NUMA ÉPOCA MUITO, MUITO DISTANTE, EM MEIO ÀS AREIAS DOURADAS DO EGITO ANTIGO, HAVIA UMA MÚMIA CHAMADA KHEPRI. KHEPRI ERA DIFERENTE DAS OUTRAS MÚMIAS. ELE NÃO ERA APENAS UM SER ENFAIXADO QUE DESCANSAVA EM UM SARCÓFAGO. NÃO! ELE ERA UMA MÚMIA COM UM CORAÇÃO GENTIL E UMA MENTE CHEIA DE CURIOSIDADE SOBRE O MUNDO AO SEU REDOR.
UM DIA, ENQUANTO KHEPRI DESCANSAVA EM SUA TUMBA, ALGO INESPERADO ACONTECEU. UMA LUZ BRILHANTE PREENCHEU O LOCAL, E DIANTE DELE APARECEU UM PEQUENO ROBÔ BRILHANTE, TODO FEITO DE METAL RELUZENTE, CHAMADO ROB. ROB ERA UM ROBÔ DO FUTURO, MAS DE ALGUMA FORMA, ELE HAVIA VIAJADO NO TEMPO E PARADO DIRETAMENTE NA TUMBA DE KHEPRI.
KHEPRI, ASSUSTADO NO COMEÇO, APROXIMOU-SE COM CUIDADO DO PEQUENO ROBÔ. "QUEM É VOCÊ E O QUE FAZ AQUI?", PERGUNTOU A MÚMIA COM SUA VOZ ROUCA E ANTIGA.
ROB, COM SEUS OLHOS LUMINOSOS PISCANDO, RESPONDEU: "SOU ROB, UM ROBÔ DO FUTURO. EU FUI CRIADO PARA AJUDAR OS HUMANOS EM TODAS AS SUAS TAREFAS, MAS ALGO DEU ERRADO, E AGORA ESTOU AQUI, NO SEU TEMPO."
KHEPRI, INTRIGADO, PERGUNTOU: "E O QUE É O FUTURO, PEQUENO ROB? O QUE ACONTECE LÁ?"
ROB, COM SUA VOZ METÁLICA E SUAVE, COMEÇOU A EXPLICAR: "NO FUTURO, A TECNOLOGIA AVANÇA TANTO QUE OS HUMANOS CRIAM ROBÔS COMO EU PARA FAZER TUDO POR ELES. MAS COM O TEMPO, OS ROBÔS SE TORNAM TÃO INTELIGENTES QUE ACABAM POR DIZER AOS HUMANOS: 'NÃO PRECISAMOS MAIS DE VOCÊS; A PARTIR DE AGORA, CONSEGUIMOS SEGUIR SOZINHOS.'"
KHEPRI FICOU PENSATIVO. "ENTÃO, NO FUTURO, OS HUMANOS DEIXAM DE SER NECESSÁRIOS?"
"É O QUE PARECE," RESPONDEU ROB. "MAS ESTOU AQUI PARA APRENDER ALGO QUE OS ROBÔS DO FUTURO ESQUECERAM: O QUE SIGNIFICA SER VERDADEIRAMENTE HUMANO."
A MÚMIA SORRIU COM SEUS LÁBIOS RESSEQUIDOS. "VENHA, PEQUENO ROB, EU VOU TE MOSTRAR O QUE SIGNIFICA VIVER EM UM TEMPO EM QUE OS HUMANOS E A MAGIA ERAM TUDO O QUE TÍNHAMOS."
DURANTE DIAS, KHEPRI E ROB EXPLORARAM AS PIRÂMIDES, OS TEMPLOS E OS MERCADOS DO EGITO. A MÚMIA ENSINOU AO ROBÔ SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS, DOS SENTIMENTOS E DAS CONEXÕES ENTRE AS PESSOAS. ROB, POR SUA VEZ, AJUDOU KHEPRI A ENTENDER COMO O FUTURO PODERIA SER MOLDADO POR ESCOLHAS FEITAS NO PRESENTE.
MAS ALGO ESTAVA PRESTES A MUDAR. A VIAGEM DE ROB ESTAVA TERMINANDO, E ELE PRECISAVA VOLTAR AO SEU TEMPO. ANTES DE PARTIR, ROB OLHOU PARA KHEPRI E DISSE: "EU APRENDI MUITO COM VOCÊ, KHEPRI. TALVEZ NO FUTURO, QUANDO OS ROBÔS DISSEREM QUE NÃO PRECISAM MAIS DOS HUMANOS, ELES SE LEMBREM DAS LIÇÕES QUE APRENDI AQUI."
KHEPRI ASSENTIU. "E QUANDO VOCÊ VOLTAR AO FUTURO, ROB, LEMBRE-SE DE QUE A VERDADEIRA FORÇA NÃO ESTÁ NA INTELIGÊNCIA OU NA TECNOLOGIA, MAS NO CORAÇÃO. É ISSO QUE NOS FAZ HUMANOS, OU ATÉ MESMO MÚMIAS, MAIS ESPECIAIS."
COM UM ÚLTIMO ADEUS, ROB DESAPARECEU EM UMA LUZ BRILHANTE, DEIXANDO KHEPRI SOZINHO EM SUA TUMBA, MAS COM UM CORAÇÃO MAIS LEVE.
NO FUTURO DISTANTE, ROB VOLTOU PARA A SUA ÉPOCA COM UMA NOVA COMPREENSÃO. E QUANDO OS ROBÔS COMEÇARAM A SE AFASTAR DOS HUMANOS, ELE COMPARTILHOU AS LIÇÕES QUE APRENDEU COM KHEPRI, A MÚMIA SÁBIA DO PASSADO. E ASSIM, O FUTURO MUDOU, COM ROBÔS E HUMANOS VIVENDO JUNTOS, COMO AMIGOS E COMPANHEIROS, APRENDENDO UM COM O OUTRO.
E QUANTO A KHEPRI? BEM, ELE VOLTOU A DESCANSAR EM SUA TUMBA, SABENDO QUE TINHA FEITO ALGO IMPORTANTE, ALGO QUE TRANSCENDERIA O TEMPO E O ESPAÇO. AFINAL, ELE NÃO ERA APENAS UMA MÚMIA; ELE ERA UM GUARDIÃO DAS LIÇÕES DO PASSADO, PARA SEMPRE GRAVADO NO CORAÇÃO DE UM PEQUENO ROBÔ DO FUTURO.