ERA UMA VEZ UM HOMEM CHAMADO TIÃO QUE ESTAVA PERDIDO NO MEIO DE UM DESERTO MUITO, MUITO QUENTE. ELE JÁ ESTAVA COM FOME, COM MUITA SEDE, E TÃO CANSADO QUE MAL CONSEGUIA ANDAR. O SOL BRILHAVA FORTE, E ELE SÓ QUERIA ENCONTRAR UM LUGARZINHO PARA DESCANSAR E, QUEM SABE, BEBER UM POUQUINHO DE ÁGUA.
DEPOIS DE ANDAR MUITO, ELE AVISTOU UMA PEQUENA CABANA AO LONGE. SEUS OLHOS BRILHARAM DE ESPERANÇA, E ELE CORREU ATÉ LÁ, NA ESPERANÇA DE ENCONTRAR ALGUÉM QUE PUDESSE AJUDÁ-LO.
QUANDO CHEGOU NA CABANA, TIÃO BATEU NA PORTA VÁRIAS VEZES, MAS NINGUÉM APARECEU. ELE ESTAVA TÃO CANSADO QUE RESOLVEU EMPURRAR A PORTA, QUE ESTAVA DESTRANCADA. AO ENTRAR, ELE OLHOU AO REDOR E VIU QUE NÃO HAVIA NINGUÉM LÁ DENTRO. MAS, PARA SUA SURPRESA, NO CANTINHO DA CABANA, HAVIA UMA BOMBA D'ÁGUA!
"ÁGUA! EU ENCONTREI ÁGUA!" PENSOU TIÃO, TODO ANIMADO.
ELE CORREU ATÉ A BOMBA E COMEÇOU A PUXAR A ALAVANCA COM TODA A FORÇA QUE TINHA, NA ESPERANÇA DE QUE SAÍSSE ÁGUA FRESQUINHA. MAS NADA ACONTECEU. A BOMBA FEZ APENAS UM BARULHO ESTRANHO E DEPOIS FICOU EM SILÊNCIO.
TIÃO FICOU TRISTE, MAS LOGO PERCEBEU ALGO INTERESSANTE: AO LADO DA BOMBA, HAVIA UMA GARRAFA CHEIA DE ÁGUA E, PRESA NELA, UM PEDACINHO DE PAPEL COM UM BILHETE. ELE PEGOU O BILHETE E LEU:
“PARA A BOMBA FUNCIONAR, VOCÊ PRECISA DERRAMAR A ÁGUA DESTA GARRAFA NELA. SÓ ASSIM SAIRÁ ÁGUA. BEBA O QUANTO QUISER E DEPOIS ENCHA A GARRAFA DE NOVO E DEIXE-A AQUI PARA A PRÓXIMA PESSOA.”
TIÃO FICOU PENSANDO: "E AGORA? DEVO BEBER A ÁGUA DA GARRAFA E MATAR MINHA SEDE? OU DEVO CONFIAR NO BILHETE E USAR A ÁGUA PARA TENTAR FAZER A BOMBA FUNCIONAR?"
ELE COÇOU A CABEÇA, OLHOU PARA A GARRAFA, OLHOU PARA A BOMBA, E ENTÃO TOMOU UMA DECISÃO CORAJOSA. COM UM SUSPIRO, TIÃO DECIDIU JOGAR A ÁGUA DA GARRAFA NA BOMBA. "VAMOS VER SE ISSO FUNCIONA!", DISSE ELE, COM O CORAÇÃO BATENDO RÁPIDO.
ASSIM QUE A ÁGUA ENTROU NA BOMBA, ELE COMEÇOU A PUXAR A ALAVANCA DE NOVO. PRIMEIRO, A BOMBA FEZ UM BARULHO ESTRANHO, COMO SE ESTIVESSE ACORDANDO DE UM SONO PROFUNDO. TIÃO FICOU NERVOSO, MAS CONTINUOU BOMBEANDO COM TODAS AS SUAS FORÇAS. E, DE REPENTE, UM JATO DE ÁGUA FRESCA COMEÇOU A SAIR DA BOMBA! MUITA ÁGUA, FRESQUINHA E CRISTALINA!
TIÃO RIU DE FELICIDADE, ENCHEU SUAS MÃOS DE ÁGUA E BEBEU ATÉ SE SENTIR COMPLETAMENTE REVIGORADO. DEPOIS, ENCHEU A GARRAFA NOVAMENTE, COLOCOU O BILHETE DE VOLTA NO LUGAR E, ANTES DE SAIR, ACRESCENTOU UMA FRASE NO BILHETE:
“ACREDITE, REALMENTE FUNCIONA!”
E ASSIM, COM UM SORRISO NO ROSTO E O CORAÇÃO LEVE, TIÃO SEGUIU SEU CAMINHO PELO DESERTO, AGORA COM A ESPERANÇA DE QUE TUDO DARIA CERTO.