSEM ISSO DE MIM.

 

MESTRE BENJAMIM CONTINUOU COM PACIÊNCIA.

 

— ENTÃO, JÁ TEMOS DUAS PENEIRAS PELAS QUAIS A HISTÓRIA NÃO PASSOU. VAMOS VER A TERCEIRA E ÚLTIMA: A PENEIRA DA UTILIDADE. O QUE VOCÊ QUER ME CONTAR É ÚTIL? É NECESSÁRIO QUE EU SAIBA DISSO?

 

TOBIAS SUSPIROU, AGORA UM POUCO MAIS PENSATIVO.

 

— ÚTIL? ACHO QUE NÃO... NA VERDADE, NEM É NECESSÁRIO...

 

MESTRE BENJAMIM SORRIU E COLOCOU A MÃO NO OMBRO DE TOBIAS.

 

— ENTÃO, SE O QUE VOCÊ QUER ME CONTAR NÃO É VERDADEIRO, NEM BONDOSO, NEM ÚTIL, É MELHOR NÃO COMPARTILHAR, NÃO ACHA? ÀS VEZES, É MELHOR GUARDARMOS CERTAS COISAS PARA NÓS MESMOS E ASSIM, EVITAMOS QUE SENTIMENTOS RUINS SE ESPALHEM.

 

TOBIAS, AGORA MAIS CALMO, SORRIU DE VOLTA PARA O MESTRE BENJAMIM E AGRADECEU:

 

— OBRIGADO, MESTRE BENJAMIM. VOCÊ TEM RAZÃO. VOU GUARDAR ESSA HISTÓRIA PARA MIM.

 

E ASSIM, TOBIAS APRENDEU A USAR AS TRÊS PENEIRAS ANTES DE CONTAR ALGO SOBRE OUTRA PESSOA, E A ALDEIA CONTINUOU SENDO UM LUGAR CHEIO DE PAZ E BOAS PALAVRAS, GRAÇAS À SABEDORIA DE MESTRE BENJAMIM.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 31/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish