ERA UMA VEZ, NUMA CIDADEZINHA ALEGRE E CHEIA DE VIDA, UMA GAROTA CHAMADA VERUSKA. ELA ERA DOCE E GENTIL, MAS TINHA UM SEGREDO QUE NINGUÉM MAIS SABIA: VERUSKA ERA A GAROTA DAS MIL FACES. DESDE PEQUENA, DESCOBRIU QUE TINHA UM PODER MUITO ESPECIAL. QUANDO QUISESSE, PODIA MUDAR DE APARÊNCIA COMO UM CAMALEÃO, ADAPTANDO-SE ÀS SITUAÇÕES, ESPECIALMENTE QUANDO QUERIA ESCAPAR DOS OLHARES ATENTOS DE SEUS PAIS PARA FAZER SUAS TRAVESSURAS.
VERUSKA GOSTAVA DE SER LIVRE, DE CORRER PELOS CAMPOS, SUBIR EM ÁRVORES E BRINCAR ATÉ O PÔR DO SOL. MAS SEUS PAIS, PREOCUPADOS COM SUA SEGURANÇA, SEMPRE A MANTINHAM SOB VIGILÂNCIA. ENTÃO, ELA COMEÇOU A USAR SUAS MIL FACES PARA SE ESCONDER E VIVER SUAS PEQUENAS AVENTURAS.
UMA TARDE, ENQUANTO O SOL DOURAVA O HORIZONTE, VERUSKA DECIDIU QUE ERA HORA DE ESCAPAR E EXPLORAR A FLORESTA ATRÁS DE SUA CASA. SABENDO QUE SUA MÃE A OBSERVAVA DA JANELA, VERUSKA COLOCOU SUA PRIMEIRA MÁSCARA: A DE UMA GAROTINHA COMUM, COM CABELOS ESCUROS E TRANÇADOS, IGUALZINHA À FILHA DA VIZINHA. COM ESSE DISFARCE, ELA PASSOU DESPERCEBIDA, ACENANDO PARA A MÃE COMO SE FOSSE OUTRA PESSOA.
MAIS TARDE, AO CRUZAR A PRAÇA, VIU SEU PAI VOLTANDO DO TRABALHO. PARA NÃO SER RECONHECIDA, VERUSKA RAPIDAMENTE USOU SUA SEGUNDA MÁSCARA: TORNOU-SE UMA GAROTA COM LONGOS CABELOS LOIROS E CACHEADOS, COM UM VESTIDO FLORIDO QUE NUNCA HAVIA USADO ANTES. SEU PAI PASSOU POR ELA SEM SEQUER NOTAR QUE ERA SUA PRÓPRIA FILHA.
CHEGANDO À ENTRADA DA FLORESTA, VERUSKA ENCONTROU UM GRUPO DE CRIANÇAS BRINCANDO. PARA SE MISTURAR SEM SER DESCOBERTA, ELA USOU SUA TERCEIRA MÁSCARA: TRANSFORMOU-SE EM UMA MENINA DE PELE BRONZEADA, COM OLHOS VERDES BRILHANTES, COMO SE TIVESSE PASSADO O VERÃO INTEIRO NA PRAIA. AS CRIANÇAS A CONVIDARAM PARA BRINCAR, SEM DESCONFIAR DE NADA.
VERUSKA SE DIVERTIA TANTO QUE PERDEU A NOÇÃO DO TEMPO. QUANDO O CÉU COMEÇOU A ESCURECER, ELA PERCEBEU QUE PRECISAVA VOLTAR PARA CASA ANTES QUE SEUS PAIS NOTASSEM SUA AUSÊNCIA. MAS, NO CAMINHO DE VOLTA, ENCONTROU SUA MÃE NOVAMENTE, DESTA VEZ NA PORTA DE CASA, CLARAMENTE PREOCUPADA. SEM PERDER TEMPO, VERUSKA COLOCOU SUA QUARTA MÁSCARA: AGORA, ELA PARECIA UMA MENINA MUITO MAIS JOVEM, COM BOCHECHAS ROSADAS E UM LAÇO ENORME NO CABELO, COMO UMA GAROTINHA INOCENTE QUE JAMAIS FARIA ALGO ERRADO. SUA MÃE, ALIVIADA, SORRIU E ENTROU EM CASA, ACREDITANDO QUE VERUSKA ESTAVA A SALVO O TEMPO TODO.
FINALMENTE, QUANDO ESTAVA QUASE ENTRANDO EM SEU QUARTO, OUVIU O SOM DOS PASSOS DE SEU PAI NO CORREDOR. PARA EVITAR PERGUNTAS SOBRE ONDE ESTEVE, VERUSKA USOU SUA QUINTA E ÚLTIMA MÁSCARA DO DIA: TORNOU-SE A VERSÃO PERFEITA DE SI MESMA, COM OS OLHOS SONOLENTOS E OS CABELOS LEVEMENTE BAGUNÇADOS, COMO SE TIVESSE PASSADO A TARDE INTEIRA LENDO E DESCANSANDO. SEU PAI OLHOU PARA ELA E, SATISFEITO, DEU-LHE UM BEIJO DE BOA NOITE.
E ASSIM, VERUSKA, A GAROTA DAS MIL FACES, CONTINUOU SUAS AVENTURAS, SEMPRE MUDANDO, SEMPRE SE ADAPTANDO. ELA SABIA QUE CADA MÁSCARA QUE USAVA ERA UMA PARTE DE QUEM ELA ERA, UMA MENINA CHEIA DE SONHOS, EMOÇÕES E TRAVESSURAS. MAS, NO FUNDO, SÓ ELA CONHECIA TODAS AS SUAS FACES, TODAS AS SUAS CORES E TODOS OS SEUS DISFARCES.
E ENQUANTO O MUNDO CONTINUAVA A GIRAR, VERUSKA PERMANECIA ÚNICA, A GAROTA QUE TODOS VIAM, MAS QUE NINGUÉM REALMENTE CONHECIA. POIS, AFINAL, ELA ERA A **GAROTA DAS MIL FACES**, E SUA HISTÓRIA ESTAVA APENAS COMEÇANDO.